20 junho 2012

Força-Tarefa contra
Dengue em Urucânia
Foi realizada entre os dias 11/06 à 15/06 em Urucânia, a "Força-Tarefa" no combate a dengue com o apoio da SES-MG, SRS-PN, Prefeitura Municipal de Urucânia e Secretaria Municipal de Saúde de Urucânia.

O mutirão de combate a dengue mobilizou toda a cidade com a participação de 30 agentes de saúde vindos da SES-MG, do coordenador do setor de epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde de Urucânia e a supervisão da SRS-PN.
O trabalho foi realizado nos principais bairros da cidade e em casas e terrenos baldios para o controle de foco do mosquito transmissor da doença, o Aedes Aegypti.

Foram realizadas reuniões envolvendo as secretarias municipais, entidades religiosas e voluntários para ajudar no recolhimento de lixos, entulhos e também na limpeza de terrenos.

Segundo a coordenadora de epidemiologia da SRS-PN, Mônica Maria de Sena Fernandes Cunha, as estatísticas mostram que 80% dos criadouros estão nas casas onde muitas vezes os agentes encontram resistência dos moradores para entrarem nas residências.
Se cada cidadão fizer sua parte, reservando 10 minutos por semana para vistoriarem seus imóveis e eliminarem recipientes que acumulam água, esse número pode reverter.

O “Dengue Móvel” esteve presente em Urucânia realizando palestras e trocando garrafas pets, pneus e garrafas de vidro por material didático.

Segundo avaliação do Secretário de Saúde de Urucânia, Acácio Júnior Ventura Januário, a "Força-Tarefa" realizada foi de grande benefício para a população urucaniense no sentido de conscientização da população. “Teremos que fazer a nossa parte para evitar situações como a dengue”, falou.
(Wesley Moreira/Assessoria de Comunicação/SRS-PN)

Nenhum comentário: