28 março 2012

Abertura dos Jogos Escolares 
de Minas Gerais em Raul Soares

Aconteceu ontem (27mar), no Ginásio Poliesportivo Leopoldo Bessone/G.P. de Raul Soares a abertura dos Jogos Escolares de Minas Gerais/Jemg 2012, etapa local, com acendimento da Pira Olímpica e Juramento dos Participantes.

Estiveram presentes os organizadores do evento; alunos, atletas e representantes de estabelecimentos escolares; agentes públicos e uma grande torcida que foi prestigiar e torcer pela sua escola e pelo atleta de preferência.

O Minas Olímpica/Jogos Escolares de Minas Gerais JEMG/2012 é o maior e o mais importante programa esportivo-social de Minas Gerais e faz parte do projeto Minas Esporte do Governo do Estado. É uma competição esportiva-educacional, podendo participar as escolas com alunos do ensino fundamental e médio, dos 853 municípios.
Os Jogos acontecem em quatro etapas, em dois módulos. Módulo I com alunos de 12 a 14 anos (nascidos de 98, 99 e 2000) e o Módulo II de 15 a 17 anos (nascidos em 95, 96, e 97).
As modalidades disponíveis no JEMG/2012 são: Atletismo, Atletismo PCD, Bocha, Futsal, Futebol de 5, Futebol de 7, Ginástica Rítmica Ginástica de Trampolim, Handebol, Judô, Natação, Natação PCD, Peteca, Taekwondo, Tênis de Mesa, Tênis de Mesa PCD, Tênis em Cadeira de Rodas, Vôlei, Vôlei Sentado e Xadrez, nos naipes masculino e feminino.

Os Números dos Jogos
Mais de 160 mil alunos
8 mil professores
16 mil profissionais envolvidos
3 mil empregos diretos
8 mil indiretos
Cerca de 500 mil espectadores.

As etapas do JEMG
A primeira etapa é a municipal e os primeiros lugares de cada modalidade, nos dois módulos, seguem para a segunda etapa, a microrregional, que acontece no período de 2º de abril a 3 de junho de 2012. O Estado é divido em 47 microrregiões e cada Superintendência Regional de Ensino − SRE, ligada à Secretaria da Educação, auxilia o andamento dos Jogos. Os primeiros lugares das modalidades coletivas e os 4 primeiros colocados do xadrez levam os alunos-atletas para a 3ª etapa, denominada etapa regional.
A etapa regional acontece em 6 Municípios do Estado, no período de 25 a 30 de junho de 2012. Além das modalidades coletivas, participam os alunos-atletas do atletismo.
A 4ª etapa é a estadual e acontece no período de 9 a 14 de agosto de 2012. Nela disputam os campeões das 6 regionais, incluindo as modalidades ginástica artística, ginástica rítmica, ginástica de trampolim, judô, natação, peteca, taekwondo e tênis de mesa. Nesta etapa também acontecerão às modalidades paralímpicas: atletismo PCD, bocha, futebol de 5, futebol de 7, goaball,, natação PCD, tênis de mesa PCD, tênis em cadeira de rodas e vôlei sentado.

Nela disputam os campeões das 6 regionais, incluindo as modalidades , ginástica artística, ginástica rítmica, ginástica de trampolim, judô, natação, peteca, taekwondo e tênis de mesa.


Nenhum comentário: