30 maio 2010

Ipatinga tem novo prefeito

Robson Gomes é eleito
novo prefeito de Ipatinga

Candidato do PPS teve 57,78% dos votos
Na maior eleição extemporânea já realizada em Minas, o candidato Robson Gomes (PPS), venceu o pleito em Ipatinga, cidade do Vale do Aço, com 57,78% dos votos válidos, numa disputa acirrada com a petista Cecília Ferramenta, que terminou com 40,13% dos votos válidos. Ilton Câmara (PRTB) teve 2,09% dos votos.

Ovacionado por uma multidão que acompanhou a apuração dos votos em frente ao Fórum, o prefeito eleito agradeceu o apoio da base e disse que vai trabalhar para construir uma unidade no município. "Governo referendado pelo voto a gente tem que fazer mais e melhor", comentou.

Com o apoio de 16 partidos, Robson Gomes, da coligação ‘Ipatinga Unida e Forte’, era apoiad
o informalmente pelo ex-prefeito Sebastião Quintão (PMDB), um dos caciques da cidade ao lado de Chico Ferramenta (PT). Os dois perderam o mandato em decorrência de problemas com a Justiça Eleitoral. Robson já ocupava o cargo de prefeito interino e concorreu tendo como vice Márcia Perozini da Silva de Morais (PSC), ex-secretária de Educação no governo Quintão.

Mesmo com a divulgação do resultado, deve haver mais disputas na Justiça. Tanto Robson Gomes quanto Cecília Ferramenta já haviam protocolado pedidos de impugnação das candidaturas dos adversários por irregularidades na propaganda. De acordo com o juiz Antônio Augusto Calaes, da 131ª Zona Eleitoral de Ipatinga, os pedidos foram indeferidos, mas cabem recursos junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). "Com certeza a eleição acaba hoje (domingo) na votação, mas nos tribunais há processos que podem ser julgados", disse o juiz.


As eleições no nono maior colégio eleitoral do estado transcorreram em clima de tranquilidade. Segundo a Polícia Militar, que colocou 450 militares nas ruas e contou com o reforço de 20 policiais federais, não houve prisões nem ocorrências que exigissem maior rigor dos policiais.


Um helicóptero da corporação também foi usado para aumentar a segurança. O comandante do 14º Batalhão da PM, tenente-coronel José Paulo César, elogiou o comportamento do eleitorado. "Nossa atuação se baseou principalmente em orientar as pessoas a não se dirigirem às seções com botons ou adesivos dos candidatos", disse o comandante. A assessoria do TRE também informou que não houve problemas durante a votação e que nenhuma urna precisou ser trocada.

O TRE acredita que a diplomação de Robson Gomes ocorra no dia 18 de junho, quando todos os pedidos de impugnação já deverão ter sido julgados.

Entenda o caso eleitoral
A eleição de 2008 no município foi parar nos tribunais antes mesmo da abertura das urnas. Com o registro de candidatura impugnado, Chico Ferramenta (PT) só entrou na disputa graças a uma liminar da Justiça eleitoral. Ele ganhou a eleição, mas não levou. Segundo lugar na disputa, Sebastião Quintão (PMDB) assumiu, mas foi cassado em fevereiro de 2009 acusado de compra de votos. Daí em diante, uma enxurrada de recursos foi proposta por eles. Em março deste ano, os dois foram cassados definitivamente pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
(FONTE: Portal Uai - Publicação 30/05/2010 20h46)

Nenhum comentário: