18 junho 2012

Queijo mineiro de 1.400 quilos
busca recorde brasileiro

RankBrasil vai a Ipanema, Vale do Aço, nos dias 22 e 23, auditar o produto, que será dividido entre os habitantes

Ipanema, no Vale do Rio Doce, com seus 18,1 mil habitantes, se prepara para entrar no livro dos recordes brasileiro, o RankBrasil, pelo segundo ano consecutivo, com um queijo de 1.400 quilos. A intenção é superar o recorde registrado no ano passado, quando o município fabricou um produto com 1.305 quilos.

A produção, que busca premiação neste ano, deverá consumir cerca de 13 mil litros de leite e é feita por técnicos da Cooperativa Agropecuária de Ipanema (Capil). O queijo permanecerá numa câmera de resfriamento para maturação até o dia 23, quando será apresentado à população em desfile em carro aberto pelas ruas da cidade.

O queijo é a principal atração da 3ª festa do queijo, o Encontro Regional do Programa Minas Leite e Pró-Genética, dias 22 e 23, no Parque de Exposição, quando serão discutidos assuntos relacionados à melhoria da qualidade de produção leiteira e do gado na região. Técnicos do RankBrasil vão auditar o queijo gigante, que será repartido entre os moradores, na praça Coronel Calhau.

Segundo o tecnólogo em laticínios da cooperativa responsável pela fabricação do queijo, Ricardo Santana Paes, a fabricação passará por todos os procedimentos tecnológicos e de higiene adequados. “A produção será em uma moderna queijo mate automatizada, de onde seguirá para enformagem e à câmara fria, onde ficará até o dia do desfile”, explica.

No ano passado, o queijo, de 1,305 mil quilos, 59 centímetros de altura e 175 de diâmetro, consumiu 12,5 mil litros de leite e exigiu o empenho de dez profissionais e 11 dias de maturação. Além do leite, são usados cloreto de cálcio, coalho, fermento lácteo e sal.
(Hoje em Dia)

Nenhum comentário: