29 maio 2014

Decisão do TSE aumenta de 53 para 55 o número de deputados mineiros na Câmara

Por unanimidade, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) decidiu contrariar na noite desta terça-feira (27) decisão do Congresso Nacional e manter uma nova divisão dos tamanhos das bancadas dos deputados federais. Com isso, oito Estados perdem representatividade na Câmara dos Deputados, enquanto cinco ganham. Minas está entre as beneficiadas, ganhando mais duas cadeiras, passando de 53 para 55 deputados.

A discussão sobre o número de deputados começou em abril do ano passado quando o TSE aprovou uma resolução recalculando o tamanho das bancadas de cada Estado na Câmara Federal. O tribunal levou em conta o censo do IBGE de 2010 para o recálculo com base no tamanho da população de cada Estado. 

A medida foi rechaçada pelos congressistas que se mobilizaram para aprovar um Decreto Legislativo para anular decisão da Justiça Eleitoral. 

Na sessão de desta terça, os ministros do TSE entenderam que a resolução não pode ser alterada por um Decreto Legislativo. Presidente do TSE, o ministro Dias Toffoli sustentou que apenas uma nova lei complementar poderia reverter a mudança na composição das bancadas. 

Outro problema alegado é que o decreto foi aprovado em novembro, sem respeitar determinação da legislação eleitoral de que normas que alteram o processo eleitoral precisam ser aprovadas a pelo menos um ano do pleito. 

O caso deve parar no STF (Supremo Tribunal Federal), que já recebeu ações contestando decisão do TSE. "O Congresso sustou os efeitos da resolução tendo como justificativa para tal a suposta invasão da competência do Legislativo por parte desse tribunal. O que se fez foi apenas cumprir o estabelecido na lei complementar. Assim, somente uma nova lei complementar ou decisão jurisdicional que declarasse inconstitucional esse dispositivo para subtrair do TSE a competência que o congresso lhe deu", disse Toffoli. 

Com a resolução do TSE, perdem uma cadeira Alagoas, Espírito Santo, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Paraíba e o Piauí deixariam duas cadeiras. Serão beneficiados com uma cadeira Amazonas e Santa Catarina, enquanto Ceará e Minas Gerais ganhariam duas. 

O Pará, por sua vez, teria quatro novos deputados. Os demais Estados, como São Paulo, não teriam mudanças na sua atual composição na Câmara. A modificação ia provocar impacto nas Assembleias Legislativas, já que o número de deputados estaduais é calculado com base no tamanho das bancadas na Câmara. 

A resolução não amplia o número final dos deputados - na Câmara Federal eles somam 513. A redistribuição ocorreria entre as unidades federativas. 

Veja como ficam as bancadas dos Estados atingidos pela resolução do TSE: 

Alagoas: dos atuais 9 para 8 deputados 
Amazonas: 8 para 9 deputados 
Ceará: 22 para 24 deputados 
Espírito Santo: 10 para 9 deputados 
Minas Gerais: 53 para 55 deputados 
Santa Catarina: 16 para 17 deputados 
Pará: 17 para 21 deputados 
Paraíba: 12 para 10 deputados 
Paraná: 30 para 29 deputados 
Pernambuco: 25 para 24 deputados 
Piauí: 10 para 8 deputados 
Rio Grande do Sul: 31 para 30 deputados 
Rio de Janeiro: 46 para 45 deputados

Nenhum comentário: