26 novembro 2012

Excesso de barulho das grandes
cidades pode comprometer a audição
Ivan Henrique Firmino ouve som
 alto porque acha mais emocionante

A audição dos idosos do futuro está comprometida. Isso porque os ouvidos dos jovens e adultos de hoje são diariamente bombardeados com o excesso de barulho das grandes cidades e, principalmente, pelo mau uso dos aparelhos sonoros. Segundo a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial, cerca de 18 milhões de pessoas sofrem de problemas de audição. Esse número representa 10% da população brasileira.

Estar atento aos riscos de ouvir som alto em MP3 players, Ipods, fones de celulares ou qualquer aparelho similar é fundamental para evitar problemas futuros. De acordo com os especialistas, o limite máximo permitido de exposição a sons, inclusive pela legislação brasileira, é de 85 decibéis.

“Um adolescente com hábito de ouvir volumes intensos terá uma dupla agressão ao ouvido, já que quando chegar à velhice há uma perda auditiva inerente à idade”, explica o vice-presidente da Sociedade Mineira de Otorrinolaringologia, Bruno de Castro.
Ivan Henrique Francisco Firmino, de 18 anos, não se importa muito com a regra e se diz “movido a música”. Fã de rock and roll, o office-boy não consegue se contentar com o volume baixo. “De manhã, de tarde e à noite, nos intervalos do trabalho, a caminho de casa, não importa o lugar, meu celular e meu fone são meus companheiros por onde eu for”, diz. “Ouço som alto porque é mais emocionante. Se o volume máximo é 100, eu deixo no 80 tranquilamente”.

Sintomas
O zumbido, após exposição sonora intensa, é o principal sintoma do início da perda auditiva. Questionamentos sobre o alto volume do som, mesmo de televisão, e infecções de ouvido repetidas, também são sinais de que um especialista deve ser procurado.

As crianças que apresentam problemas auditivos normalmente têm um atraso no desenvolvimento escolar. Por isso, os pais devem estar atentos. No idoso, a alteração da audição pode ser percebida quando ele começar a ter dificuldades para entender o que lhe é falado.
(HD)

Nenhum comentário: