01 novembro 2011

Vídeo derruba secretário e
chefe de gabinete em Caratinga

Imagens mostram Edson Soares, em seu gabinete, entregando
pacote com dinheiro ao vereador Irmão Emerson. Confira

Edson Soares e Juninho Edwy, após
flagrante, foram exonerados
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Edson Soares, e Juninho Edwy, chefe de gabinete do prefeito João Bosco Pessine (PT), entregaram nesta segunda-feira (31) seus cargos na Prefeitura de Caratinga (Rio Doce). As exonerações aconteceram dois dias após o Hoje em Dia ter mostrado, com exclusividade, imagens gravadas com Soares e Edwy distribuindo dinheiro aos vereadores Ricardo Gusmão (PSC) e Irmão Emerson (PV).

O vereador Irmão Emerson, inclusive, aparece em outra gravação recebendo um envelope com dinheiro do secretário em seu gabinete na prefeitura. Em nota, o prefeito Pessine diz que recebeu as “cartas de exoneração” do secretário de Desenvolvimento Econômico e do seu chefe de gabinete. O prefeito ressalta que “deixa a cargo das autoridades competentes a apuração do fato para que os envolvidos possam se defender”. Pessine argumenta que não tinha conhecimento dos fatos. Segundo a assessoria do prefeito, esta é a posição oficial de Pessine, que não vai mais se manifestar sobre o caso.

Em uma das imagens, Emerson e Soares chegam juntos ao gabinete do ex- secretário na prefeitura. Soares pega um gordo envelope num armário de arquivo e entrega para o vereador. Emerson retira maços de dinheiro para conferir e depois devolve o montante para o envelope. Numa das imagens é possível ver o vereador segurando um volume grande de dinheiro.

Para justificar o envelope de dinheiro, o vereador afirmou que o montante era fruto da troca de um cheque pelo ex-secretário, e que foi ao gabinete buscar os recursos. Ao contrário do vídeo anterior, o parlamentar não assina nenhum recibo. A assinatura do documento foi utilizada para justificar um possível empréstimo. “Vou provar minha inocência. Vou mostrar as microfilmagens dos cheques que depositei na conta do Edson (Soares). Sempre votei contra o prefeito, não estou em esquema”, se defendeu o vereador.

Soares disse que preferiu deixar o cargo e vai provar que os recursos mostrados nos vídeos são pessoais. “Solicitei os extratos ao banco. Terei os documentos em dois dias. Depois disso, vou mostrar para a imprensa”, disse. Soares argumentou que o dinheiro do novo vídeo também é um empréstimo e que o vereador não assinou recibo, desta vez, porque já teria assinado o documento na primeira vez que recebeu o montante.

O novo presidente do PV de Caratinga, partido do vereador Irmão Emerson, o empresário Jean Lacerda, diz que vai conversar com os outros membros da legenda para analisar que providência pode ser tomada no âmbito partidário. O caso está sendo avaliado pelo Ministério Público.

Nesta terça-feira (1º), a Câmara Municipal terá reunião ordinária para analisar o relatório da Comissão Processante (CP) que foi instalada para investigar suposto superfaturamento na compra de um terreno. Segundo denúncias de um morador da cidade, que originou a CP, a prefeitura teria comprado uma área de propriedade de Márcio Lúcio Magalhães, irmão do procurador-geral do município, Salatiel Ferreira. A propriedade seria utilizada para construção de 121 casas para o programa Minha Casa, Minha Vida. Entretanto, o terreno está bloqueado judicialmente para garantir o ressarcimento de R$ 726 mil aos cofres municipais.

A reunião na Câmara não deve ser tranquila. Além de ser a primeira depois da veiculação das imagens, uma mobilização pelas redes sociais convocava os moradores da cidade a comparecerem à reunião com panelas para protestar contra os vereadores. Procurado no gabinete na Câmara Municipal e na loja em que trabalha, o presidente da Casa, vereador João Roberto Leodoro, o Mestre (PTB), não foi encontrado. O parlamentar não possui celular.
(Hoje em Dia)

Nenhum comentário: