26 novembro 2011

Programa Saúde Bucal 
em Bom Jesus do Galho 


Departamento Municipal de Saúde
Objetivo: Prevenção e Correção Bucal da Saúde
Público-Alvo: Alunos do Pré-escolar ao 5º Ano das Redes: Municipal e Estadual de Ensino.
Coordenação: Eunice Gusmão M. Valle (agente de saúde municipal) e das
Cirurgiãs-Dentistas: Kamila Saad Valadares, Sandra de Oliveira Sá e Maria de Lourdes Lucas.
Os profissionais do setor de odontologia da Prefeitura, responsáveis pelo programa no município, visitam as escolas municipais, estaduais, APAE e outras entidades beneficentes iniciando o processo de prevenção da saúde bucal de todas as crianças e adolescentes de até 12 anos de idade. Além de ministrarem palestras e mostrarem vídeos sobre o assunto, orientam como se deve prevenir contra cáries e outras complicações bucais. Os procedimentos de correção acontecem nos gabinetes odontológicos dos Postos de Saúde e das Unidades Básicas de Saúde.
Os alunos são monitorados quanto às escovações e uso correto de fio dental. Eles ainda recebem periodicamente aplicações de fucsina odontológica e de flúor, agentes importantes na redução da cárie dentária. A Prefeitura distribui gratuitamente kits dentários nas escolas. 
“Lutamos para que o povo tenha uma saúde bucal satisfatória. O sorriso é o nosso cartão de visita. A Prefeitura investe alto no setor de saúde em todo o município. É incontestável a preocupação da administração municipal com a saúde dos bonjesuenses e, consequentemente, com a qualidade de vida de todos. A saúde bucal faz parte deste contexto”, enfatizou Eunice Gusmão.
(Harlem Tristão – Assessoria de Comunicação)

Nenhum comentário: