20 junho 2012

Os quarenta anos do filme O Poderoso
Chefão - autor Mário Puzzo 
Bestseller internacional publicado em 1969, o livro narra a transição da máfia italiana que antes explorava jogos de azar, prostituição, segurança, controle de sindicatos e um cartel de distribuição de azeite, para a distribuição de drogas, um negócio que Dom Corleone “o Chefão” considerava perigoso e que levaria à perda do controle. A máfia tinha o apoio da polícia, da justiça e até da igreja católica, sustentado por um código de ética onde o poder era dividido entre cinco famílias descendentes de italianos.
     
O alto lucro com a distribuição de drogas levou as cinco famílias à uma guerra, e a morte de um major da polícia de New York abalaria a opinião pública e consequentemente o apoio das polícia e justiça.
     
O livro conta ainda a história de um cantor por nome de Johnny Fontaine que tinha um contrato com uma banda no início de carreira e explode nas paradas de sucesso. Johnny que para muitos na vida real seria Frank Sinatra rompe com a banda com apoio de seu padrinho Dom Corleone, uma relação considerada sagrada para a cultura siciliana.

O enredo do livro considerado um romance de ficção com muitos episódios considerados reais, tem início na Lei Seca dos EUA na década de 20 e termina com uma violenta  guerra entre as cinco famílias no final da década de 40 e início de 50, adaptado para o cinema em 1972 foi o campeão de bilheteria da década de 70.

"Privataria Tucana" - Autor Amauri Ribeiro Jr

Um livro de investigação sobre as privatizações ocorridas no governo Fernando Henrique Cardoso, na realidade uma forma indireta de atacar o ex-candidato à presidência da República José Serra.
O enredo do livro não mostra nada que a sociedade não tenha visto principalmente nas muitas CPI's mistas da câmara e senado, e não questiona as três etapas das privatizações:

1)- Governo Collor- O uso questionável de moedas podres, e isso após o governo sequestrar o dinheiro dos poupadores pequenos e pobres em detrimento dos ricos com o dedo apontando a direção dos beneficiados.

2)- Governo Fernando Henrique- As privatizações se tornaram um grande sucesso, porém, o governo montou um forte esquema de financiamentos públicos, direcionados aos grupos com cartas marcadas, contando com uma vergonhosa desvalorização cambial para facilitar o pagamento de grupos estrangeiros e de dinheiro de plantão em paraísos fiscais, motivo de CPI no congresso com direito a prisão em flagrante a ao vivo, fato não abordado pelo livro.
A intervenção nos Bancos Fonte Cidam e Marka deveria ser precedida por uma medida administrativa da Bolsa de Futuros de São Paulo executando as garantias e jamais motivos de intervenção do Banco Central com dinheiro público.

3)- Governo Lula- A aprovação das PPP's - Parcerias Públicas Privadas, uma medida que vai de encontro com a ideologia estatizante do PT, uma privatização camuflada sem falar dos altos investimentos do governo com dinheiro do BNDE's em empresas privadas e dos Bancos do Brasil e Caixa Federal em bancos falidos.

O livro não passa de um capítulo da disputa pela Prefeitura de São Paulo em outubro deste ano, provavelmente entre José Serra e Fernando Haddad, desde a construção de um estádio pelo Corinthians, time de maior torcida de São Paulo com direito a lançamento da pedra fundamental pelo ex-presidente Lula, manipulações de resultados para beneficiar e levar o clube a Campeão Brasileiro de 2011, e nomeação do presidente do Corinthians  para Diretor de Futebol da CBF, Andrés Sanches.

O estádio vai realizar o jogo de abertura da Copa do Mundo de 2014 a ser realizada no Brasil, as obras de infraestrutura para Copa por sinal já é motivo de uma CPI Cachoeira/Construtora Delta em andamento.
     
Resumo: "Tudo como dantes no Quartel de Abrantes!".
(Geraldo Magalhães)

Nenhum comentário: