27 agosto 2011

Polícia do Meio Ambiente realiza
projeto de educação ambiental

RAUL SOARES
Clique na foto para ampliar
Resumo das atividades educacionais
O homem ao longo dos anos vem explorando os recursos naturais de forma descontrolada, provocando assim resultados danosos ao nosso meio ambiente.
Precisamos mudar as nossas atitudes, senão esse mesmo planeta que no acolheu, tende a querer se livrar de nós.
Precisamos nos conscientizar de que os recursos naturais são finitos e a exploração do meio ambiente deve ser feita de forma sustentável, ou seja, sem prejudicar o equilíbrio entre as comunidades e o meio ambiente.

Com o foco neste contexto, no último dia 25 de agosto, a Polícia do Meio Ambiente de Raul Soares, juntamente com a Diretora Cleuza e as supervisoras Eliane Cristine, Cláudia e Geralda e professoras, realizaram a entrega de certificados aos alunos vencedores de um concurso de redação na Escola Estadual Regina Paccis.
Durante o evento, os alunos fizeram apresentações e danças relacionadas com a conscientização da pessoas e importância de cada um na preservação do meio ambiente.

As atividades fazem parte de um projeto educacional executado pela Polícia do Meio Ambiente de Raul Soares em parceria com a Escola.
Como premiação, os 35 alunos vencedores serão levados ao Parque Estadual do Rio Doce no próximo dia 3 de setembro, onde participarão de palestras com biólogos do Parque, além de conhecerem algumas trilhas ecológicas e passeio de barco nas lagoas.

Educação Ambiental
O Sargento Zanoti, Cmt da Policia Ambiental, disse que esse trabalho de Educação Ambiental com a população e alunos de escolas vem sendo executado desde que assumiu o comando da Fração em 2009.
Segundo o policial, toda a biodiversidade  é beneficiada, bem como a sociedade, que depende muito dos serviços ambientais das áreas preservadas. Serviços estes que garantem o abastecimento de água nas cidades ao protegerem as nascentes e os rios.

Quando uma mata preservada é destruída, além da perda de biodiversidade, que é para sempre, todo o carbono estocado na vegetação (tronco, galhos e folhas) é lançado para a atmosfera na forma de gás carbônico, juntamente com outros gases, agravando, e muito, o problema do aquecimento global.

A educação ambiental ensina regras claras para as relações do homem com o meio ambiente e com a natureza. Estas regras são de vital importância, pois mesmo sendo o homem um elemento da própria natureza, ele é um agressor em potencial.

A preservação dos ecossistemas e recursos naturais é indispensável para o equilíbrio do homem com a natureza, pois sem esses elementos é impossível a sobrevivência humana.

Neste sentido, a educação ambiental deve começar nas escolas. As crianças no processo de aprendizagem e formação escolar podem muito cedo aprender a preservar e a entender a importância dos recursos naturais para nossa vida.

A qualidade de vida do homem depende da qualidade e estabilidade do ambiente onde ele vive, trabalha e retém o seu sustento. Ar e água poluídos, alimentos contaminados por agrotóxicos e outros tipos de poluição urbana e industrial, afetam drasticamente a qualidade de vida do homem.
Pode-se concluir que para se manter a qualidade de vida e até mesmo a vida sob a terra, as sociedades humanas devem mudar radicalmente sua postura e suas ações em relação ao meio ambiente.

Este fenômeno somente será possível através da educação ambiental não só de crianças, mas também dos adultos, da população e dos trabalhadores em geral. A educação ambiental é um processo de conscientização, as pessoas precisam aprender a mudar seu relacionamento com o meio ambiente.
    
Nossa esperança é que através da educação ambiental possamos atingir este grau de conscientização e equilíbrio em prol da preservação do meio ambiente, do desenvolvimento sustentável e principalmente da qualidade de vida das pessoas. Onde há qualidade de vida há cidadania e direitos humanos assegurados.

Nenhum comentário: