05 março 2012

Inaugurada a Apae de Vermelho Novo
A mobilização para a implantação da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais/Apae no município de Vermelho Novo contou com o envolvimento de toda a comunidade vermelhense. A cerimônia de inauguração contou com a presença de autoridades do município, Prefeito Geraldo do Jonas, Vice-Prefeito José Alves, Secretária Cristiany Dornelas e Vereadores. O presidente da Federação Estadual das APAEs de Minas Gerais e Deputado Federal  Dr. Eduardo Barbosa e representantes das APAEs de Viçosa e Raul Soares também prestigiaram o evento.

Na manhã de sexta-feira dia 2 de março, já se podia ver a movimentação dos organizadores do evento, em torno da casa onde abrigará a instituição, bandeirolas e balões mostravam que o dia era mesmo de festa. A festividade iniciou com uma passeata que iniciou na Escola Municipal “Pe. Manoel Moreira de Abreu”, às 9h da manhã, percorrendo as principais ruas e a parte central da cidade.

A caminhada contou com os alunos da rede municipal e estadual do município, pessoas da comunidade também participaram todos se dirigiram para a Rua Pref. Wilson Damião, centenas de pessoas ocuparam uma das principais ruas da cidade, para acompanhar a cerimônia de inauguração. Nem mesmo o sol quente e o calor inibiram a multidão que aguardavam ansiosos para conhecer as instalações da Apae de Vermelho Novo.

O empenho para criação da Apae partiu das mães de crianças e jovens com deficiência, Prefeitura Municipçal, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, o movimento contou com o apoio de várias pessoas, apoio que foi decisivo para a inauguração da instituição na cidade no inicio deste mês de março. “É uma satisfação muito grande para toda a administração em ter ajudado a trazer para a comunidade de Vermelho Novo este grande beneficio para as famílias que abrigam em seu seio rebento que tem deficiência”, disse o prefeito Geraldo do Jonas, reiterando ainda que “agora eles serão atendidos próximos de suas casas”.

O desejo de criar uma Apae, sediada na cidade, teve maior ênfase após o convênio firmado com a Apae de Raul Soares, no ano de 2009. “Nós sabemos das dificuldades enfrentadas por quem precisava de atendimento e tinham que ir até a cidade de Raul Soares”, lembrou Cristiany Dornelas.
A prefeitura está custeando o aluguel para a casa onde será a sede, além disso, manterá alguns funcionários para ajudar nos trabalhos. Porém para se manter um centro para o atendimento de qualidade, necessita de condições financeiras favoráveis para assegurar o atendimento, por isso o apoio por parte de pessoas da comunidade é fundamental para a continuidade das atividades.

O nome já deixa claro, Apae é uma associação de pais sem fins lucrativos, por isso a importância da colaboração de todos. Dr. Eduardo Barbosa, que participou da inauguração conversou com a equipe de profissionais sobre desenrolar do processo, frisou o grande empenho da atual administração de Vermelho Novo para implantação da entidade. “Há muitos anos que eu estou a frente deste trabalho, em Minas já inaugurei várias Apae’s em todo e pela primeira vez eu vejo que a atitude de implantá-la partiu do poder público municipal”, disse Dr. Eduardo Barbosa. Ele destacou ainda que “mesmo contando com este apoio da prefeitura a instituição precisa da participação e contribuição de igrejas, empresários, e pessoas da comunidade”.

Aparecida tem um filho com deficiência e três vezes por semana ela tinha que levá-lo a Apae de Raul Soares para ele pudesse ser atendido. “Nossa... é uma alegria muito grande para todos nós que necessitamos do atendimento para nossos filhos. Hoje é uma data que entrará para a história”.

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Vermelho Novo já possui toda estrutura burocrática para inicio das atividades. Foram empossados: a presidenta Elenice Xavier e a diretora Maria de Fátima, além delas foram apresentados os profissionais que atuarão nas atividades, nutricionistas, fisioterapeutas, assistentes social, psicóloga e outros. As aulas têm previsão para iniciar nos próximos dias.
    
Após a cerimônia de inauguração foi oferecido um almoço para os visitantes, onde Dr. Eduardo esclareceu alguns pontos importantes para os coordenadores da Apae.
(Francisco Pinto)





















Nenhum comentário: