30 março 2012

Informativo da Polícia Ambiental

Polícia Ambiental inicia 
campanha contra queimadas

Com a proximidade do período de estiagem, que em nossa região ocorre geralmente entre os meses de abril a setembro, as ocorrências de queimadas e incêndios florestais aumentam consideravelmente. Apesar de serem conhecidos os danos causados ao meio ambiente, muitos produtores rurais insistem em realizar queimas controladas em suas propriedades como uma forma de acelerar a brota de pastagens ou mesmo expandir suas lavouras.

Assim, ateiam fogo indiscriminadamente em matas, acabando por destruir ecossistemas que abrigam habitats da fauna silvestre e levam décadas para se regenerar. Cabe ressaltar que em determinados casos, a legislação vigente permite que seja realizada a queima controlada, devendo o cidadão se dirigir ao Instituto Estadual de Florestas – IEF, para que o Engenheiro responsável faça uma análise, de acordo com cada caso.

Durante este período, é frequente também a prática de incêndios realizados por indivíduos que, apesar de não necessitarem realizar queimadas com a finalidade agrícola, simplesmente incendeiam vegetações à beira de estradas e em propriedades particulares, agindo como verdadeiros criminosos. As maiorias dos grandes incêndios florestais iniciam- se a partir deste tipo de ação, sendo que muitos deles, além de causar enormes prejuízos ambientais e financeiros, colocam em risco a vida de seres humanos.

Antecipando-se a acontecimentos destas naturezas, a Polícia Ambiental lança a Campanha contra queimadas e incêndios do ano de 2012, onde irá orientar de forma efetiva os cidadãos, principalmente os moradores das áreas rurais, quanto aos efeitos nocivos de uma queimada. Serão distribuídos panfletos informativos, com orientações gerais, além de realização de palestras referentes ao tema.

A Polícia Ambiental de Raul Soares coloca-se ainda à disposição da população, através do telefone (33) 3351-1248, para quaisquer esclarecimentos e ainda para receber denúncias sobre eventuais infratores, as quais serão prontamente atendidas. A fiscalização nesse período será intensificada e os responsáveis por ações lesivas ao Meio Ambiente penalizados, de acordo com as normas ambientais.


















Nenhum comentário: