29 setembro 2009

Tentativa em vão...

Câmara de João Monlevade
adia posse de suplentes

(Escrito pela Assessoria de Comunicação)

A Presidente da Câmara Municipal, Dorinha Machado (PMDB), decidiu adiar a posse de vereadores suplentes em João Monlevade - MG. Considerando que não houve decisão da justiça sobre o requerimento feito pelos suplentes, que pleiteiam as vagas criadas pela Emenda Constitucional n° 58, Dorinha optou por realizar a posse após a Justiça Eleitoral se manifestar sobre a questão.


A decisão de Dorinha, também leva em consideração outros fatores, como a controvérsia sobre a constitucionalidade da emenda. A Ordem dos Advogados do Brasil – OAB, afirmou que fará propositura de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade contra a emenda, por considerá-la inconstitucional. A presidente da Câmara também observou a decisão do Tribunal Superior Eleitoral – TSE, que em 2007, firmou entendimento, através de consulta, de que as normas dessa natureza não podem ter caráter retroativo. Ou seja, a lei poderia ser aplicada apenas nas próximas eleições municipais, em 2012.

Atualmente, a Câmara Municipal de João Monlevade é composta por dez vereadores. Entretanto, com a promulgação da emenda no dia 23 de setembro, quarta-feira, esse número seria elevado para 15, na atual legislatura. Por esse motivo cinco suplentes em João Monlevade, estão requerendo a posse.

Nenhum comentário: