08 março 2010

Atividade Física

Ginástica Laboral para a saúde do trabalhador

Clique na foto para ampliar


Ginástica laboral é a prática de atividade física durante a jornada de trabalho, realizada pelos trabalhadores coletivamente, no próprio local de trabalho, objetivando dentre outras coisas manutenção e melhora da saúde física do colaborador. Tem como função fortalecer e alongar determinados músculos muito exigidos durante a jornada de trabalho, prevenindo assim problemas posturais e lesões que, além de trazerem riscos aos funcionários, representam custos operacionais para a empresa. Esta Ginástica é de curta duração, por isso não leva o colaborador ao cansaço e nem representa prejuízos a empresa. A Ginástica Laboral contribui para a prevenção e recuperação "doenças do trabalho" (LER e DORT) promovendo o bem estar e melhorando as relações interpessoais.

Objetivos Gerais
Tem como objetivo minimizar os efeitos negativos oriundos do sedentarismo na vida e na saúde do trabalhador, prevenindo doenças ocupacionais, promovendo o máximo de bem-estar e o convívio social dos trabalhadores, servindo como ferramenta para a promoção do melhor convívio diário.

Objetivos Específicos
Promover a saúde e qualidade de vida;
Corrigir vícios posturais;
Diminuir absenteísmo e demanda ambulatória;
Melhorar condição física geral, ânimo e disposição para o trabalho, assim como o relacionamento interpessoal, entre o trabalhador e o meio que o cerca;
Promover auto-condicionamento orgânico e a consciência corporal;
Prevenção de lesões osteoligamentares e musculares relacionadas ao desgaste e estresse do trabalho;
Favorecer a desconcentração, estimular o auto-conhecimento, a auto-estima e controle de estresse;
Reduzir o cansaço, a sonolência e a desatenção ocasionados pelo trabalho em ambientes com temperaturas elevadas;
Interromper monotonia operacional;
Proporcionar relaxamento das musculaturas mais utilizadas e sobrecarregadas.

Benefícios da ginástica laboral
Vários são os aspectos que resultam no benefício da ginástica laboral para a vida cotidiana dos trabalhadores e da própria empresa.

Benefícios oferecidos à empresa
A Ginástica Laboral é responsável pela redução de despesas de afastamento médico, acidentes de trabalhos e lesões por traumas cumulativos e, previne o surgimento de doenças profissionais. Atua investindo no melhoramento da imagem da empresa perante a sociedade e aos funcionários, uma vez que satisfeitos os trabalhadores produzirão mais, além de desempenhar aumento na produtividade, na receptividade, aumento de lucros e na qualidade, integração entre os trabalhadores, reduzindo ao máximo, o índice de absenteísmo.

Benefícios para os trabalhadores
Para os trabalhadores, os benefícios acontecem em três esferas fundamentais para um bom desempenho de suas atividades pessoais e interpessoais dentro da empresa a quem se presta serviço. São eles: fisiológicos, que atuam diretamente na parte física do trabalhador; psicológico, que atua na promoção do relacionamento do empregado à empresa e social, que atua no bom desempenho nos âmbitos da instituição.

Clínica de Fisioterapia Reabilitar - Rua Levindo Lopes, 49 - Centro - Raul Soares
Tel.: (33) 3351-1228 - Email: reabilitar@hotmail.com
Sua saúde agradece!

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabens Pela Iniciativa, gostaria de Saber qual a Empresa que se Preocupa com a Saúde dde seus funcionários.
Favor informar qual o Profissional, responsavel pela Implantaçcão do Projeto, gostaria de conversar com o mesmo, para implantação do mesmo ma minha empresa.
Favor deixar resposta em Comentário.
Grato.
Rossi - MG