30 agosto 2014

Representante de Timóteo é eleita Miss Minas Gerais 2014

Karen Porfiro recebe faixa de Miss Minas
A Miss Timóteo, Karen Porfiro, foi eleita a Miss Minas Gerais 2014. Com a conquista do títuto, ela irá representar o Estado no concurso Miss Brasil, que será realizado em Fortaleza, em 27 de setembro. O evento que coroou Karen Porfiro como candidata de Minas no evento nacional ocorreu na noite de quarta-feira (27), em Belo Horizonte.

O segundo lugar ficou com a Miss Montes Claros, Stephanie Cheib. As Miss Senador Firmino e Belo Horizonte, Paloma Marques e Ludmila Werneck, respectivamente, ficaram em terceiro e quarto lugar. Núbia Govêa, representante de Poços de Caldas, conquistou o quinto lugar no concurso.

Karen Porfiro respondeu a pergunta dos jurados se concorda que a beleza abre portas. "Concordo. Infelizmente, as pessoas julgam muito pela aparência. Mas, por outro lado, não acho isso injusto. Afinal, as pessoas não são feitas apenas pela aparência, mas também pelo conteúdo", explicou. Já Stephanie Cheib falou sobre o conflito entre árabes e judeus. "Eu mandaria uma mensagem para eles dizendo que lutar um contra o outro não resolve nada, mas lutar juntos pela paz poderia salvar a vida de muitos", disse. 

O concurso Miss Minas Gerais contou com apresentação de Renata Fan e Tony Garrido, vocalista do Cidade Negra. O grupo também foi a atração musical da noite. O corpo de jurado do Miss Minas Gerais foi formado pela Miss Brasil 2007, Natália Guimarães; a blogueira Carol Rache; o designer Gustavo Grecco; a empresária Aninha Gutierrez; a modelo e ex-BBB Letícia Santiago; o apresentador Paulo Navarro; a empresária Walkyria Magalhães; o hair stylist Marcus Martinelli; a nutricionista Alessandra Feltre; o jornalista Jader Kalid; a consultora de moda Anna Barroso; o diretor-geral da Enter, Caio Carvalho; e, por fim, a Miss Brasil 2013, Jakelyne Oliveira. 

1º lugar – Miss Timóteo, Karen Porfiro
2º lugar – Miss Montes Claros, Stephanie Cheib
3º lugar – Miss Senador Firmino, Paloma Marques
4º lugar – Miss Belo Horizonte, Ludmila Werneck
5º lugar – Miss Poços de Caldas, Núbia Govêa

Top 10
Miss Belo Horizonte, Ludmila Werneck
Miss Timóteo, Karen Porfiro
Miss Montes Claros, Stephanie Cheib
Miss Senador Firmino, Paloma Marques
Miss Sabinópolis, Isabelle Magalhães
Miss Itapecerica, Dane Mendes
Miss Leopoldina, Sabrina Carraro
Miss Poços de Caldas, Núbia Govêa
Miss Congonhas, Rane Martins
Miss Divinópolis, Brenda Vitoi

Top 15
Miss Leopoldina, Sabrina Carraro
Miss Timóteo, Karen Porfiro
Miss Itapecerica, Dane Mendes
Miss Divinópolis, Brenda Vitoi
Miss Uberlândia, Beatriz Loesch
Miss Sabinópolis, Isabelle Magalhães
Miss Campo Belo, Marina Salume
Miss Senador Firmino, Paloma Marques
Miss Ouro Fino, Luiza Gâmbaro
Miss Montes Claros, Stephanie Cheib
Miss Brumadinho, Jéssica Flores
Miss Belo Horizonte, Ludmila Werneck
Miss Passos, Rayssa Diniz
Miss Poços de Caldas, Núbia Govêa
Miss Congonhas, Rane Martins

28 agosto 2014

Motorista de transporte escolar é acusado de estuprar crianças

ESPERA FELIZ (MG) - O motorista de um ônibus de transporte escolar de Espera Feliz é acusado de estuprar uma menina de 10 anos e um garoto de 8 anos.

Conselheiros tutelares procuraram a Polícia Militar por conta da denúncia de estupro de estudantes de uma escola da zona rural. O menino estava chorando e se recusava a voltar para casa no ônibus de transporte escolar.

As duas crianças eram as últimas a desembarcar do ônibus. O motorista, vizinho delas, aproveitava o trecho final do percurso para abusar.

Os relatos das crianças foram colhidos com a presença de testemunhas em separado. Eles confirmaram que o motorista de 53 anos passava a mão nas partes íntimas.

As crianças relataram que os abusos acontecem há muito tempo. O autor oferecia presentes, como balas e doces, e ameaçava tirá-las do ônibus se contassem para alguém.

O caso foi repassado para a Polícia Civil de Espera Feliz. O motorista não foi trabalhar nesta terça-feira. Mandou o filho dirigindo o ônibus.

Apesar de procurado, ele teria ido a Caparaó e não foi encontrado pelos policiais.
(Carlos Henrique Cruz - portalcaparao@gmail.com)



Reservatório de água do Saae de Viçosa registra o pior nível da história

Reservatório de água de Viçosa chega ao pior nível da história
O reservatório de água de Viçosa, na Zona da Mata do Estado, atingiu o pior nível de todos os tempos. A informação foi divulgada na tarde desta quarta-feira (27) pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Viçosa (Saae) da cidade. 

Conforme informou a empresa, o reservatório recebe água do Ribeirão São Bartolomeu, e abastece a Estação de Tratamento de Água (ETA) I, responsável por tratar a água de quase 55% do município. 

Segundo o Saae, nessa segunda-feira (25), a vazão baixou para 38 litros por segundo, quando o normal é 100 litros por segundo, parando de verter na caixa de captação.  

A foto (acima) mostra duas caixas de captação: a da esquerda é a usada pela ETA I do Saae. De acordo com a empresa, existe o sério risco da captação parar a qualquer momento, mesmo com a realização de manobras.

O Saae informou ainda que os técnicos da empresa irão se reunir ainda nesta quarta-feira para estudar alternativas com o objetivo de evitar o racionamento na cidade.

Primeiros dos 5.782 agentes penitenciários aprovados em concurso tomam posse em Minas

Duzentos e dez agentes penitenciários que foram aprovados no último concurso realizado pela Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) tomaram posse nesta quarta-feira (27). No total, foram 5.782 aprovados que irão atuar em Minas Gerais. Conforme a Seds, os profissionais irão trabalhar em unidades prisionais das Regiões Integradas de Segurança Pública (RISPs) de Belo Horizonte, Contagem e Vespasiano.

“Gostaria de parabenizar a cada um de vocês que hoje tomam posse. Foi uma longa caminhada até aqui, mas sabemos que valeu à pena cada esforço. O trabalho de agente é de suma importância para garantir a segurança dos detentos e das unidades prisionais. Sejam muito bem vindos à Seds”, declarou o secretário de Defesa Social, Marco Antônio Romanelli.

O concurso foi homologado em 4 de julho deste ano e a previsão é que os 5.782 candidatos aprovados sejam nomeados e tomem posse até fevereiro de 2015. Segundo a Seds, a nomeação será gradativa em razão da finalização dos exames médicos de parte dos aprovados, assim como por avaliações de segurança. 

Câmara aprova reajuste salarial e servidores municipais cancelam ameaça de greve

Os funcionários públicos ameaçaram suspender as atividades na próxima sexta-feira caso o projeto de lei não fosse votado

A Câmara Municipal de Belo Horizonte aprovou, em 1º turno, o projeto de lei 1.256/14, que concede reajuste salarial de 7% aos servidores públicos de Belo Horizonte. Com essa decisão, a categoria decidiu cancelar a paralisação das atividades prevista para acontecer nesta sexta-feira.

Apesar da decisão ainda não ser definitiva, já que voltará ao plenário para votação em segundo turno, Israel Arimar, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Belo Horizonte (Sindibel) comemora. “Estamos felizes com a decisão porque já estamos lutando por essa causa há muito tempo”, comentou.

De acordo com a Câmara Municipal, o reajuste será pago em duas parcelas, incidindo sobre valores vigentes em 30 de junho de 2014. A votação, segundo presidente do Sindibel, deverá acontecer na próxima segunda-feira. Caso aprovado, o projeto de lei segue para a sanção do prefeito Márcio Lacerda.

Por causa do impasse do reajuste salarial, na última terça, os servidores suspenderam os trabalhos e ocuparam a Câmara dos Vereadores. Nesta semana, as sessões vinham sendo marcadas por bate-bocas e xingamentos entre os parlamentares por causa de travamento de pautas e por isso nenhuma votação era realizada. 

27 agosto 2014

Médicos retiram feto de corpo de mulher 36 anos após gravidez na Índia

Exame mostra como o feto estava no
corpo (esq.); esqueleto montado após cirurgia (dir.)
Médicos indianos removeram o esqueleto de um feto que estava dentro do corpo de uma mulher há 36 anos. A mulher, atualmente com 60 anos, ficou grávida quando tinha 24 anos. Entretanto, foi uma gravidez ectópica (fora do útero), e o bebê acabou morrendo, disse um dos médicos à AFP.

Na época, a mulher, que é de uma área rural pobre no centro da Índia, ficou aterrorizada com a ideia de fazer uma cirurgia para retirar o feto, e apenas buscou medicação para dor em uma clínica local.

A dor passou, mas acabou voltando anos depois, forçando a mulher a procurar ajuda médica em um hospital.

“Ela chegou reclamando de dor no abdômen”, disse o médico Murtaza Akhtar, chefe da área de cirurgia do Instituto de Ciências Médicas Salve, em Nagpur.

Os médicos sentiram um nódulo em sua barriga e temeram que fosse um câncer. Mas os exames mostraram a presença de uma massa calcificada. Os médicos contaram inicialmente eles não souberam identificar do que se tratava. “Era um esqueleto encapsulado em um saco calcificado”, disse o médico.

A mulher passou por uma cirurgia para a retirada da massa, que estava alojada entre o útero, os intestinos e a bexiga da paciente. “Ela ficou chocada ao descobrir o que tinha acontecido. Mas agora está bem e se recuperando”, disse Akhtar.

A equipe fez buscas na literatura médica e encontrou outro caso semelhante na Bélgica – no qual uma mulher ficou com um feto no abdômen por 18 anos após uma gravidez ectópica.

Dilma veta projeto de lei sobre criação de municípios

A mensagem de veto e justificativa pela decisão foram publicadas no Diário Oficial da União desta quarta-feira

A presidente Dilma Rousseff vetou integralmente, por contrariedade ao interesse público, o projeto de lei que tratava da a criação, a incorporação, a fusão e o desmembramento de municípios. A mensagem de veto e justificativa pela decisão foram publicadas no Diário Oficial da União desta quarta-feira, 27. O Ministério da Fazenda foi consultado sobre a proposta. A conclusão foi que a iniciativa representava gastos, colocando em risco o equilíbrio da responsabilidade fiscal.

"Embora se reconheça o esforço de construção de um texto mais criterioso, a proposta não afasta o problema da responsabilidade fiscal na federação. Depreende-se que haverá aumento de despesas com as novas estruturas municipais sem que haja a correspondente geração de novas receitas. Mantidos os atuais critérios de repartição do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), o desmembramento de um município causa desequilíbrio de recursos dentro do seu Estado, acarretando dificuldades financeiras não gerenciáveis para os municípios já existentes", explica a mensagem de Dilma, direcionada ao presidente do Senado Federal, Renan Calheiros (PMDB-AL).

O plenário do Senado aprovou em 5 de agosto texto sobre a criação de municípios. O material seguiu para a sanção presidencial porque já havia passado pela Câmara dos Deputados. A votação da matéria tinha sido resultado de acordo entre Executivo e Legislativo após a presidente Dilma Rousseff ter vetado, em meados de novembro do ano passado, uma proposta apreciada pelo Congresso que regulamentava novos municípios. 

OMS iguala cigarro eletrônico ao comum

Cigarros eletrônicos liberam doses de
nicotina e outras substâncias via aerossol
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que os cigarros eletrônicos sejam tratados como normais, pelo menos no que se refere à proibição do fumo em locais fechados, limites à publicidade e venda para menores.
Cautelosa, a entidade prefere esperar por novos estudos antes de liberar o produto e insiste que o cigarro eletrônico precisa ser regulado pelos governos nacionais.

Hoje, 466 marcas disputam um mercado avaliado em US$ 3 bilhões. O interesse é tão grande que mesmo algumas das maiores empresas do setor também lançaram produtos. Só na Europa, 7 milhões de pessoas seriam usuárias. Mas, em grande parte do mundo, a venda não está regulamentada, uma realidade que a OMS exige que seja modificada.

O que pesou na decisão da organização foi o fato de que, apesar de eletrônico, o consumo de nicotina continua a existir, ainda que a taxas variadas, além de outros ingredientes.
Esses compostos podem levar a tumores e, segundo a própria OMS, o que sai dos cigarros eletrônicos "não é apenas vapor". O contato da nicotina nos lábios e pele também é considerado como um risco à saúde.

Provas
A entidade questiona o suposto impacto que o produto tem para ajudar a deixar de fumar, um argumento usado pelos vendedores e empresas do setor. Para a OMS, as provas são "limitadas" e não se pode tirar qualquer tipo de conclusão.

O que mais preocupa a entidade é que, sem regulamentações, o cigarro eletrônico possa ser na verdade um convite ao fumo, principalmente uma inserção ao cigarro para os adolescentes.

Por isso, a OMS pede que se proíba esse produto em locais onde não se pode fumar e a publicidade também cumpra as mesmas normas dos cigarros convencionais. Isso pelo menos até que os fabricantes "mostrem provas científicas".

No início do ano, o Parlamento Europeu aprovou uma lei sobre o cigarro eletrônico e deu duas opções aos vendedores. Se quiserem tratar o produto como uma ajuda a deixar de fumar, precisam inscrevê-lo como um produto médico, o que exige passar por dezenas de testes. A segunda opção foi de registrar o produto como um cigarro, o que foi a escolha do setor.

26 agosto 2014

Ministério Público pressiona prefeituras para acabar com lixões

Destinação inadequada do lixo está
presente em dois terços das cidades do Estado
Uma força-tarefa do Ministério Público Estadual (MPE) pretende garantir a imediata destinação dos resíduos sólidos para reciclagem, além da disposição dos materiais não reaproveitáveis em aterros sanitários. A determinação é de tolerância zero com os infratores que não derem tratamento adequado ao lixo, o que é considerado crime ambiental.
Equipe técnica do MPE e promotores de justiça verificarão as ações em cada comarca, para exigir o cumprimento da lei e eventual punição dos responsáveis.

Eles vão identificar práticas irregulares e responsabilizar os prefeitos que mantiverem lixões e não implantarem os planos municipais de gerenciamento de resíduos sólidos.
Coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Meio Ambiente, o promotor Carlos Eduardo Ferreira Pinto defende a atuação rigorosa do MPE para que 264 lixões e 280 aterros controlados no Estado sejam imediatamente paralisados e recuperados.

“Não temos ferramentas legais que permitam a disposição dos resíduos sólidos em lixões. Não existe alternativa para concessão de prazos para uso do lixão em confronto com a lei”, disse.
Ele acrescentou que aterro controlado é ficção, não existe juridicamente. “É lixão com fita e adereço, faz um controle mínimo, inadequado”. Segundo ele, os lixões têm consequências perversas, mesmo para cidades menores, com a contaminação dos mananciais e dos lençóis subterrâneos, comprometendo o abastecimento de água para consumo humano.

A Associação Mineira de Municípios informou que dois terços das cidades fazem o manejo inadequado do lixo e que 78% delas teriam de participar de consórcios intermunicipais para destinação final do lixo, por falta de capacidade para resolver sozinhas a questão legal.
Responsável por autuar e multar os municípios que têm lixões, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente, informou que os trabalhos de fiscalização serão feitos por 79 fiscais da Subsecretaria de Controle e Fiscalização Ambiental, com apoio de 1.200 policiais militares.
“A indicação de um Termo de Ajuste de Conduta com as prefeituras que ainda têm lixões é postura que o Ministério Público não vai admitir. Desde 2001, com as deliberações normativas, os municípios foram convocados para cumprir a lei”, afirmou o promotor. “Se não em 100% dos municípios, na quase totalidade deles já existe atuação do MP no sentido de garantir a disposição adequada”.

Segundo ele, muitas ações judiciais contra os prefeitos já foram feitas. “Nas promotorias existem ações antigas, algumas estão paradas, dependem do Judiciário. Nosso papel é reduzido”, disse.

Novo prazo
O promotor se diz pessimista com a tentativa no Congresso de dar mais prazo para o cumprimento da lei. Isso põe em xeque o próprio Poder Legislativo. “Por ser ano eleitoral, cresce a mobilização dos prefeitos para pressionar deputados e senadores, o que é lamentável”.
Porém, mesmo que se prorrogue a data, isso não impede a atuação do MP. “Nenhuma lei pode autorizar dano ou degradação ambiental”.

Diretrizes para desativação
O governo de Minas definiu diretrizes e procedimentos para atuação do Estado quanto ao fechamento dos lixões e um cronograma para cumprimento da penalidade.
Criado no último dia 21, o grupo de trabalho é formado por técnicos da Semad, Feam, Secretaria de Desenvolvimento Regional, Política Urbana e Gestão Metropolitana , Ministério Público e Associação Mineira de Municípios.
O grupo terá prazo de 180 dias, prorrogável por uma única vez, para apresentar resultados. A primeira reunião está prevista para a próxima semana.

PM prende jovem por tráfico de drogas em Bom Jesus do Galho

Informativo da Polícia Militar

Data:  22/08/2014                              Hora: 10:10
Local: Rua José da Silva, 15, Estação, Bom Jesus do Galho/MG
Autor: Gabriel Ferreira Silva, 20 anos, Vila Ozanan, Bom Jesus do Galho/MG.
Materiais apreendidos: 02 Rádios comunicadores, marca Motorolla, 02 buchas de maconha, 01 Carregador de Rádio comunicador, 01 Planta cultivada, aparentando ser maconha, 01 DVD marca Lennox.

Durante Operação Batida Policial uma Equipe da Policia Militar em Bom Jesus do Galho deparou com o jovem de 20 anos empurrando uma bicicleta acompanhado de um menor, eles ao avistarem a viatura policial mostraram-se tensos e passaram a caminhar mais rapidamente, levantando assim a suspeita de que estariam com objetos ilícitos. Durante busca pessoal no jovem foram encontradas duas buchas de maconha.

Ele ainda informou que na casa de dois menores teria dois rádios comunicadores, além de um pé de maconha que ele estava cultivando que era de sua propriedade, além de um simulacro de arma de fogo.

Os militares foram até a residência dos menores e apreenderam os rádios comunicadores e o pé de maconha. O jovem de 20 anos pode estar envolvido em diversos roubos na cidade de Bom Jesus do Galho. O simulacro também foi apreendido. O jovem foi preso e encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil, onde foi autuado.

PM de Raul Soares apreende duas armas de fogo no último fim de semana

Informativo da Polícia Militar

 Na última sexta (22/08) deu entrada no Pronto Atendimento Municipal de Caratinga Aristóteles Gomes da Silva, 73 anos, conhecido por “Zico Leite”, com um ferimento no peito provocado por disparo de arma de fogo.

Em contato com a vítima fomos por ela informados de que se tratava de um atentado contra sua vida, pois, um indivíduo não identificado teria efetuado tal disparo. Contudo, as contradições levaram ao questionamento do que de fato ocorreu. Novas diligências esclareceram que o disparo foi acidental. A arma de fogo utilizada (de propriedade da própria vítima) foi encontrada e apreendida. Aristóteles responderá pelos crimes de posse ilegal de arma de fogo e comunicação falsa de crime.


Na data de ontem (24/08) a Polícia Militar de Raul Soares recebeu informações de um indivíduo armado estaria no interior de Bar situado no Bairro Santa Rita. Dando crédito na denúncia a Guarnição de serviço deslocou até o local e logrou êxito em abordar Roberto Ferreira dos Santos, 37 anos, portando um revólver calibre .32 municiado com seis cartuchos intactos. A referida arma em situação irregular foi encontrada na cintura do autor. Roberto recebeu voz de prisão em flagrante por porte ilegal de arma de fogo sendo conduzido até a Delegacia de Polícia Civil de Caratinga.

Rede de Farmácias Três Marias realizou Campanha do Agasalho em Raul Soares


A Rede de Farmácias Três Marias, realizou neste ano, com o apoio da comunidade raul-soarense, a Campanha do Agasalho 2014.

A iniciativa contou também com o apoio da Rede Soma. A campanha teve ótima receptividade por parte da comunidade que participou ativamente com as doações, que foram entregues no ponto de arrecadação montado na Farmácia Três Marias.

A campanha teve seu término neste mês de agosto, e logo, foi realizada a entrega dos agasalhos à entidade beneficiada, Sopac/Sociedade de Prevenção e Assistência aos Cancerosos de Raul Soares, na presença do representante Paulo Ferreira Maia (foto).

A direção da Rede de Farmácias Três Marias agradece à população raul-soarense pelo apoio e espírito de solidariedade, nesta parceria de ajuda aos mais necessitados.

Remoção das capivaras da Orla da Pampulha ainda não tem data definida

Várias capivaras habitam
a orla da Lagoa da Pampulha
A remoção das capivaras da Orla da Pampulha, em Belo Horizonte, segue sem data para ser realizada. A pedido do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o projeto feito pela empresa Equalis Ambiental, contratada pela prefeitura de Belo Horizonte, sofreu alterações, o que atrasou a autorização da realocação dos roedores. O Ibama tem, agora, até 90 dias para liberar a autorização da retirada dos animais, mas informou que a expectativa é que ocorra até esta sexta-feira (29).

A primeira versão do projeto foi enviada ao Ibama em julho deste ano. De acordo com a assessoria de imprensa do Instituto, dentre outros ajustes, foi pedido para que prefeitura informasse os detalhes do local para onde as capivaras seriam levadas. Segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), os ajustes foram acatados e o novo projeto foi enviado ao Ibama na quinta-feira (21).

De acordo com a SMMA, somente após a captura será possível avaliar a saúde das mais de 100 capivaras que vivem no entorno da Orla da Pampulha. “Assim que a empresa for autorizada, iniciaremos os trabalhos de captura e recolhimento dos carrapatos para exames. Seguiremos o protocolo de tratar as capivaras que porventura estejam doentes para depois destiná-las a um local mais apropriado ao seu habitat natural”, afirmou o secretário Municipal de Meio Ambiente, Délio Malheiros.

O principal risco que os animais apresentam é em relação à febre maculosa – infecção causada por uma bactéria e transmitida pelo carrapato-estrela. Para as capivaras, o carrapato não traz riscos, conforme informou o Ibama. Mas o animal é um hospedeiro do carrapato, que pode transmitir a doença ao homem. 

22 agosto 2014

Macarrão instantâneo traz riscos para a saúde feminina

Consumo de produto pelo menos duas vezes por semana aumenta risco maior de desenvolver pressão alta, glicemia e colesterol elevados

Cientistas da Universidade de Harvard descobriram um risco 
68% maior de que mulheres - mas não os homens - venham 
a desenvolver a chamada síndrome metabólica ao comer 
macarrão instantâneo mais de duas vezes por semana
Mulheres que comem macarrão instantâneo pelo menos duas vezes por semana correm um risco maior de desenvolver pressão alta, glicemia e colesterol elevados, alertaram cientistas americanos nesta quinta-feira. O estudo se concentrou na análise de dados de 10.711 adultos - mais da metade dos quais eram mulheres - na Avaliação Nacional Coreana de Saúde e Nutrição.

Cientistas da Universidade de Harvard descobriram um risco 68% maior de que mulheres - mas não os homens - venham a desenvolver a chamada síndrome metabólica ao comer macarrão instantâneo mais de duas vezes por semana. A síndrome metabólica abrange um grupo de condições que aumentam o risco de uma pessoa desenvolver doença cardíaca e diabetes e inclui o acúmulo de gordura na região abdominal.
"O consumo de macarrão instantâneo foi associado com um aumento da prevalência de síndrome metabólica nas mulheres, independentemente de padrões dietéticos mais abrangentes", destacou o estudo, publicado no Journal of Nutrition. Em outras palavras, não importa se as mulheres ingeriram uma dieta constituída predominantemente de arroz, peixe e vegetais ou uma dieta mais pesada, baseada em carnes e comidas fritas - se elas comeram macarrão instantâneo duas vezes por semana, corriam mais riscos de apresentar problemas de saúde.

O estudo se concentrou na análise de dados de 10.711
adultos - mais da metade dos quais eram mulheres -
na Avaliação Nacional Coreana de Saúde e Nutrição
Não ficou claro porque a condição afeta as mulheres e não os homens. Uma vez que os dados se basearam em avaliações, o cientista Frank Hu, professor de nutrição e epidemiologia em Harvard, cogitou as possibilidades de que as mulheres tenham dado informações mais precisas sobre suas dietas ou que elas sejam mais sensíveis aos efeitos de carboidratos, gorduras e sais. Então, quanto é demais quando se trata de macarrão instantâneo? "Uma ou duas vezes por mês não é problema", afirmou Hu, citado pelo jornal The New York Times. "Mas algumas vezes por semana, realmente é", prosseguiu.

PM apreende menores envolvidos acusados de roubo em Bom Jesus do Galho

Informativo da Polícia Militar

Data: 20/08/2014                        Hora:   22:15
Local: Córrego malacacheta, zona rural de Bom Jesus do Galho/MG.

Vítima: Sandra de Souza Lima, 26 anos, zona rural de Bom Jesus do Galho/MG.
Menor Infrator 01: 15 anos, Bom Jesus do Galho/MG.
Menor infrator 02: 17 Anos, Bom Jesus Do Galho/MG.
Material Furtado/Apreendido: 01 simulacro de arma de fogo (pistola Taurus) PT 92 Af cal 9mm, três meias rasgadas (duas brancas e uma cor de pele) simulando touca, uma touca dupla face preto vermelho, R$ 500,00.

A Policia Militar foi acionada para atendimento de uma ocorrência de roubo na zona rural de Bom Jesus do Galho onde a vítima informou que estava em sua casa quando foi surpreendida com um indivíduo abrindo sua casa com um chute na porta. O infrator estava com uma camisa branca, bermuda azul e touca preta. Ele apontou um simulacro de arma de fogo e exigiu dinheiro.
A vítima entregou uma carteira que continha R$ 2.200,00. A Policia Militar identificou o menor como acusado de cometer o roubo e ainda que seu irmão também teria participação, pois ficou do lado de fora dando cobertura.
Os infratores fugiram do local levando o dinheiro.

A Policia Militar realizou o rastreamento e conseguiu apreender o menor infrator de 15 anos que deu cobertura no roubo. O menor mostrou onde ele e seu irmão havia escondido o simulacro e as toucas.

No local indicado foi encontrado os materiais e próximo a uma porteira da residência da vítima, os Militares localizaram a quantia de R$ 500,00. O menor de 17 anos que praticou o roubo na casa da vítima também foi apreendido pela Policia Militar.

Os menores foram apreendidos e levados para a Delegacia de Polícia Civil acompanhados pelo representante legal.


PM apreende pistola 9mm de uso restrito em Bom Jesus do Galho

Data: 21/08/14                          Hora: 16:00
Local: Rua José Bonfá, SN, Centro Bom Jesus do Galho

A Policia Militar apreendeu na tarde desta quinta-feira (22/08) uma pistola 9mm Taurus de uso restrito na cidade de Bom Jesus do Galho. A Policia Militar recebeu uma denúncia anônima que em uma construção no centro de Bom Jesus do Galho a arma de fogo estaria escondida.

Uma Equipe Tático Móvel da Policia Militar foi até a casa em construção denunciada e dentro de um fogão conseguiu encontrar a arma de fogo.

A Polícia Militar já identificou o proprietário da arma e levantou a hipótese da arma ter sido utilizada em uma tentativa de homicídio no início do mês de agosto, fato que ocorreu por disputa de tráfico de drogas.

A arma de fogo foi apreendida e encaminhada a Delegacia de Polícia Civil para outras

providencias.


PM procura moto furtada em Raul Soares

Data:  21/08/2014                           Hora: 07:00
Local: Córrego Sacramentinho, Zona Rural de Raul Soares/MG.
Vítima: Gizélia Gordiana dos Santos Silva, 29 anos, Zona Rural de Raul Soares
Veículo furtado: Honda/CG 150 Fan ESI, placa HOK-5963/Caratinga, cor preta, modelo 2012, Caratinga/MG.

A Policia Militar foi acionada e a vítima informou que no dia 20/08, por volta das 17:30h estacionou sua motocicleta Honda/CG 150 Fan ESI, placa HOK-5963/Caratinga, cor preta, em uma propriedade situada no Córrego Sacramentinho e em seguida embarcou no ônibus escolar com destino a Raul Soares.

Ao retornar por volta das 23 horas, constatou que a motocicleta havia sido furtada. A vítima procurou a Polícia Militar somente do dia seguinte pois estava tentando localizar a motocicleta.
A Policia Militar segue em rastreamento.

21 agosto 2014

MPF impugna 1.308 candidatos em Minas, sendo 22 pela Ficha Limpa

O Ministério Público Federal (MPF) impugnou 1.308 candidatos em Minas Gerais por irregularidades nos pedidos de registro. Desse total, 22 foram em decorrência da Lei da FIcha Limpa. O Estado está em segundo lugar no ranking em número de impugnações, perdendo apenas para São Paulo, com 2.058 casos. Em todo o Brasil o órgão barrou a candidatura de 4.115 candidatos, sendo que a rejeição das contas do candidato teve maior incidência, responsável por 254 impugnações.

A Justiça Eleitoral julgará os pedidos e decidirá pelo deferimento ou não dos registros. Os recursos das ações julgadas nos Tribunais Regionais Eleitorais começaram a ser analisados pelo Tribunal Superior Eleitoral na terça-feira (19). Dentre as irregularidades estão a ausência de quitação eleitoral, a ausência de certidões criminais, a falta de desincompatibilização, dentre outros motivos. 

Para o procurador regional eleitoral em Minas Gerais, Patrick Salgado Martins, a Lei da Ficha Limpa começa a surtir efeitos já que impediu candidaturas de políticos condenados por mau uso do dinheiro público ou por outros fatos desabonadores da conduta. “O elevado número de impugnações representa, infelizmente, o descaso com a Lei Eleitoral, e mesmo com a Justiça Eleitoral, por parte dos candidatos e partido”, declarou.

Sisconta eleitoral 
Para chegar aos nomes dos impugnados, os procuradores utilizaram pesquisas do próprio Ministério Público Eleitoral e informações disponibilizadas pelo Sisconta Eleitoral, criado para receber e processar nacionalmente as informações de inelegibilidade fornecidas pelo Judiciário, tribunais de contas, casas legislativas e até conselhos profissionais. O sistema foi desenvolvido pela Secretaria de Pesquisa e Análise da Procuradoria Geral da República, a pedido do Grupo Executivo Nacional da Função Eleitoral (Genafe) e da Procuradoria Geral Eleitoral.

Fiscais até em festas para barrar consumo de álcool por adolescentes

Embora seja proibido por lei, o consumo de bebidas alcoólicas por adolescentes ainda é cena recorrente nas casas noturnas. Segundo a Vara da Infância e da Juventude da capital, é grande o número de jovens que usam documentos falsos para ter acesso à bebida. Para tentar coibir a prática, a Vara tem feito fiscalizações diárias em bares, boates e até mesmo festas particulares.

O assunto foi debatido nessa quarta-feira (20) no programa Central 98, da rádio 98 FM, e contou com a participação do comissário da Vara Juólison Mangabeira.

Segundo ele, em média, 250 estabelecimentos são vistoriados por semana em Belo Horizonte. Os fiscais observam, principalmente, se os adolescentes estão bebendo ou usando drogas, se estão em locais cuja presença não é permitida e se portam documentos originais.

“Muitos usam documentos de identidade falsos para forjar a idade”, relatou o comissário, que afirmou já ter recolhido cem documentos falsos em apenas uma noite de trabalho.

Ampliado
Juólison Mangabeira ressaltou que não são apenas bares e boates os alvos de fiscalização. Motéis, pensões e hotéis também são visitados frequentemente pela equipe de fiscais para evitar a exploração sexual de crianças e adolescentes.

A multa para estes estabelecimentos pode chegar a 20 salários mínimos e, em caso de reincidência, o local pode ter as atividades suspensas.

As fiscalizações ocorrem até mesmo em festas particulares, como aniversários e bailes de formatura. Uma portaria federal (1/2013) determina que todos esses locais podem receber a visita dos fiscais a qualquer momento.

Nestes casos, se adolescentes forem pegos bebendo a responsabilidade é do organizador e/ou do promotor do evento. A portaria prevê também que a responsabilização recaia sobre a direção da escola, em caso de festas de formatura.

Adolescentes flagrados em situações irregulares são apreendidos e encaminhados à Vara da Infância e da Juventude, onde é lavrado o auto de apreensão do documento. Os jovens assinam um auto de infração e são, depois, entregues aos pais ou os responsáveis.

No caso de estabelecimentos que vendem bebidas para menores a pena, além de autuação, é o pagamento de três a 20 salários mínimos. Em caso de reincidência, o valor pode dobrar e o local ser fechado por 15 dias. Cerca de 150 fiscais da Vara da Infância e da Juventude atuam em Belo Horizonte.

20 agosto 2014

Anvisa proíbe venda de lotes de paracetamol e de outros cinco remédios

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou nesta quarta-feira (20) a suspensão de lotes de seis medicamentos. As resoluções foram publicadas no Diário Oficial da União. Segundo o governo, todos os lotes dos produtos suspensos serão recolhidos pelos fabricantes. Quatro medicamentos que tiveram lotes suspensos são fabricados pelo Laboratório Teuto Brasileiro.

Consumidor relatou que encontrou um
parafuso no lugar do paracetamol 500 mg
“Após essas suspensões, a agência irá investigar as queixas técnicas e avaliar eventuais penalidades a serem aplicadas. Tais punições variam desde a advertência até o cancelamento da autorização de funcionamento da empresa ou do registro do produto. Estão previstas ainda a aplicação de multas que podem oscilar entre R$ 2 mil e R$ 1,5 milhão”, informou a Anvisa.
O lote 1998101 (validade 11/2015) do medicamento paracetamol 500 miligramas (mg) comprimido, produzido pelo Laboratório Teuto Brasileiro, foi suspenso após denúncia feita ao Procon. Um consumidor identificou que, em uma das cartelas do medicamento, havia um parafuso no lugar do comprimido. Segundo a Anvisa, o fabricante já iniciou o recolhimento voluntário do lote, que foi distribuído em Goiás, Minas Gerais, no Rio Grande do Sul e na Bahia.

O lote 1048105 (validade 6/2015) do medicamento cetoconazol 200mg comprimido, também produzido pelo Laboratório Teuto Brasileiro, foi suspenso após queixa de um consumidor ao SAC da empresa. Na denúncia, o usuário informou que, ao abrir a embalagem, constatou a presença de outro produto – o medicamento Atenolol 100mg. Segundo a Anvisa, o fabricante também iniciou o recolhimento voluntário do lote, que foi distribuído em Goiás, no Amazonas, em Alagoas, na Bahia, em Minas Gerais, no Pará, no Rio de Janeiro e em São Paulo.

O lote 8910019 (validade 2/2016) do medicamento nistatina 25.000 unidades internacionais por grama (UI/g) 60g, também produzido pelo Laboratório Teuto Brasileiro, foi suspenso depois que um usuário relatou que, na cartonagem do medicamento, havia outro produto – neomicina+bacitracina. Segundo a Anvisa, o fabricante informou que o lote em questão foi distribuído no Distrito Federal, Espirito Santo, em Goiás, Minas Gerais e São Paulo.
O lote 6909006 (validade 10/2015) do medicamento atorvastatina cálcica comprimido, também produzido pelo Laboratório Teuto Brasileiro, foi suspenso após denúncia que revelou que, dentro da embalagem do produto de concentração 20 mg, havia o produto de concentração 10 mg. Segundo a Anvisa, e empresa informou que o lote foi enviado ao Distrito Federal, Pará e Paraná.

O Laboratório Teuto Brasileiro ainda não divulgou um posicionamento em relação às suspensões. Na semana passada, outro medicamento fabricado pela empresa teve um lote suspenso para venda. Mais orientações ao consumidor podem ser obtidas junto ao SAC do laboratório, no telefone 0800 62 1800.

Já o medicamento Tabine (citarabina), da empresa Meizler UCB Biopharma, teve 13 lotes suspensos pela Anvisa. Uma análise laboratorial detectou resultados fora de especificação para teor de princípio ativo durante os estudos de estabilidade, o que pode indicar uma redução do prazo de validade indicado na embalagem do medicamento.

A empresa informou que já iniciou o recolhimento voluntário do lote e que todas as distribuidoras do medicamento já foram informadas sobre a suspensão. Informações ao consumidor podem ser obtidas por meio do SAC do laboratório, no telefone 0800 166 613.
Por fim, o lote 86119 do medicamento Tamsulom (cloridrato de tansulosina), da empresa Zodiac Produtos Farmacêuticos S.A, foi suspenso após comunicado de recolhimento voluntário do laboratório. A empresa identificou que na embalagem interna do lote consta a data de validade 6/2015, mas o lote é válido somente até 06/2014. Mais informações podem ser obtidas por meio do SAC do laboratório, no telefone 0800 166 575.

Além dos medicamentos, a Anvisa também suspendeu o lote 5954 (validade 9/2018) do produto compressa de gaze cirúrgica Neve estéril, fabricado pela empresa Neve Indústria e Comércio de Produtos Cirúrgicos Ltda. Laudo de análise emitido pelo Instituto Adolfo Lutz constatou a presença de corpo estranho de coloração escura no interior da embalagem ainda intacta.

Morre o guru indiano responsável por popularizar a prática de ioga no ocidente

BKS Iyengar estava internado após 
sofrer insuficiência renal. Ele tinha 95 anos

Ele treinou centenas de professores para difundir modalidade da ioga que utiliza cintos e cordas para ajudar os principiantes
BKS Iyengar, o guru de ioga que ajudou a popularizar a antiga prática espiritual indiana em todo o mundo, morreu nesta quarta-feira aos 95 anos.

Iyengar abriu sua escola de ioga em 1973 na cidade ocidental indiana de Pune

Iyengar abriu sua escola de ioga em 1973 na cidade ocidental de Pune, desenvolvendo uma forma única de praticar a disciplina que, segundo ele, todos poderiam seguir.

Ele treinou centenas de professores para difundir esta modalidade da ioga, que utiliza cintos e cordas para ajudar os principiantes a realizar as posturas exigidas.

Iyengar escreveu muitos livros sobre a ioga, uma prática com mais de 2.000 anos na Ásia e que nas últimas décadas ganhou muita popularidade em todo o mundo. Atraiu muitas celebridades, como o violinista americano Yehudi Menuhin, que conheceu Iyengar durante uma viagem a Mumbai, antes de ficar famoso.

"Com certeza ninguém fez tanto para exportar a ioga ao Ocidente como Iyengar", escreveu em 2002 no jornal New York Times. Iyengar faleceu nesta quarta-feira no hospital após sofrer uma insuficiência renal, segundo a agência Press Trust of India.

Papa fala sobre a morte pela primeira vez e não descarta renúncia

O papa Francisco mencionou pela primeira vez publicamente a perspectiva de sua morte ao afirmar que não viverá por muito tempo, e reiterou que não descarta uma possível renúncia. Durante uma coletiva de imprensa no avião que o levava da Coreia do Sul a Roma, nesta segunda-feira (18), o papa, de 77 anos, em aparente bom estado de saúde, respondeu a perguntas sobre sua popularidade e o efeito desta sobre ele. 

"Eu a encaro como uma generosidade do povo de Deus. Interiormente, tento pensar em meus pecados, em meus erros, para não ficar orgulhoso, porque sei que vou durar pouco tempo. Dois ou três anos. E, depois, vou para 'a Casa do Pai!'", afirmou, em tom de brincadeira.

O pontífice argentino disse que vê esta popularidade "de maneira mais natural do que no início", quando ficava um pouco mais "assustado".

Esta é a primeira vez que o sumo pontífice fala da perspectiva de sua morte. Segundo uma fonte do Vaticano, Jorge Bergoglio teria confiado aos seus íntimos que acha que ficará à frente a Igreja Católica apenas por alguns anos.

Dessa forma, é reavivada a possibilidade de uma renúncia, como a de seu antecessor, Bento XVI, em 2013. 

A renúncia de um Papa é uma instituição e não mais uma exceção, apesar disso não ser do gosto de alguns teólogos, afirmou Francisco, lembrando que os bispos eméritos (aposentados) eram uma exceção há 60 anos e que agora esta é uma prática habitual.

"Vocês podem me perguntar: se um dia não se sentir capaz de seguir adiante, faria a mesma coisa? Sim. Eu faria a mesma coisa. Bento XVI abriu uma porta, que é institucional", acrescentou.

Indagado sobre suas férias deste ano, o Papa disse que vai passá-las "em casa, na residência de Santa Marta, onde mora".

"Sempre tiro férias. Então mudo de ritmo. Leio coisas de que gosto, ouço música. Acima de tudo, rezo", explicou, admitindo "sofrer de alguns problemas de nervos que devem ser tratados".

"Tenho que dar mate a eles todos os dias", brincou de novo. "Uma de minhas neuroses é que sou muito caseiro (...) A última vez que tirei férias fora de Buenos Aires foi em uma comunidade jesuíta em 1975".

18 agosto 2014

Anvisa suspende venda de medicamento para verminoso

Laudo constatou presença de grumos e sedimentos depositados no lote 130886, com validade para agosto de 2015, do Mebendazol


Resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicada hoje (18) no Diário Oficial da União suspende a distribuição, o comércio e uso, em todo o território nacional, do Lote 130886 (validade: 8/2015) do produto Mebendazol 20mg/ml, suspensão oral 30ml, fabricado pela empresa Mariol Industrial Ltda.

De acordo com o texto, laudo emitido pelo Instituto Adolfo Lutz apontou resultado insatisfatório no ensaio de aspecto, no qual foi constatada a presença de grumos e sedimentos depositados. A Anvisa determinou ainda que a empresa promova o recolhimento das unidades existentes no mercado relativas ao lote.

Por meio de nota, a empresa Mariol Industrial Ltda informou que, em alguns lotes do produto Mebendazol 20mg/ml, foi identificada uma suspensão não homogênea, com grumos e sedimentos depositados no fundo do frasco após agitação. Ainda segundo o fabricante, foi aberto processo de investigação e o medicamento teve sua produção temporariamente suspensa.

“A parada da comercialização do produto em questão não vai gerar desabastecimento do mercado, pois os pacientes terão outras alternativas terapêuticas com medicamentos substitutos existentes no mercado nacional, na mesma concentração e forma farmacêutica”, informou a empresa.

Mineiro traz medalha de prata para o país em prova de astronomia

Pedro comemora desempenho na disputa,
na primeira vez em que
participou da etapa internacional
Régua, massa de modelar e barbante. Mais prosaico, impossível. Mas foi exatamente com esses materiais, muito empenho e alguma queima de fosfato que estudantes brasileiros faturaram a medalha de prata na prova de equipe da 8ª Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica. Premiação inédita para o país.

Aos 18 anos, Pedro Guimarães Martins voltou da Romênia para casa, em Belo Horizonte, com o distintivo e uma menção honrosa pelo desempenho individual na competição. Foi a primeira vez que participou da disputa no exterior.

Para quem acha que prata é pouco, segue o aviso: antes de pisar em terras estrangeiras, os estudantes precisam ter excelentes notas na olimpíada nacional e ainda desbancar mil candidatos tão feras quanto eles em seletivas on-line. Os cem mais bem classificados fazem outra prova, e, desses, cinco seguem para a fase latino-americana. Outros cinco, para a internacional.

Só a nata
 Filho de um bancário e uma professora, Pedro integra o seletíssimo time que voou para a Europa Oriental. Lá, ele, o piauiense Felipe Vieira Coimbra e os paulistas Allan dos Santos Costa, Daniel Mitsutani e Daniel Charles Heringer Gomes tiveram 90 minutos para calcular, somente com os materiais do início desta reportagem, a trajetória de dois mísseis que deveriam destruir um asteroide imaginário em rota de colisão com a Terra.

O desafio de dinâmica orbital foi encarado por mais 203 estudantes de 38 países, além do Brasil. Canadá ficou com o ouro e a Lituânia, com o bronze.

“Foi uma prova diferente, mas que abordava assuntos clássicos. O tempo curto exigiu trabalho de equipe mesmo, com uns cuidando da parte teórica e os demais, do desenho geométrico”, diz Pedro. O time brasileiro tinha como líderes os astrônomos Gustavo Rojas, da Universidade Federal de São Carlos, e Eugênio Reis, do Museu de Astronomia e Ciências Afins.

Motociclista morre em colisão com Gol

PONTE NOVA (MG) - O motociclista Leonardo Henrique Gomides Braga (foto), 32, morreu num acidente no bairro Palmeiras, em Ponte Nova, por volta de 21 horas desta sexta-feira, 15/08.

O acidente envolveu um carro e uma motocicleta. O motorista do Gol Joelson Alves de Oliveira, 31 anos, disse que ao fazer uma manobra de retorno, antes de chegar na rotatória, o motociclista que estava na mesma avenida, assustou-se e tombou. A moto bateu na lateral do carro.

Leonardo foi socorrido por populares, mas chegou ao hospital Arnaldo Gavazza Filho sem vida.
A perícia esteve no local. O carro foi apreendido.
(Carlos Henrique Cruz - portalcaparao@gmail.com)

Oito quilos de maconha apreendidos

Ação da PM

CARATINGA (MG) - A Polícia Militar apreendeu sexta (15/08) em uma casa do bairro Santo Antônio onze tabletes de maconha, pesando aproximadamente 8kg.

Também foram recolhidas 34 buchas de maconha; uma balança de precisão; um revólver calibre .38 e 06 cartuchos do mesmo calibre; uma faca, dentre outros objetos e a quantia de R$ 75.

Um menor de 17 anos e o jovem Jonathan Henrique Ferreira, de 18 anos, conhecido como Modelo, foram surpreendidos pela PM e encaminhados à Delegacia de Polícia Civil.

(TV Super Canal – Caratinga)

17 agosto 2014

Quinze estações de bicicleta estão em implantação em BH

Sistema começa a funcionar em duas semanas na orla da Pampulha

Ana Luiza e Antônio passeiam na
Avenida João Pinheiro e aprovam sistema
A cidade que antes tinha a topografia como inimiga das “magrelas” será, em breve, tomada por elas. Quinze estações de bicicletas compartilhadas estão em implantação em Belo Horizonte e começarão a funcionar nos próximos dias. Por enquanto, data e local só estão definidos para seis. Em no máximo 15 dias, frequentadores da orla da Lagoa da Pampulha poderão aproveitar o benefício. O presidente da BHTrans, Ramon Victor Cesar, informou ontem que falta somente acertar a agenda do prefeito Marcio Lacerda para dar a largada num dos serviços mais esperados da região.

O projeto Bike BH precisa apenas da conclusão dos licenciamentos para tomar as ruas, segundo Ramon Cesar. Até o mês que vem, estarão em funcionamento as 40 estações previstas no edital do programa e 400 bicicletas disponíveis ao público. Atualmente, quatro estão em funcionamento, em terminais instalados nas praças da Liberdade, Afonso Arinos, Rui Barbosa e Mercado Central.

Além de seis estações na Pampulha, haverá outras 34 na Região Central, distribuídas por oito bairros: Barro Preto, Boa Viagem, Centro, Funcionários, Lourdes, Santa Efigênia, Santo Agostinho e Savassi. De acordo com o presidente da BHTrans, a implantação total depende da conclusão dos processos de licenciamento em andamento na Secretaria Municipal Adjunta de Regulação Urbana e nos órgãos de proteção ao patrimônio, no caso de áreas tombadas. “Estamos concentrados agora na orla da Pampulha, e as outras estações serão implantadas progressivamente”, disse.

Implantação 
A montagem dos bicicletários no entorno da lagoa já começou. As bikes poderão ser retiradas e entregues próximo ao zoológico, Parque Ecológico, Marco Zero, Mirante do Bem-te-vi e Rua Versília. A instalação no sexto ponto, o Mirante do Sabiá, ainda está sendo definida. Na Região Central, estão em fase de implantação os terminais da rodoviária (Praça Rio Branco, na lateral do comando da Polícia Militar), Instituto São Rafael, Fórum Lafayette, Praça Raul Soares, Santo Agostinho (Avenida Barbacena), Diamond Mall, Rua Aimorés (esquina com Avenida Bias Fortes) e Sesc Palladium. O local na Praça da Assembleia ainda será definido.

Cada estação tem lugar para 10 bicicletas. Para retirar, basta fazer um cadastro pela internet (www.movesamba.com/bikebh), baixar um aplicativo no smatphone ou ainda ligar para o número 4003-9847. As bicicletas podem ser usadas por até 60 minutos de segunda a sábado e até 90 minutos nos domingos e feriados. Depois desse tempo, é necessário devolver a bike e esperar 15 minutos para retirá-la novamente. Quem optar por uma diária de 24 horas paga R$ 3.

Quem preferir o mês todo, tem um gasto de R$ 9. E quem optar pelo pagamento anual desembolsa R$ 60. Mesmo assim, é preciso fazer a devolução e pegar depois de 15 minutos. Quem perder o prazo, paga multa de R$ 3 para os primeiros 30 minutos excedentes e, depois disso, R$ 5 para cada 30 minutos extras. As bicicletas estão disponíveis para os usuários das 6h às 23h para retirada e até a meia-noite para devoluções.

Quase 10 mil se cadastraram
O modelo europeu de bicicletas compartilhadas desembarcou na capital mineira em 7 de junho e, desde então, foram feitas mais de 5.668 viagens. Mais de 9,8 mil pessoas se cadastraram no sistema, de acordo com a assessoria de imprensa da Serttel/Samba Transportes Sustentáveis, empresa responsável pela criação, implantação e operação do projeto em Belo Horizonte, em parceria com o Itaú/Unibanco e a prefeitura.

“A iniciativa é fantástica pela possibilidade de termos aqui na cidade um serviço dessa natureza. Chegar aqui e ter as bicicletas para usar a um custo baixo é muito bom. Sem falar no benefício à saúde e em deixar de usar o carro”, afirma Walmor Barros de Camargos, de 44 anos, engenheiro mecânico. “O relevo de BH é que dificulta e a cidade ainda tem poucas ciclovias, de maneira que o uso aqui ainda tem limitações”, acrescenta. Ele estava no ponto da Avenida João Pinheiro, no Bairro Funcionários, com a mulher, a dona de casa Lucicleia, de 46 anos, e os filhos Luiza, 14 anos, Bernardo, 12 anos, e Paula, 7 anos. A família usaria as bicicletas pela primeira vez.

“Domingo é o melhor dia para andar com essas bicicletas, pois tem menos trânsito. Elas são boas e confortáveis. De vez em quando, o sistema demora a liberar a bicicleta, mas, no geral, ele funciona”, afirma o estudante Antônio Augusto de Oliveira, de 27 anos. Ele retirou duas bicicletas no ponto da Avenida João Pinheiro, no Bairro Funcionários, para andar com a namorada, a estudante Ana Luiza Torres, de 23 anos. Eles usaram essas bicicletas pela segunda vez.