16 novembro 2012

Jornal A Semana é agraciado com
a Medalha do Mérito Legislativo

O Mérito Legislativo aconteceu no espaço Expominas, dia 8 de novembro

Deputado Pompílio Canavez entregou
 a medalha a Carlos Carraro
Na quinta-feira, 8 de novembro último, Carlos Roberto Carraro participou da solenidade promovida pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais, no Centro de Feiras e Exposições George Norman Kutova (Expominas), em Belo Horizonte, representando o jornal A Semana, um dos agraciados com a Medalha da Ordem do Mérito Legislativo 2012.
 
Este ano, 227 pessoas e instituições foram homenageadas pela Assembleia Legislativa com a entrega do Diploma e a Medalha do Mérito Legislativo, cujo objetivo é homenagear pessoas físicas ou jurídicas, nacionais ou estrangeiras, que tenham se destacado por serviços prestados ou méritos excepcionais. A Ordem do Mérito legislativo foi criado em 1982.

A Semana
Carlos Carraro com o deputado Adalclever Lopes
A indicação e aprovação da entrega do Mérito Legislativo ao jornal A Semana, pelo Conselho da Ordem do Mérito Legislativo se baseou no trabalho desenvolvido pelo semanário que há mais de 29 anos tem divulgado, através de suas páginas, reportagens de interesse da população de Caratinga e demais municípios de sua área de abrangência, num serviço feito com responsabilidade e seriedade, tendo como uma de suas principais características a defesa dos direitos do cidadão, denunciando injustiças e atos de corrupção praticados por agentes políticos.
 
Desta feita, a credibilidade construída durante quase três décadas pelo jornal A Semana, junto aos seus milhares de leitores, foi reconhecida, também, pelo Legislativo do Estado.

Homenageados
Entre as personalidades homenageadas juntamente com A Semana, estavam a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Carmen Lúcia Antunes Rocha, que foi a oradora da solenidade; o cardeal arcebispo de Aparecida e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Raymundo Damasceno Assis; o corregedor do Tribunal Regional Eleitoral, Antônio Carlos Cruvinel; o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Joaquim Herculano Rodrigues, e o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Wanderlei Ávila.

Carmen Lúcia
Condecorada com a Medalha no grau Grande Mérito, a ministra Carmen Lúcia, em seu pronunciamento, destacou o amadurecimento da sociedade brasileira. “Não vivemos um momento de reforma, e sim de transformação”. Segundo ela, a Lei da Ficha Limpa é uma prova de que o cidadão participa, cada vez mais, do processo político, alertando a quem ocupa cargo público para a necessidade de agir com ética. “Não se trata de escolha; é a ética ou o caos”.
 
Carmen Lúcia, que é mineira de Montes Claros, afirmou que as assembleias legislativas têm muito espaço para legislar dentro de suas competências e fazer com que a participação popular seja cada vez maior no cenário público. “Os ocupantes de cargos públicos precisam ser, de fato, representantes do povo e, não, seus substitutos. O Legislativo Estadual vive um momento de grande importância para o aperfeiçoamento das instituições, e, nesse contexto, Minas Gerais tem sido, ao longo de sua história, um exemplo na concretização dos ideais republicanos”.
 
Carlos Carraro com o deputado Adalclever Lopes
Ao lembrar a comemoração dos 80 anos do voto feminino no Brasil, Carmen Lúcia reafirmou que a existência da Federação passa pelo respeito democrático às diferenças. “Nós, mulheres, devemos ser tratadas como iguais, mas gostamos de conviver com as diferenças”.
 
O presidente da Assembleia, deputado Dinis Pinheiro (PSDB), afirmou que a concessão da medalha é uma homenagem, bem como uma distinção às pessoas e instituições que transcendem seus interesses pessoais e corporativos em favor de um bem coletivo. 

Nenhum comentário: