31 janeiro 2012

Tarza se preparando para funcionamento

Com autorização da Justiça, a Cooperativa dos Trabalhadores da Indústria Metalúrgica de Raul Soares/Coopertrim arrendou maquinários e imóveis da massa falida Industrial São Sebastião SA.

Essa autorização é parte do processo de recuperação dessa antiga indústria raul-soarense, fabricante da famosa enxada Tarza que muito contribuiu para o desenvolvimento do país.

Pelo sistema cooperativista a fábrica de enxadas volta a funcionar. E começará a produzir seus produtos na ordem de 26 itens que estarão à disposição do mercado.

Empresas distribuidoras espalhadas pelo Brasil estão fazendo contatos e renovando cadastros em busca de garantir a tão almejada linha de peças e implementos agrícolas.

Membros da Coopertrim se organizaram e, em mutirão, estão dando nova vida ao espaço físico da fábrica, procedendo capina e limpeza geral, recuperação do telhado e manutenção de maquinários; já foram ligadas a energia elétrica e abastecimento de água e o serviço telefônico. 

A movimentação é grande durante todos os dias da semana com envolvimento de trinta trabalhadores da antiga indústria que, sem medir esforços e empenho pessoal, buscam a urgente reativação da linha de fabricação.

Em breve a Fábrica de Enxadas Tarza estará em funcionamento, o soar de sua velha sirene estará anunciando que os ‘novos tempos’ virou realidade...

Carnaval em Raul Soares promete!...

30 janeiro 2012

Moradores comemoraram
o aniversário de Eli

Foi comemorado no último dia 24 de janeiro o aniversário do ilustre morador Eli.

Ele é muito querido entre os vizinhos que se reuniram para lhe proporcionar uma festinha pelos 36 anos de vida, com direito a bolo, cachorro-quente, balas, balões, balão-surpresa, refrigerantes, muita música, apitos e parabéns.

Foi uma comemoração de muitos presentes e muita alegria fazendo movimentar com estilo a Rua Joaquim Milagres, onde ocorreu o evento.  
O aniversariante Eli parecia uma criança, tamanha a sua alegria. É um rapaz respeitador, alegre e muito religioso.  

Durante o aniversário ele recebeu cumprimentos, abraços e telefonemas de amigos.
Foi uma grande comemoração e forma de carinho a essa pessoa especial.

Projeto Bom de Bola recebe em Bom
Jesus equipe do Rio de Janeiro
O Projeto Bom de Bola, Craque na Escola desenvolvido há dois anos pela Prefeitura de Bom Jesus do Galho, conta com a participação de mais de cento e cinquenta crianças e adolescentes e recebeu no final de semana, de 20 a 22/01, a equipe do Centro Social e Esportivo Brisamar, de Sepetiba no Rio de Janeiro.

A equipe carioca é coordenada por Gelson Morais, tendo como técnico e preparador físico Silvio Azevedo, além de Regina, Tereza, Inânia, Renan e Jurandir como membros da comissão técnica.   

“Trouxemos 45 atletas do Mirim ao Juvenil. Há dez anos desenvolvemos esse trabalho em Sepetiba, região oeste do Rio de Janeiro. A equipe do Brisamar todo o ano realiza excursões pelo interior do Brasil. Infelizmente, não contamos com ajuda da comunidade de Sepetiba, como é o caso de vocês de Bom Jesus do Galho, onde o prefeito dá todo o apoio ao esporte. Mas o nosso sonho é de ver um desses atletas, quem sabe um dia, numa equipe profissional”, confessa Gelson, que esteve acompanhado nesta estada a Bom Jesus com toda a sua família.

Os chamados ‘Jogos da Amizade’ foram realizados no estádio Mário Tristão. No sábado, atletas do projeto Bom de Bola, Craque na Escola foram os adversários da equipe do Brisamar. No domingo as divisões de base da Associação enfrentaram os atletas cariocas. Dois atletas integrantes do projeto e falecidos em 2010 e 2011 foram homenageados, dando nomes aos troféus.

Recepção
O abnegado e apaixonado pelo futebol, Gelson Morais, falou da recepção e do tratamento recebidos. “É a primeira vez que visitamos Bom Jesus do Galho; Estamos agradecidos com a receptividade e o tratamento de todos desta cidade. Não poderiam ser melhores! Esperamos retribuir com o mesmo carinho a visita dos bonjesuenses ao Rio de Janeiro, muito em breve”, afirmou.

Paulo Vitor e Lalado Tristão, coordenadores dos projetos esportivos da Prefeitura e da ASBJ, também falaram da visita da equipe do Rio de Janeiro. “Nossos projetos precisam dessa integração. Os atletas ficam mais animados e mais presentes nos treinos. A competição tem por objetivo estreitar relacionamentos entre atletas e dirigentes, além das questões esportivas e culturais”.

“Antes da formação esportiva dos atletas lutamos para o desenvolvimento humano e cidadão de cada um” enfatizaram os professores Paulo e Lalado, que lidam com atletas na faixa etária entre 10 e 17 anos. 

O projeto Bom de Bola, Craque na Escola desenvolvido pela Prefeitura de Bom Jesus do Galho, conta ainda, com a participação de Assistentes Sociais e Psicólogos do Centro de Referência de Assistência Social – Cras.

Polícia Ambiental de Raul Soares
apreende pescado irregular
 
Uma equipe de Policiais Ambientais do 4º Grupamento de Raul Soares abordou, na tarde da última quinta-feira, dia 19/01/2012, o senhor E.Z.S. o qual transitava às margens do Rio Matipó, estrada que dá acesso ao distrito de Bicuíba, portando diversos materiais de pesca.

Ao realizar a busca no interior de uma mochila que o homem levava, verificaram a existência de peixes cujas espécies estão proibidas de serem capturadas (lambari e traíra), devido o período da piracema. De acordo com a versão dada pelo cidadão, o pescado havia sido capturado no lago da usina hidrelétrica do emboque.
              
De imediato, foi dada voz de prisão ao infrator pela prática de crime ambiental, sendo apreendidos todos os materiais de pesca utilizados no delito além de 2,5 Kg de pescado. Foi lavrado em desfavor do autor um Auto de Infração no valor de R$ 2.599,74.
              
A ocorrência policial foi encerrada na Delegacia de Polícia Civil de Caratinga, onde materiais e Autor da infração foram apresentados à Autoridade Policial.
              
A polícia Ambiental continua orientando aos pescadores quanto às restrições da Portaria da Piracema nº 155/2011 e sobre a necessidade do porte da licença de pesca para os praticantes da atividade, sob pena de incorrência em infração ou mesmo crime ambiental. 

29 janeiro 2012

Editorial da Edição 414 do Jornal Regional 

Atingidos por enchentes
esperam ajuda do governo

“Atingidos por enchentes esperam ajuda do Governo”
Esse é o título de um filme que muitos já assistiram e que está em exibição neste início de 2012. A sinopse continua a mesma.

O triste enredo em longa ou curta-metragem já foi exibido na cidade de Raul Soares em anos anteriores e volta agora com exibição mais moderna e arrojada em efeitos especiais que retrata um público menor, protagonistas em áreas de risco e moradores ribeirinhos, sofridos e cansados da espera de intervenção do poder público, seja com sol ardente seja com chuva que leva os sonhos. 

As cenas retratam tristeza, desolamento e revolta, recheadas de prejuízos, constrangimentos e desesperanças que vão além da comoção e solidariedade dos raul-soarenses.

Na cabeça do público o filme continua rodando ‘fortes’ e ‘exemplares’ cenas de ajuda humanitária. Pode-se dizer exuberantes ações de irmandade entre pobres e ricos, abastados e carentes e poderosos e ricos.

No ponto alto da fita deste ano destaca-se a solidariedade de policiais, agentes públicos, representantes de classes, populares, vizinhos e comerciantes que entraram em cena para prestar socorro às inúmeras famílias, levar donativos e a esperança capaz de reerguimento.

O governo, através da defesa civil, anuncia que estará enviando recursos financeiros às prefeituras para atendimento aos atingidos pelas enchentes.
Em filmes anteriores aqui em Raul Soares os atingidos não receberam o recurso então prometido que sequer chegou à administração pública local. 

Numa das várias vezes até que o dinheiro chegou à prefeitura, mas nem todos foram prestigiados e alguns receberam ínfimas quantias que mal deram para limpeza de suas casas.

Ao contrário de antes, agora os municípios brasileiros recebem muito dinheiro dos governos estadual e federal. As prefeituras de norte a sul nunca receberam tanto...

O Ministério da Integração veicula na mídia nacional o imediato envio de verba da enchente para os municípios atingidos e Raul Soares, através das autoridades competentes, já deve estar preparando documentação apta ao recebimento.

Para Minas Gerais será enviada verba no valor de 30 milhões de reais para ações emergenciais nos 192 municípios afetados pelas chuvas, atingindo 2,9 milhões de pessoas.

Por isso, entre outros fatores, os raul-soarenses atingidos por enchentes esperam que o dinheiro prometido chegue até eles, o mais rápido possível e em cifras que realmente deem para recuperar o patrimônio perdido...
Mutirão de limpeza em Raul Soares

A Prefeitura Municipal de Raul Soares, através da Secretaria Municipal de Saúde e Centro de Vigilância Epidemiológica, realizará durante todo o mês de fevereiro o mutirão da limpeza.
        
A iniciativa visa somar esforços com a população no combate à agentes noviços ao homem e que são hospedeiros ou se desenvolvem em locais sujos e com entulhos.
         
Para isto os órgãos envolvidos traçaram um mapa da cidade e estarão realizando dia-a-dia, a partir de 30 de janeiro até 26 de fevereiro, o mutirão da limpeza onde, em dias pré-determinados, estarão orientando a população e coletando entulhos que facilitam a proliferação de doenças como leptospirose, hepatites A e E, febre tifóide, cólera, e dengue; e alertando a população da necessidade de sua participação com ações bem simples como colocar o seu lixo doméstico amarrado em sacolas, no horário mais próximo possível da coleta, evitando assim que cachorros e outros animais vadios ataque-os à procura de comida.

Com o slogan “POVO EDUCADO + CIDADE LIMPA = SAÚDE”, está sendo distribuído pela cidade um folheto informativo da Ação da Secretaria Municipal de Saúde e Centro de vigilância Epidemiológica, com a data e a localidade onde o mutirão acontecerá.
          
A participação de todos é fundamental. Vamos unir esforços para termos uma cidade mais limpa, com uma qualidade de vida melhor e longe da dengue. Faz bem e o meio ambiente agradece.
          
E então, vamos lá?
          
Data e localidade em que será realizado o mutirão da limpeza:
           30/02/2012- Mangueira e Vila Parente.
           31/01/2012- Rua de Ubá.
           01/02/2012- Bom Jesus.
           02/02/2012- Bom Pastor.
           03/02/2012- Morro das Pedras.
           06/02/2012- Sodré/Belchior
           07/02/2012- Centro.
           08/02/2012- Centro.
           09/02/2012- Centro.
          10/02/2012- Jardim.
          13/02/2012- Tarza;
          14/02/2012- Santana.
          15/02/2012- Progresso.
          16/02/2012- Vila Esperança.
          17/02/2012- Rosa Mística.
          23/02/2012- Vila Barbosa/Novos Tempos.
          26/02/2012- Asilo/Prefac
          Participe. Faça a sua parte: Lixo em local errado: alagamentos, doenças, desmoronamentos. Prejuízo para todos e você também pode, e deve, evitar.
(Ideiafix)
Agnaldo Timóteo depõe sobre
suposto esquema de pedofilia


Cantor, compositor e vereador em São Paulo pelo PR, Agnaldo Timóteo prestou depoimento nesta quinta-feira (26) na delegacia de Polícia Civil de Caratinga, no Leste do Estado, sua cidade natal. O nome dele foi citado durante as investigações de um suposto esquema de pedofilia na região. Um funcionário do cantor também foi ouvido.

De acordo com a polícia, o cantor seria amigo de um dos suspeitos, identificado como Maguila, de 49 anos, e que seria treinador de futebol em uma escolinha. Na saída da delegacia, Timóteo disse que o amigo é inocente das acusações e que ele jamais desrespeitaria os seus alunos. O depoimento durou três horas.

"Chegamos ao final das investigações e na semana que vem vamos encaminhar os autos para o Ministério Público para que ele proceda as acusações", afirmou a polícia.

Seis pessoas suspeitas de participação no suposto esquema de pedofilia foram presas no último dia 13 de janeiro. Eles aguardam as investigações detidos no presídio de Caratinga.
(O Tempo)

25 janeiro 2012

Vereador é encontrado morto 
depois de três dias de sumiço


O corpo de Horácio Carlos de Souza foi achado com sinais de fortes espancamento às margens de um córrego

Um vereador de Jequeri, na Zona da Mata de Minas, foi encontrado morto na zona rural da cidade. O corpo de Horácio Carlos de Souza (PDT/PMN), de 42 anos, foi achado na terça-feira com sinais de fortes espancamento, às margens de um córrego no distrito de São Sebastião da Grota.

De acordo com a Polícia Militar (PM), o parlamentar estava desaparecido desde domingo, quando família registrou o boletim de ocorrência. Ainda de acordo com a PM, no corpo de Horácio não foram encontradas marcas de tiros ou arma branca, indicando que ele provavelmente foi morto a pancadas.

Segundo informações do 2º Pelotão da 118ª Companhia da PM, a esposa do vereador disse que ele saiu por volta de 6h30 de domingo dizendo que iria resolver um problema e chegaria no horário do almoço. Mas, o parlamentar não voltou para casa. Desde então, os familiares fizeram um mutirão em busca de Horácio, porém sem sucesso.

O parlamentar morava no distrito onde foi encontrado morto. Por volta de 12h de ontem, dois moradores avistaram o corpo numa região de mata fechada e avisaram aos familiares. O crime chocou a população local.

A Polícia Civil vai investigar os motivos e a autoria da morte. De acordo com o 2º Pelotão da 118ª Companhia da PM, há um suspeito para o crime, mas o sigilo será mantido.
(Estaminas)

24 janeiro 2012

Suposto esquema de 
mensalão em Caratinga

Justiça cumpre mandados de busca e apreensão em residências de supostos
envolvidos em possível esquema de mensalão em Caratinga
Operação em Caratinga busca provas de suposto esquema de suborno entre
Poderes Legislativo e Executivo

Operação do MP

Vídeos denunciados pelo ex-servidor público Robson Ferreira Bastos, que atuava na prefeitura de Caratinga como assessor de geoprocessamento, protagonizam o maior escândalo político da cidade. As imagens de vereadores recebendo dinheiro dentro da Prefeitura levantaram a suspeita de um esquema de mensalão em Caratinga. Um possível pagamento de propina a vereadores para aprovação de projetos de lei de interesse da Prefeitura de Caratinga.

Na manhã desta terça-feira (24/01) o processo de investigação instaurado pelo Ministério Público teve um capítulo importante. O Ministério ajuizou a ação cautelar de busca e apreensão contra cinco vereadores: Emerson da Silva, Ricardo Gusmão, Altair Soares, Ronilson Marcílio e Cleider Costa de Medeiros.
  
Mandados de busca a apreensão também foram cumpridos na casa da secretária de fazenda, Angelita Lelis; do secretário exonerado de desenvolvimento econômico e turismo, Edson Soares; do chefe de gabinete, também exonerado, Edwy Júnior e na residência do prefeito da cidade, João Bosco Pessine. A equipe de jornalismo do Super Canal acompanhou os trabalhos realizados por 36 policiais militares de Ipatinga e Belo Horizonte, 15 oficiais de justiça e promotores da capital mineira.  

A equipe responsável pelo cumprimento de mandado de busca e apreensão na casa do prefeito chegou por volta das 07h da manhã. Pelo interfone foi solicitada a entrada da equipe. O prefeito desceu para verificar o que estava acontecendo e ainda na garagem foi orientado a franquear a entrada da equipe de posse de um mandado de busca e apreensão em sua casa. Pessine argumentou “mas eu não sou bandido, sou o prefeito da cidade” e ainda questionou a presença de tantos policiais, mas acatou a decisão da justiça.
Mandados de busca e apreensão também foram cumpridos na Câmara Municipal e na Prefeitura.  No órgão do poder executivo as equipes estavam devidamente autorizadas a vasculhar o gabinete do prefeito, salas das secretarias da fazenda e desenvolvimento econnômico e turismo e chefia de gabinete. A liminar deferida pelo juiz de direito da 2ª vara cível de Caratinga, Alexandre Ferreira, concedia autorização para busca e apreensão de documentos públicos ou particulares, como correspondências, contratos, agendas, relatórios, boletos, extratos e comprovantes de transações bancárias, computadores, dentre outros objetos necessários à prova dos ilícitos.  

O ex assessor de geoprocessamento da Prefeitura repassou à 2ª.  Promotoria de Justiça da Comarca de Caratinga um DVD contendo 78 vídeos, que segundo o denunciante teriam sidos gravados pelo ex-secretário Edson Soares e pelo ex-chefe de gabinete Edwy Júnior.
Robson relatou á promotoria que o esquema consistia ainda no pagamento mensal da quantia de 15 mil a 20 mil reais a cada vereadores envolvido, para que estes aprovassem projetos de lei de interesse do executivo. Robson foi ouvido no dia 04 de novembro e a partir de então, as investigações tiveram início.
As equipes se espalharam em diversos pontos da cidade, na casa dos suspeitos de envolvimento naquele que pode se configurar como o maior escândalo político da cidade. A justiça precisa de provas para inocentar ou acusar, dentre as acusações de Robson ele alega que no suposto mensalão o prefeito e sua cunhada, Angelia Lelis, secretaria de fazenda sabiam do esquema. 


Os vereadores Ronilson Marcílio e Emerson da Silva elogiaram o trabalho do MP. Para Ronilson “chegou o momento de ver quem é quem”.  
Após cerca de duas horas de operação, os materiais coletados nas residências e órgãos públicos foram colocados dentro das viaturas e levados ao Fórum Desembargador Faria e Souza. 

O juiz de direito Alexandre que deferiu a liminar para a cumprimento de mandados de busca e apreensão, destacou que a operação deveria ter sido realizada em dezembro do ano passado, quando o pedido foi acatado pela Justiça. Após aguardar os trâmites legais para a sua realização, ela aconteceu na manhã desta terça-feira, por volta das 06h da manhã. 
Alexandre também ressaltou que o conteúdo dos vídeos e o teor da denúncia são passíveis de uma investigação mais aprofundada.  De posse do material recolhido, pode ser que o Ministério encontre provas para inocentar ou acusar os envolvidos neste processo de investigação.

Este foi o primeiro passo de uma resposta do Ministério Público à sociedade caratinguense.
(TV Super Canal de Caratinga)
3º Torneio Metropolitano de 
Damas reúne 57 participantes

Raul Soares ficou com o 2º lugar

A competição garantiu três vagas para o Campeonato Estadual desse ano
O torneio reuniu participantes de 22 cidades da região. Pedro Neto era concentração pura. Sabia que cada movimento poderia definir a partida. O aposentado de 64 anos começou no esporte aos 25 e acumulou várias conquistas no currículo, entre elas a do Mineiro de 2009. Para ele, representa muito.

O sistema de jogo adotado no torneio foi o Suíço. Também conhecido como tablita. Com esse método é possível impedir jogadas decoradas. 'Quebra o sistema de estudo de um jogador. Dali para frente eles vão ter que jogar simplesmente no cálculo', explica o árbitro Erisvaldo Carlos Pereira.

Muita concentração, mas nada de perder tempo. Em cima de cada mesa um relógio para cada dupla. O pino deveria ser apertado ao final de cada jogada. Caso o tempo fosse estourado por um jogador, ele perdia a partida. José Reis deu as dicas para quem quer ser um bom competidor. 'Dedicação em primeiro lugar, raciocínio e preparo físico', fala.

Éden Carainze veio de Dionísio e complementa: 'Tem que ser como uma diversão, assim ele consegue aprender muito'.

A competição faz parte do calendário da Federação Mineira de damas e garante aos primeiros colocados vagas no Campeonato Mineiro e Brasileiro.

A maioria dos competidores tinha mais de 50 anos. Cenílio Alves tem 64 e é o presidente da Federação Mineira. Há 30 anos começou a se aventurar pelos tabuleiros. Em 2007 participou do mundial na Alemanha, ficou na 27ª colocação. Depois de tanto tempo de estrada deixa claro... Jogar damas só faz bem. 'Raciocínio lógico e rápido nos estudos, na complementação do seu trabalho. A dama e o xadrez desperta isso', afirma ele.
(Américo Avelar/Produção Intertv)

O Torneio de Damas deu abertura a semana de festa do aniversário de Coronel Fabriciano. Entre as cidades participantes Raul Soares se fez presente e foi a vice-campeã perdendo apenas para Belo Horizonte.
E foi realizado com patrocínio e apóio da Prefeitura de Coronel Fabriciano e Inter TV, afiliada Rede Globo.

22 janeiro 2012

UFMG divulga a lista dos aprovados 2012

Aprovados ingressam no 1º e 2º semestres. Segundo a universidade, 18.624 candidatos concorreram a 6.670 vagas em 76 cursos

Aqueles que sonham com a chance de ingressar em uma universidade pública podem cruzar os dedos e, no caso dos aprovados, comemorar. A Universidade Federal De Minas Gerais (UFMG) divulgou na manhã deste sábado (21) a lista com os alunos que selecionados para ingressar no campus em 2012.

Clique aqui e confira o resultado do vestibular

20 janeiro 2012

Faltam alunos para
cursos técnicos em Minas

Estão abertas em Minas 113,9 mil vagas para formação profissional, mas o pleno emprego derruba a procura

Estão abertas em Minas nada menos que 113,9 mil vagas para cursos de qualificação profissional, boa parte delas com emprego garantido ao final do treinamento, mas faltam trabalhadores para ocupá-las. Há casos de cursos com 89% de ociosidade.
 
A qualificação é a principal aposta do governo e das empresas para a redução do déficit de técnicos e profissionais qualificados no Estado, que somente nos postos do Sistema Nacional de Empregos (Sine) somam 16 mil.
 
Existem atualmente cursos para todos os setores da economia, sendo boa parte deles gratuita, e alguns, como os do Senai, oferecem ajuda de custo aos alunos. Porém, mesmo com as facilidades oferecidas, muitas turmas nem sequer são abertas por falta de adesão.
 
Segundo o secretário de estado de emprego e trabalho, Carlos Pimenta, a maior dificuldade do mercado atualmente é a de encontrar profissionais qualificados. Para ele, a falta de interesse pelos cursos pode ser explicada pela facilidade de se conseguir um emprego. Segundo ele, com o mercado demandando fortemente trabalhadores, as empresas acabam ficando menos exigentes na hora da contratação.
 
Somente o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) está com 98.183 vagas abertas em todo o estado para cursos neste ano, para formação de técnicos industriais. No comércio, estão abertas 220.720 vagas para cursos profissionalizantes, que vão desde técnicas de vendas e montagem de vitrines até a formação de gerentes. Esses cursos são ministrados pela Faculdade de Tecnologia do Comércio (Fatec), da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte, e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Segundo o gerente geral da Fatec, Sérgio Marchetti, a média de ocupação é de 70% das vagas disponíveis.
 
O vendedor de equipamentos para construção, Rafael Andrade Antunes, de 41 anos, seguiu na contramão da maioria dos profissionais do comércio e buscou se qualificar. Ele fez em novembro do ano passado um curso bancado pela empresa onde trabalha e não se arrepende. “Melhorei muito o atendimento ao público e pretendo fazer outros cursos”, afirma.
 
Na área de construção civil, onde faltam profissionais em diferentes funções, até mesmo cursos voltados para formação de pedreiros tem tido pouca adesão. O Serviço Social da Indústria da Construção Civil de Minas Gerais (Seconci-MG) oferece 720 vagas para treinamento gratuito. Porém, a supervisora do departamento de Serviço Social, Silvia Helena Macedo, não espera preencher todas as vagas. Para se ter uma ideia, entre 30 de novembro de 2010 e dezembro de 2011, foram abertas 840 vagas e somente 91 pessoas se matricularam, o que equivale a apenas 10,8% do total. “Não conseguimos mesmo despertar interesse. E olha que damos passagem de ida e volta, vale alimentação e material didático para os alunos”, afirma.
 
O setor supermercadista tem um déficit de 6 mil trabalhadores, sendo 2 mil vagas restantes do ano passado e outras 4 mil novas abertas neste ano. Para tentar minimizar essa falta de profissionais, a Associação Mineira de Supermercados (Amis) pretende capacitar, entre fevereiro e março, 315 pessoas. No ano passado, foram capacitadas 1,3 mil pessoas em 12 meses. A Secretaria de estado de Trabalho e Emprego (Sete) vai qualificar outros 4 mil profissionais neste ano, também para o setor supermercadista.
(Hoje em Dia)

18 janeiro 2012

Ministro da Previdência defende
idade mínima para aposentadoria
O ministro da Previdência, Garibaldi Alves Filho, defendeu que o governo estabeleça uma idade mínima para aposentadoria. Segundo ele, a idade média de aposentadoria dos brasileiros é de 51 anos no caso das mulheres, e 54 anos, no caso dos homens. Garibaldi afirmou que, além do Brasil, apenas Irã e Equador, em todo o mundo, não possuem uma idade mínima para aposentadoria. "Já pensaram nessas companhias?", ironizou.

Embora tenha feito críticas ao fator previdenciário, em sua opinião, "muito cruel", o ministro disse que ele não pode ser simplesmente eliminado, mas substituído por alguma outra regra, como a idade mínima. "Tirar o fator previdenciário hoje é impossível", afirmou. "O País precisa ter consciência de que a Previdência não pode continuar assim."
Segundo o ministro, a Previdência paga hoje 29 milhões de benefícios e recebe 60 milhões de contribuições. "A relação está de dois para um. Estamos cada vez mais aproximando o número de contribuições e de pagamentos de benefícios", afirmou.

Garibaldi disse acreditar que seja remota a possibilidade de que o Supremo Tribunal Federal (STF) aprove a chamada 'desaposentação', caso de pessoas aposentadas que voltam ao mercado de trabalho e pedem a reversão da aposentadoria, com o objetivo de, mais tarde, obter um benefício maior. Ele considerou a proposta injusta, mas disse que o governo cumprirá qualquer decisão do STF.

Disciplinar concessões
Depois da aprovação do fundo de previdência complementar dos servidores públicos, prevista para ocorrer na volta do recesso do Congresso Nacional, o governo pretende encaminhar um projeto de lei para "disciplinar" a concessão de pensões pela Previdência Social. Garibaldi Alves evitou, no entanto, se comprometer com uma data para enviar a proposta.

Segundo ele, é preciso haver uma discussão com outros ministérios para se chegar a um consenso sobre o assunto. Uma das mudanças que deve ser promovida é a definição de um prazo de carência para que seja concedido o benefício.

O ministro citou como exemplo o caso de segurados do INSS que, ao contribuírem uma única vez, deixam para mulher e filhos uma pensão que, em alguns casos, pode ser vitalícia. "É o casamento previdenciário, em que se casa com uma vela na mão", afirmou.

Ele também mencionou a possibilidade de o beneficiário perder a pensão caso volte a se casar, por exemplo. O ministro explicou que o governo optou por fatiar a reforma da previdência em diversos projetos para reduzir a possibilidade de rejeição por parte do Congresso. "O governo entendeu que não dá para mandar uma soma de projetos de uma vez só, mas ir aprovando paulatinamente", afirmou.
(Agência Estado)

17 janeiro 2012

Promotores de Abre Campo
realizam Palestra de Integração

O evento aconteceu na sede do Pelotão da Polícia Militar no último 12 de janeiro

A Polícia Militar de Abre Campo, com o intuito de fortalecer a integração com o Ministério Público, promoveu, no dia 12 de janeiro deste ano, na sede do pelotão, um encontro entre os policiais militares e os Promotores de Justiça da Comarca de Abre Campo, Dra. Fernanda e Dr. Gustavo, os quais palestraram sobre a importância do trabalho policial militar no desenrolar de um processo judicial, ressaltando o quesito legalidade em toda e qualquer ação policial.

E esclarecendo dúvidas sobre cumprimento de mandados de busca e apreensão, diversos crimes, dentre eles, violação de domicílio e embriaguez ao volante, falando, ainda, acerca do disposto na Lei Maria da Penha e na lei que define o abuso de autoridade, dentre outros assuntos.

A palestra, que contou com a presença de policiais militares de Abre Campo, Sericita, Pedra Bonita e Caputira, contribuiu para o fortalecimento da parceria entre a Polícia Militar e o Ministério Público, e certamente produzirá efeitos positivos na qualidade dos serviços prestados à sociedade. 

Promotores de Abre Campo, Dra. Fernanda Caran Monteiro e Dr. Gustavo
Sousa Franco e o Cmt do 4º/ 72ª Cia PM, 1º Ten PM João Batista dos Santos
(Portal da Mata/Abre Campo)




16 janeiro 2012

Morreu Lulú de Granada, o
maior pistonista da região...

"Porque metade de mim é partida, mas a outra metade é saudade..."
(música de Oswaldo Montenegro)


Faleceu no último dia 13 de janeiro, Aloísio Barbosa Chaves, o conhecido "Lulú", aos 76 anos, pai da administradora do blog ‘Amodig’ (de Granada), filho de Gerson Barbosa Chaves e Raulina Zoqbi Chaves, faz parte da história do distrito de Granada junto com sua família.
Apaixonado pelo Vasco, de um talento inigualável tanto para o trabalho na oficina mecânica que possuía como para a música, contribuiu para a cultura local tocando durante muitos na banda de música e transmitindo esse dom para os seus filhos e netos. 

Ele estava com problemas de saúde há alguns dias e deixa a família e os granadenses com profundos sentimentos de pesar.

Pessoa alegre e contagiante que depois de um derrame há 20 anos passou a viver sob os cuidados da esposa Damores e dos filhos, que com uma dedicação excepcional, lhe proporcionaram uma qualidade de vida inegável. Não tinha quem não se alegrasse no contado com ele. Sempre estava à porta da rua ou passeando pelas ruas de Granada dando atenção a todos e mostrando uma grande alegria de viver. Um verdadeiro exemplo de perseverança e amor à vida.

Com certeza deixará um vácuo em nossos corações, mas também um sentimento de que a vida realmente vale a pena por podermos aprender e crescer sempre mais principalmente com lições de pessoas como o Lulu.

Que a gente cresça e não envelheça simplesmente. Que tenhamos juízo mas mantenhamos o bom humor e um pouco de ousadia. É isso que fica para os familiares e amigos. Que Deus possa dar conforto e bênçãos na vida de cada familiar.
(Colaboração: Beatriz Clemente/Blog Amodig)

Nossa opinião:
Lulú deixa seu nome gravado na história de Granada como homem simples, alegre e esportista e grande colaborador da cultura contemporânea de Minas Gerais. Executava a música com esmero e vibração.

O som que ecoava de seu inseparável instrumento de sopro parecia estar vindo da alma... de longe, os de ouvidos mais apurados, já sabiam que aquele sopro suave, harmônico e inseparável dentre os demais só poderia ser produzido pelo pistom de Lulu da Granada.

Quantos carnavais ele tocou em Raul Soares, nos bons bailes no Clube Marajoara!
Nesse tempo, sob comando de Zé Rita e Papí, ele dividia o palco com outros ‘feras’ da música raul-soarense.

Aproveitamos para lembrar outros pistonistas que com ele dividiram o espaço musical: Airton “Pretinho”, Valdir de São Pedro, Pernambuco, Edson Barbosa e Fernando Costa, etc.

Seu passamento constitui grande perda para os familiares e para a cultura da região...
Noite do Havaí em Rio Casca
32 anos de sucesso!
Cheques com data de 2011 serão
devolvidos a partir de fevereiro

No início do ano é comum que alguns clientes, por força do hábito,
errem na hora de colocar a data, escrevendo o ano anterior


BRASÍLIA - A partir de fevereiro, os cheques preenchidos, por erro, com data de 2011 serão devolvidos pelas instituições financeiras, segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Neste mês, os cheques serão compensados normalmente, após verificação pelos bancos.

Segundo a Febraban, no início do ano é comum que alguns clientes, por força do hábito, errem na hora de colocar a data, escrevendo o ano anterior. Para a federação, a decisão de receber os cheques com data errada em janeiro será benéfica para os clientes e reduzirá os impactos dos transtornos nos serviços de compensação dos bancos.

Pelas regras de compensação, o prazo para a apresentação do cheque ao banco é de 30 dias a contar da data de emissão, para os documentos emitidos na mesma praça do banco sacado, e de 60 dias para os cheques emitidos em outros locais. Mesmo depois desse período, há ainda seis meses para que haja prescrição do cheque. Quando o cheque é apresentado após o prazo de prescrição, é devolvido mesmo que haja saldo disponível.

A orientação do Banco Central é que, ao perceber que a data ficou errada no cheque, o cliente faça uma ressalva no verso da folha com nova assinatura e data correta.
(Agência Brasil)

15 janeiro 2012

Cemig Serviços abre 322 vagas para nível médio

As inscrições para o concurso público serão abertas no
dia 19 de março e podem ser feitas até o dia 17 de abril

A Cemig Serviços, subsidiária da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), publicou o edital para a realização de concurso público no Estado. Ao todo serão oferecidas 322 vagas para cargo de nível médio, na função de Agente de Faturamento Motociclista.

As inscrições serão abertas no dia 19 de março e podem ser feitas até o dia 17 de abril, pelo site da Fundep. O valor da inscrição é de R$ 32 e para requerer a isenção da taxa, os candidatos devem fazer o pedido entre 12 e 16 de março.

As vagas são para as regiões Centro, Triângulo, Mantiqueira, Leste, Oeste, Norte e Sul de Minas e o salário inicial é de R$ 806, mais gratificação de função acessória por conduzir motocicleta, de 29,77% do salário base, correspondente a R$ 240,00.

As provas estão marcadas para o dia 20 de maio e terão questões de matemática, língua portuguesa e raciocínio lógico. O resultado final do concurso será publicado no Diário Oficial Minas Gerais e divulgado na internet.
 
(Hoje em Dia)

14 janeiro 2012

Prefeito de Guaraciaba é
reeleito presidente da Amapi

Prefeito de Raul Soares, Vicente Barboza, eleito vice-presidente



O prefeito de Guaraciaba, Eli Dorneles Gonçalves foi reeleito nesta terça-feira, dia 10 de janeiro, presidente da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Piranga (Amapi) para a gestão 2012. O nome do novo presidente foi aprovado por unanimidade pelos gestores municipais e seus representantes legais, que participaram da Assembleia e também aprovaram a prestação de contas da Associação durante o ano de 2011.

Além de Eli Dorneles, a nova diretoria para o ano de 2012 ficou composta pelo primeiro vice-presidente, Vicente de Paula Barboza, prefeito de Raul Soares, segundo vice-presidente, João do Carmo Macedo, Padre João, prefeito de Acaiaca.   Já o Conselho Fiscal ficou assim constituído: Titulares – Maria das Dores Souza Vilas Boas - Prefeita de Jequeri, Aroldo Fernandes Gomes - Prefeito de Diogo de Vasconcelos, Odilon Ferreira de Oliveira Junior- Prefeito de Oratórios e Suplentes – Terezinha Ramos- Prefeita de Mariana, João Antônio Vidal de Carvalho- Prefeito de Ponte Nova e Fernando José Carneiro Magalhães- prefeito de Barra Longa.

Equipamentos para beneficiar  municípios filiados                       
Durante a assembleia, o secretário-executivo da Amapi, José Adalberto de Rezende anunciou que vai reivindicar junto ao secretário do Governo Estadual, Danilo de Castro que seja disponibilizado em regime de comodato aos municípios filiados uma série de equipamentos relativos á estrada e asfalto em bom estado de conservação (atualmente geridos pelo DER mas que devem ser recolhidos para serem destinados  a um escritório na cidade de Curvelo).

José Adalberto lembrou aos gestores municipais que desde o dia primeiro de janeiro de 2012 todas as pesquisas eleitorais que forem divulgadas devem ser registradas junto ao TRE e aproveitou para distribuir entre os presentes um mapa explicativo sobre os rios, bacias e afluentes que cortam a Região do Vale do Piranga para evitar especulações erradas e boatos infundados sobre as causas das enchentes.
(Com informações da Amapi)
Tribunal de Justiça nega
corte de árvore centenária

A 3ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) manteve a decisão de caráter liminar do juiz Marcus Vinícius do Amaral Daher, da comarca de Raul Soares, que negou ao Instituto Estadual de Florestas (IEF) a autorização para cortar uma gameleira.

Segundo os autos, a servidora pública Z.R.F. requereu autorização para cortar a árvore. Ela alegou que a gameleira oferecia perigo para sua residência e a impedia de aproveitar, a seu modo, o imóvel. Além disso, a árvore poderia danificar a rede elétrica, o que foi confirmado pelo IEF.

O aposentado J.A.M. ajuizou ação popular para impedir o corte da árvore. Segundo ele, a árvore faz parte do patrimônio histórico-cultural e ambiental da comunidade, pois ela tem idade presumida de 150 anos.

O juiz da comarca concedeu então uma decisão liminar impedindo o corte da árvore, e o IEF impetrou agravo de instrumento para contestar essa decisão.

O relator do agravo, desembargador Elias Camilo, entendeu que a poda da árvore não poderia ser autorizada por decisão liminar, devido à irreversibilidade da medida. “Consta que a árvore remonta a um tempo anterior à fundação da própria cidade, possuindo aproximadamente cem anos de idade, sendo uma referência da história do lugar e tendo inclusive dado nome ao bairro em que está localizada”, destacou o relator.

Os desembargadores Judimar Biber e Kildare Carvalho votaram de acordo com o relator.
(Assessoria de Comunicação do TJMG)
Músico desaparece ao pular
de ponte sobre o Rio Doce
Segundo a família, ele estaria em crise depressiva quando decidiu fugir

Vinícius trajava bermuda jeans e
camisa escura quando desapareceu
Familiares e amigos do músico mineiro Vinícius Maia Carvalho, o Mainho, de 28 anos, se mobilizam para tentar encontrá-lo depois que ele desapareceu ao pular de uma ponte sobre o Rio Doce, em Rio Casca, na Zona da Mata Mineira, na última quarta-feira. Morador de Belo Horizonte, ele é integrante do grupo Nem Secos, que relembra o sucesso do Secos e Molhados, e do Trio Curimã. De acordo com a família, ele sofreu um surto desencadeado por um processo depressivo e, por isso, sumiu.

“Ele caiu numa crise profunda de depressão. Tristeza mesmo. Ninguém sabe porquê. Passou a virada do ano na praia e dois dias antes de desaparecer começou a ter um comportamento mais recluso e, por isso, meus pais decidiram voltar para BH”, conta Gustavo Maia Carvalho, de 33 anos, irmão do músico.

Segundo Gustavo, há aproximadamente 8 anos Vinícius sofreu uma crise semelhante. “Ele não reagia a nenhum estímulo, ficava apenas recluso”, diz. A família estava em Vitória, no Espírito Santo, e Vinícius retornou junto com o pai, de 63 anos. “Quando eles passaram pela ponte, ele deu um golpe no volante fazendo meu pai perder o controle da direção e bater na mureta. O Vinícius saiu do carro e pulou no rio”, conta o irmão.

Gustavo ressalta que o pai conseguiu acompanhar visualmente o filho, que apesar da cheia do rio conseguiu nadar até a margem. “Meu pai gritou por ele, que chegou a olhar para trás, mas se embrenhou no mato e sumiu”, diz.

Imediatamente o pai de Vinícius contatou a família, a polícia e os bombeiros. Somente na tarde do dia seguinte, os militares iniciaram as buscas. Foram feitos cartazes com a foto do músico, que estão sendo espalhados nas comunidades e cidades vizinhas.

Segundo Gustavo, a família já recebeu contatos de pessoas afirmando terem visto Vinícius. “Um rapaz afirmou, categoricamente, que viu meu irmão com as roupas ainda molhadas, cabisbaixo, perto do local onde ele desapareceu”, conta.

Por meio das redes sociais os amigos do músico também se mobilizam para tentar identificar o paradeiro dele. A família pede que qualquer informação que possa auxiliar nas buscas seja repassada por meio dos telefones (31) 3841-3419, (31) 2511-7194 ou (31) 9243-1426).
(Daniel Silveira)

13 janeiro 2012

Não se sabe a verdade sobre isso, mas vale experimentar

Como dirigir sob chuva forte. Vale a pena ler


Interessantíssimo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Parece um conselho bastante útil.
Como conseguir boa visão ao dirigir sob chuva forte.
Não se sabe o motivo, mas funciona muito bem quando chove muito.
É sugestão de um policial que experimentou e confirmou. Também é útil em condução noturna.

Nós, motoristas ligamos os limpadores de para-brisa em velocidade rápida ou máxima durante chuvas pesadas, mas a visibilidade ainda é bastante ruim.

Se você enfrentar tal situação, ponha óculos de sol (qualquer modelo serve).
Parece um milagre!

De repente, a visibilidade fica perfeita, como se não estivesse chovendo.
Assim, mantenha sempre um par de óculos de sol no porta-luvas do carro para ter boa visão em caso de chuva.
Você também pode salvar a vida de alguém, repassando essa informação a ele/ela.
Experimente! É incrível!

Você ainda verá as gotas no pára-brisa, mas não a lâmina de chuva.
Você poderá ver onde a chuva salta para fora da estrada e os respingos dos pneus do carro à sua frente.
Esta pequena dica deveria ser incluída na formação do motorista.

É excelente!!!!!
(Colaboração de Harlem Tristão)

12 janeiro 2012

Frequentadores de missas têm
a pressão arterial mais baixa

Fiéis que procuram cultos uma vez por mês também são beneficiados
Relação. Estudo cruzou dados da saúde de 120 mil
noruegueses com hábitos de frequência a cultos



Nova York, EUA. Um novo estudo realizado na Noruega indica que as pessoas que frequentam constantemente igrejas ou sessões religiosas têm pressão arterial mais baixa, se comparadas com aquelas que não participam desse tipo de evento.

Entre os participantes do estudo que afirmaram frequentar as missas ao menos três vezes por mês, os índices de pressão sanguínea, em média, foram identificados de um a dois pontos menores que a pressão daqueles que não frequentam as sessões religiosas.

A pesquisa aponta ainda dados sobre os fiéis que declararam ir à igreja uma vez por mês. Nesse caso, as pessoas apresentaram como benefício a queda de meio ponto na pressão.

Os dados da pesquisa foram relativos aos anos de 2006 e 2008. Na época, cerca de 41 mil habitantes de Nord-Trondelag, um condado rural localizado no interior norueguês, foram instruídos a responder questionários sobre a frequência religiosa. Após o preenchimento dos formulários, os voluntários foram encaminhados a postos de saúde, onde foi realizada a aferição da pressão arterial.

Hábito.
Nos Estados Unidos, diversos estudos abordaram a relação da igreja com a saúde dos fiéis. No país, boa parte da população é religiosa. Entretanto, essa foi a primeira vez que uma pesquisa do tipo foi feita no país europeu. Na Noruega, por sua vez, grande parte da população não cultiva o hábito de frequentar os cultos religiosos.

Assim, os resultados da pesquisa surpreenderam Jostein Holmes, co-autor do estudo e professor de medicina comunitária da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia. O especialista aponta que, como não é comum os noruegueses irem à igreja, esperava-se que os resultados fossem opostos aos mostrados nas pesquisas norte-americanas.

"Não esperava que fôssemos encontrar ligações entre a baixa pressão sanguínea e a frequência à igreja na Noruega", comenta.

Segundo o principal autor do estudo, Harold Koenig, diretor do centro de Espiritualidade, Teologia e Saúde da Universidade de Duke, nos Estados Unidos, estima-se que ao menos dois terços das pesquisas feitas sobre a temática encontraram relação inversa entre a pressão sanguínea e o hábito de frequentar as missas.

O estudo, que foi publicado em novembro no periódico científico "Journal Psychiatry in Medicine", contou com a ajuda dos dados do Relatório de Saúde de Nord-Trondelag. O relatório vem colhendo informações e acompanhando o estado de saúde de 120 mil noruegueses desde 1984.


Para que houvesse controle efetivo das amostras populacionais durante a análise dos dados os pesquisadores levaram em consideração outras variáveis. Entre ela, estava o grau de escolaridade dos participantes, além de idade, propensão a doenças cardiovasculares e depressão. Entretanto, mesmo com os resultados concretos, o estudo considera que ainda não se podem avaliar as causas da relação entre saúde e igreja.
(Publicado no Jornal O TEMPO em 11/01/2012)