07 maio 2010

Cassação de políticos não pára...

Prefeito de Galiléia é cassado pelo TRE

Em decisão unânime (6 X 0), o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) decidiu nesta quinta-feira (6) cassar o mandato do prefeito reeleito de Galiléia (Leste), Gilberto de Souza Melo (PP) e de seu vice, Mário Cézar Rosa dos Santos. Os dois foram acusados de utilizar servidores em campanha eleitoral durante horário de expediente e de transportar eleitores ilegalmente. Além da cassação, os juízes decidiram pela inelegibilidade dos eleitos por três anos e pela posse e diplomação dos segundos colocados.

A relatora do processo, juíza Mariza Porto, avaliou que ficou comprovado o abuso de poder econômico e a captação ilícita de votos: “Havia um exército de servidores na campanha eleitoral do prefeito”, disse ela.

O recurso no TRE foi apresentado pelos candidatos a prefeito e vice, respectivamente, Rômulo Gonçalves de Oliveira (PMDB) e João Lopes de Mello Neto, que ficaram em segundo lugar no pleito de 2008. De acordo com a acusação, servidores de diversas secretarias municipais foram dispensados do trabalho rotineiro para atuar na campanha do prefeito.

Nenhum comentário: