11 setembro 2009

As últimas do padre

Padre José Miguel vai deixar a provedoria do hospital

Na manhã de hoje (11), o jornalista Jonathan de Faria (do Jornal Regional) manteve diálogo com o Padre José Miguel com objetivo de colher informações e as últimas notícias sobre a atuação desse religioso junto ao trabalho que desenvolve à frente da Igreja Católica Apostólica Romana e demais seguimentos sociais de caráter cristão.

Há quase dez anos, ao chegar na cidade, o Padre José Miguel sentiu necessidade de oferecer conforto e dignidade à população raul-soarense. Não foi nenhum desafio, mas um comprometimento ou uma oferta de benefício ao povo que sempre contribuiu com as instituições religiosas, sobretudo os católicos como membros de sua congregação.

A convocação para colaborar foi geral. O padre promoveu variados eventos, quermesses, festas, pediu ajuda aos fiéis do simples ao mais abastado, do humilde ao aparatoso, trabalhadores e autoridades, com o único fim de obter recursos para reconstruir o necessário e levantar a estima dos raul-soarenses.

CEMITÉRIO
O cemitério assustava, desordenado, sujo, muros caindo e jazigos jogados ao tempo e em ruínas tornando pequeno (ou mínimo) o espaço aos novos entes à eterna moradia.
Hoje o campo santo cresceu, traz segurança aos sepultados e conforto aos seus familiares; mantém diretoria, funcionários, arquivos e ações de limpeza, restaurações e construções que proporcionam dignidade e satisfação aos familiares e visitantes.

SANTUÁRIO SÃO SEBASTIÃO
O prédio da igreja matriz foi todo restaurado, unidades reconstruídas do piso ao teto que deram ao reconhecimento da hierárquica arquidiocese torná-la um santuário, um lugar sagrado capaz de abrigar famílias cristãs que vivem de amor, respeitam e pregam os ensinamentos do cristianismo como é o Santuário São Sebastião.

TRABALHO EM COMUNIDADES
As inúmeras comunidades do município, extenso e muitas vezes com deficiências em suas vias de acesso, são visitadas periodicamente pelo Padre José Miguel, seja para celebrações, seja como visitas a necessitados; um trabalho que ele exerce com zelo e dedicação.

CASA DA BANDA
O recém construído prédio da Casa da Banda Santa Cecília resgata o sonho de músicos e de aprendizes de música que, em sede própria, têm a oportunidade de fazer parte e pertencerem a uma escola do gênero. As demais unidades – salão de festas e apartamentos – servem de sustentação financeira às iniciativas da corporação musical e da própria Igreja.
Anexo à Casa da Banda, terão início, em breve, as obras de construção de outro prédio para sediar instituições culturais de Raul Soares. Está previsto, primeiramente, para ocupar a futura unidade os grupos de Capoeira e de Congado.

HOSPITAL
Recentemente estiveram em visita ao governo de Minas Gerais, o Padre José Miguel, o médico Wilson Salomão, o secretário municipal de saúde Marquinhos e o administrador do hospital Cristian, quando foram cordialmente recebidos pelo secretário estadual de saúde – Marcos Pestana.

Aquele representante do governo mineiro, sensibilizado com as dificuldades que Hospital São Sebastião vem passando e a pedido de socorro do grupo visitante, prontificou-se a ajudar os raul-soarenses. Dentro dos próximos dias, a população poderá contar com modernos equipamentos para incrementar o funcionamento da saúde local.
O governo está fazendo doação de um aparelho de Raio X, um aparelho de autoclave e um gerador de energia elétrica.

A direção do hospital local, com apoio do provedor Padre José Miguel, envida esforços para melhorar a qualidade em seus serviços.
Dentro da necessidade de se formar uma capacitada equipe médica, já foram contratados dois médicos, sendo um anestesista e outro ortopedista.

PROVEDORIA
O Padre José Miguel, em um tempo atrás no decorrer de uma reunião, disse que o Provedor do hospital haveria de ser uma pessoa da comunidade, não necessariamente o pároco da Paróquia São Sebastião, conforme estabelece o estatuto da entidade.
Hoje, essa afirmativa do padre está próxima de se concretizar. Por sua iniciativa, um advogado está analisando o estatuto (vigente desde o ano de 1952), cujas normas precisam ser adaptadas à atual realidade.
Com as mudanças feitas e em prática, há evidentes expectativas de que vai melhorar o gerenciamento do hospital (único da cidade), e, ainda, incrementar a qualidade dos serviços disponibilizados à população.

Assim, o Hospital São Sebastião sendo bem administrado por um cidadão comum, o Padre José Miguel terá mais tempo para cuidar de suas ovelhas, mantendo unido e qualificado o seu grande rebanho, ainda, por muitos anos como é o seu desejo.

Nenhum comentário: