01 dezembro 2010

Boa notícia para a mesa...

Hortaliças produzidas em Raul Soares
são de boa qualidade e sem agrotóxico

Clique na foto para ampliar


Grande parte de hortaliças, produtos de horta, consumida pela população raul-soarense é produzida no próprio município de Raul Soares, na zona rural do distrito de São Vicente da Estrela, no Sítio São Vicente com apenas 3.3 hectares de terras, distante a 12 quilômetros da cidade.

A produtora é Valdete Martins, mulher de fibra, lutadora determinada e que serve de exemplo de que, com dedicação, as coisas podem acontecer. Ela trabalha sozinha na capina, no plantio, colheita e embalagem dos produtos, além de conduzi-los à disposição dos consumidores.
Sua pequena produção, segundo ela mesma, é feita com recursos próprios e sem assistência de terceiros (nem o Pronaf).

A plantação é salutar à base de 90% de agricultura orgânica, ou seja sem uso de fertilizantes e agrotóxicos resumindo-se em métodos naturais contando com água de boa qualidade, esterco animal, rotação de culturas, adubação verde e controle biológico de pragas, entre outros métodos para garantir a melhor qualidade dos produtos.

Por isso as donas-de-casa, restaurantes, bares e lanchonetes e grande parte da população estão comprando mais os produtos de horta produzidos em Raul Soares. A cada dia mais, acentua-se o consumo de alface, couve, cebolinha, almeirão, repolho, beterraba, cenoura e coco produzidos pela Valdete Martins.
E para o próximo ano o Sítio São Vicente planeja expandir-se na plantação de legumes como abóbora-japonesa, chuchu, inhame, jiló e quiabo entre outros.


Nenhum comentário: