06 dezembro 2010

Abre Campo na campanha HIV

Comemoração do Dia
Mundial de Luta contra a Aids

Clique na foto para ampliar

O Brasil tem, aproximadamente, 600 mil portadores do vírus da Aids, o HIV. Dado esse que pode ser modificado, se cada um prevenir. A Aids não tem cura, mas tem tratamento.
O Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) é o causador da Aids. Quando entra no organismo humano, o vírus pode ficar silencioso e incubado por muitos anos e não apresentar nenhum sintoma. Quando aparecem os primeiros sintomas é possível identificar a Aids.
Preocupado com essa situação, a Secretaria Municipal de Saúde e Prefeitura de Abre Campo, juntamente com os funcionários da área da saúde do município (Enfermeiros, Técnicos e ACS), e demais participantes, a partir do último dia 29 de novembro mobilizaram alunos, professores e a população em geral do município para participarem das atividades que integram a programação da COMEMORAÇÃO DO DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA AIDS.

Diversas atividades foram realizadas: nos dias 29/30 de novembro foram realizadas palestras educativas através das enfermeiras do município (Eloisa, Renata, Rosa, Tábata, Nathália e Janaina) na Escola Estadual de Abre Campo, compreendendo todas as turmas, desde o ensino fundamental até o ensino médio, dos turnos (matutino; vespertino e noturno); nenhum esforço foi poupado para que estes alunos pudessem compreender o verdadeiro sentido desta comemoração.

Vários materiais foram expostos (banner, faixas, calendários, informativos, cartazes), bem como distribuição de panfletos, brindes e a utilização de slides para a exposição do tema. Participaram quase 1.000 alunos de várias idades. Foram abordados temas, como: O que é a Aids/HIV?, DST; transmissão; prevenção; sintomas; tratamento; detecção; histórico da Aids no Brasil.

No dia 1º de dezembro, na Praça Tiradentes de a comemoração prosseguiu, através de várias atividades, o que atraiu a população. A mesma teve acesso às informações através dos profissionais da área de saúde, vídeos educativos, murais e também com materiais que foram expostos e distribuídos a todos.
No momento também, outras atividades foram desenvolvidas, como: aferição de PA (Pressão arterial), glicemia capilar, orientações gerais sobre Aids, hipertensão arterial, diabetes mellitus, preenchimento de cartões e fornecimento de lanches à população. Participaram da mobilização mais de 20 profissionais da saúde.
Ainda, várias faixas educativas foram expostas na cidade, com o intuito de alertar a população para esse dia.





Nenhum comentário: