29 novembro 2011

Frente fria que chega a Minas na
quinta-feira faz chover até dia 9

Montes Claros enfrenta alagamentos; Valadares teme
subida do Rio Doce; e Cemig alerta para vazão de reservatório

As chuvas que têm castigado alguns municípios em Minas Gerais devem continuar nos próximos dias, com previsão de chegada de uma nova frente fria ao Estado na próxima quinta-feira (1°). Em Governador Valadares, Leste de Minas, o nível do Rio Doce já preocupa moradores ribeirinhos. Nesta segunda-feira (28), o curso d’água atingiu 1,72 metro, quase um metro acima do nível normal. A previsão da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) é de que o rio chegue a 2 metros até quinta-feira. Se ultrapassar 2,10 metros, a água invade casas e ruas dos bairros Santa Rita e São Tarcísio.
 
Apesar do volume de chuvas, o presidente da Comdec, Wilson José Silva, afirma que ainda não há motivo para preocupação. Segundo ele, o Rio Doce estava muito seco e as chuvas que caem nas cabeceiras há mais de dez dias aumentaram o volume de água, mas o manancial está dentro da sua caixa (leito). “Estamos preparados para as emergências”, garante.

em Montes Claros, Norte de Minas, várias casas foram inundadas por falta de escoamento da água pluvial no Bairro Independência, periferia da cidade. Uma equipe do Corpo de Bombeiros auxiliou os moradores no escoamento da água e avaliou as condições e a estrutura física dos imóveis. Os bombeiros também orientaram os moradores sobre os procedimentos a serem adotados em caso de novas inundações.
 
Com a chegada da nova frente fria, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) alerta a população que vive próximo de áreas de encostas, especialmente nas regiões Região Metropolitana de Belo Horizonte e municípios da Zona da Mata, Sul, Campo das Vertentes e Leste de Minas. A previsão do órgão é de que as chuvas no Estado continuem até o dia 9 de dezembro.

 A Comdec orienta que a população evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos localizados. O órgão recomenda ainda atenção redobrada nas áreas de encostas e morros, já que o solo está muito encharcado, e com o volume de chuva previsto, o risco de deslizamentos deve aumentar.

Na Região Metropolitana de BH, apenas nos últimos três dias já choveu o equivalente a 50% da média histórica de todo o mês de novembro. Por causa disso, o volume de água que chega ao reservatório da Pequena Central Hidrelétrica Rio de Pedras, no município de Itabirito (MG), aumentou muito, mas segundo a Cemig está sendo liberado de maneira controlada.

Apesar da medida, a empresa emitiu alerta aos municípios de Rio Acima, Raposos, Nova Lima, Sabará e Santa Luzia porque além da liberação da vazão da hidrelétrica existem outros afluentes que deságuam no Rio das Velhas e que a Cemig não tem controle.
(Hoje em Dia)


Nenhum comentário: