27 março 2010

Itabira na Teia 2010

Abertura oficial da Teia 2010
foi um desfile de discursos culturais



Clima reinante entre cerca de três mil participantes continua sendo de euforia. Itabira, presente no maior encontro de cultura da América Latina, apresenta relatório e homenageia o ministro Juca Ferreira

Aconteceu na noite desta sexta-feira, 26 de março, na Praça Verde Dragão do Mar, em Fortaleza, a solene abertura da Teia 2010 - Tambores Digitais, cujos acontecimentos se desenrolam na capital cearense desde o dia anterior.
O evento é realizado pela Comissão Nacional dos Pontos de Cultura, representado pelo Instituto da Cidade, em parceria com o Ministério da Cultura, o governo do Ceará e com o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (IACC) e segue até o dia 31.

Os discursos ouvidos - de Francisco Auto Filho, representante do governador Cid Gomes e secretário de Cultura cearense; Célio Turino, secretário da Cidadania Cultural do Ministério da Cultura (MinC) e ministro Juca Ferreira, da Cultura - extravasaram o entusiasmo dos gestores de cultura no Brasil. Foi mostrado, nessas falas, o avanço do número de pontos de cultura, que podem chegar a quatro mil e cerca de oito milhões de participantes, de acordo com a coordenação da Teia 2010 e o próprio representante do ministério.

Saída de Turino
Célio Turino é o mentor do programa cultural que mais deu certo no Brasil. Esse programa está sendo copiado pelo menos pelas vizinhanças brasileiras. É o que ficou evidenciado durante o Seminário de Pontos de Cultura da América Latina, realizado na parte da manhã no Teatro Dragão do Mar. Também os oradores repetiram essa afirmação por mais de cinco vezes.

Durante a sexta-feira 26, realizou-se ainda o Seminário Cultura Viva, Oficina de Capacitação para o Prêmio Cultura Hip Hop 2010 - Edição Preto Ghóez, Teia das Ações - Conceitos e Práxi e reunião dos Gestores de Redes.


Depois da fala do representante do governador Cid Gomes, Auto Filho, da representante nacional dos Pontos de Cultura e da secretária municipal de Cultura de Fortaleza, chegou a vez do secretário Célio Turino, que apresentou um relatório de suas ações, mostrou as principais dificuldades enfrentadas e, modestamente, como é do seu feitio, atribuiu o sucesso da Teia ao trabalho de todos. “Éramos 2.500 pontos de cultura no Brasil, mas hoje estamos chegando no número 4.000 em 1.122 municípios brasileiros; isso ainda é pouco, temos que tornar este país totalmente ocupado por pontos de cultura, em todos os bairros, ruas e avenidas das cidades”, afirmou ele entre aplausos.

Mas um silêncio “ensurdecedor” pairou no ambiente quando Turino anunciou a sua saída da Secretaria de Cidadania Cultural do MinC. Olhos arregalados, a plateia entreolhava-se assustada. E ele, para que não continuasse dominando o ar interrogatório de tristeza, anunciou o seu substituto no cargo: Vanderlei dos Santos Catalão, que vem de uma larga experiência na cultura brasileira e que, segundo Turino, dará continuidade ao seu trabalho.

Somente a palavra do ministro Juca Ferreira tranquilizou o ambiente: Célio Turino sai para se candidatar a deputado federal por São Paulo pelo PC do B.
Todos os discursos da noite serviram como energia aos participantes, os quais se sentiram seguros quanto aos novos caminhos dos Pontos de Cultura.

Itabira presente
A superintendente da Fundação Cultura Carlos Drummond de Andrade, Marília de Souza Ramos (foto), que se encontra em Fortaleza a convite do MinC e está acompanhada por Cássia Almeida, é a atual gestora de Cultura de Itabira. Ela apresenta, nas reuniões especiais dos Gestores de Redes, um relatório das atividades itabiranas inseridas no conceito da Teia.

Antes da solenidade, Marília Ramos, Cássia Almeida e Andréa Matos, esta representante de Ponto de Cultura de Belo Horizonte, falaram com Sérgio Mamberti, presidente da Fundação Nacional de Artes (Funarte).

No final da reunião solene, Marília entregou ao ministro Juca Ferreira um kit especial, recheado de lembranças itabiranas, em que não faltam referências ao poeta da terra, Carlos Drummond de Andrade.
(José Sana)

Nenhum comentário: