06 junho 2012

84% dos lares brasileiros com
computador têm acesso à Internet

Número de domicílios brasileiros com acesso à internet cresceu 40%
entre 2010 e 2011 segundo pesquisa TIC domicílios

Mais de 84% dos lares brasileiros com computador têm acesso à internet, como revelou dados da Pesquisa TIC Domicílios 2011, divulgada recentemente pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.Br). O levantamento mostra que entre 2010 e 2011 houve um salto de 40% no número de domicílios brasileiros com acesso à rede mundial de computadores.

A evolução é ainda maior se considerarmos o acesso à internet pelos celulares de terceira geração da telefonia celular (3G), cujo uso triplicou de tamanho nesse período, chegando a 17% em 2011. A oferta de planos de internet para celulares pré-pagos impulsionou o uso da banda larga nesse segmento, passando de 5,1 milhões em 2010 para 18,4 milhões em 2011.

A pesquisa concluiu também que o crescimento do uso da internet em casa vem substituindo o acesso à rede mundial em lanhouses ou centros públicos de acesso pago, que caiu para 28%. A lanhouse, no entanto, ainda é importante entre as famílias com renda de até um salário mínimo, sendo o local principal de acesso à internet para 53% dos entrevistados que encontram-se nessa faixa.

A pesquisa revelou que as desigualdades regionais e baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil ainda se apresentam como desafio para o uso de TICs. A proporção de domicílios sem internet é maior entre as famílias com baixo grau de instrução, com pouca renda e que moram na zona rural.

Os dados mostram ainda elevação no acesso à internet por dispositivos móveis como celulares, tablets e notebooks. O celular, de acordo com a pesquisa, passou o rádio e é a segunda mídia mais presente no domicílio, com 87% de penetração, atrás somente da televisão, que está em 98% dos lares.

O levantamento também revela o perfil de uso da rede mundial de computadores: 78% dos internautas disseram que usam a internet para mandar e-mails, 69% usam a rede param acessar redes sociais, 51% para fazer download de músicas e 23% para conversar, usando programas que fazem ligações pelo computador.

A pesquisa, realizada em 25 mil domicílios, em 317 municípios do País, entre outubro de 2011 e janeiro de 2012, foi produzida pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto Br (NIC.br), por meio de seu Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (CETIC.br).
(Assessoria de Imprensa Telebrasil)

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