11 agosto 2014

Sindicato de Rio Casca incentiva participação das mulheres em cursos

Em parceria com o Sindicato de Produtores Rurais de Rio Casca, o SENAR MINAS ofereceu cursos de Vaqueiro e de Inseminação Artificial no município. Um dos destaques é o incentivo à participação das mulheres, conforme explicou a mobilizadora Sayonara Domingues. “Tenho incentivado as mulheres na minha cidade e região porque sei que somos capazes de muitas coisas que os homens fazem”, comentou.

Segundo a mobilizadora, na região, as mulheres, como as esposas dos sitiantes e fazendeiros, desempenham importante papel no trabalho do campo. “Elas contribuem para o serviço pesado de seus companheiros. Sou prova disso e, como eu, vejo outras mulheres pegando no pesado também. Por isso estou convidando-as para realizar esses cursos e está começando a dar resultados. Vou apostar na qualificação das mulheres”, enfatizou.

Uma das participantes foi a produtora Roseli das Graças Lourenço, que participou de dois cursos. Ela mora na Fazenda Bonfim, na zona rural de Santo Antônio do Grama. “Eu gosto de trabalhar na área. Gosto de mexer com vaca, no curral. Eu só sabia tirar leite, mas no curso aprendi sobre medicamentos, higiene do curral, cuidados com o meio ambiente”, destacou.

Roseli incentiva outras mulheres a fazerem cursos na área. “Se tiver vontade e gostar, eu indico. O curso foi muito bom e o professor teve paciência para nos ensinar”, explicou. Ela foi a única mulher a participar do curso de Vaqueiro. “Estava preocupada em aprender e deixei a vergonha de lado”, contou.

Aprendizado
O curso de Vaqueiro foi realizado na Fazenda Sela Funda e o curso de Inseminação foi oferecido no final de julho no Sítio São José, em Rio Casca. De acordo com a mobilizadora, a ideia foi dar continuidade ao aprendizado. Os participantes do curso de Vaqueiro já receberam os certificados.

O trabalhador rural Adão Balbino de Almeida trabalha como vaqueiro há 18 anos na Fazenda Sela Funda. Apesar de tanto tempo na função, os cursos foram uma oportunidade de melhorar o conhecimento. “Foi ótimo. Aprendi muita coisa. Quero repetir o de inseminação porque foi mais difícil para a gente e também quero sempre participar do SENAR”, comentou.

Nenhum comentário: