21 novembro 2012

Ponto de Vista

Suicídio político de Rui do Jipe

O vereador Romeu Barbosa “Rui do Jipe” (PMDB), exercendo o terceiro mandato, é o presidente da Câmara Municipal de Raul Soares.
Ele é cidadão comum, casado e chefe de família, religioso praticante, sempre presente em ações católicas como membro de pastoral e na coordenação do programa ‘Faça uma criança sorrir neste Natal...’

Na eleição passada Rui do Jipe candidatou-se a vice-prefeito e não se elegeu; vai deixar de ser vereador, mas está apto a disputar as eleições de 2016.

Contudo, observadores comentam que ele pode estar encerrando sua carreira política se permitir que se faça valer interesses de pessoas contrárias ao desenvolvimento de Raul Soares junto à aprovação do orçamento financeiro do município para o ano de 2013, quando se inicia a gestão do novo prefeito Célio Nesce.

Em anos anteriores, inclusive nos oito anos de mandato do atual prefeito Vicente Barboza, como normalidade, os vereadores autorizaram o Poder Executivo a abrir créditos suplementares até o limite de 60% para as transposições, transferência de recursos e etc. de acordo com o artigo 167 da Constituição Federal.
Dessa forma o projeto original, com sessenta por cento, foi enviado à Câmara, no último mês de setembro e até hoje está aguardando apreciação e votação dos vereadores.

Agora, em novembro e após as eleições, esse projeto será votado. Mas, entre tantas páginas uma foi substituída e em seu lugar foi colocada outra página, constando o limite em até 20%.
Com essa nova mudança o projeto vai ser votado pelos vereadores raul-soarenses na reunião extraordinária marcada para a manhã do dia 23 de novembro próximo.

Caso esse projeto (de autoria do prefeito Vicente Barboza) seja aprovado com o limite menor, o movimento financeiro do ano que vem pode ficar comprometido e a Prefeitura pode ficar sem condições de melhorar a qualidade de vida da população, vai inibir a melhoria do transporte escolar e instalação de unidades sanitárias, dificultará a pavimentação de ruas e inibirá, também, a melhora de destino do lixo e dificultará o tratamento digno aos cães abandonados pela cidade.
Com crédito suplementar somente até o limite de vinte por cento o povo pode não contar com as festividades de qualidade como carnaval, exposição agropecuária, cavalgadas; atenção à segurança pública e apoio aos programas direcionados aos jovens e terceira idade, festivais e demais eventos religiosos e de valorização do cidadão, entre outros.  

Entende esses observadores que essa alteração para 20% nada mais é do que uma deslealdade ou má-fé, uma manobra política partidária que está sendo montada por pessoas que querem dificultar as ações da nova administração municipal, pessoas sem o mínimo compromisso para com o desenvolvimento dos raul-soarenses.

Contudo, essa manobra está tendo aval e apoio do presidente da Câmara Rui do Jipe que vai levar a proposta com vinte por cento à votação plenária.  
Anteriormente, ele recebeu o projeto com 60%, porque levar à votação com vinte por cento?

Para essa fatídica reunião da Câmara a sociedade estará presente, organizada ao exercício de cidadania e, com ordem, assistir a votação pelo voto aberto.
Todos saberão a posição de cada vereador, quem será favorável ou quem será contra ao limite de 60 ou ao limite de vinte por cento.

Segundo os mesmos observadores o suicídio político de Rui do Jipe está fadado na possível aprovação do orçamento da prefeitura para o ano de 2013 com a taxa reduzida para vinte por cento.
E exemplificam que aqui mesmo em Raul Soares, em tempo atrás, um determinado vereador votou favorável a uma dotação do serviço de água e, como consequência, teve seu nome maculado pela sociedade que ainda não o esqueceu, mesmo sendo ele uma pessoa de conduta exemplar. 

Nenhum comentário: