03 janeiro 2012

Sobe para 52 os
municípios em emergência

RAUL SOARES NA LISTA

O número de mortos chegou a cinco, tendo dois desaparecidos e 9.365 pessoas desalojadas e 404 desabrifgadas, 32 feridos, num total de 2.121.144 afetadas

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec-MG) informou na manhã desta terça-feira (3) que subiu para 52 o número de municípios que decretaram estado de emergência em Minas. São eles Ibirité, São João Evangelista, Congonhas, Itabirito, Brumadinho, Cipotânea, Guiricema e Raul Soares. Ainda nesta terça-feira deverá ser declarado o estado de emergência para os municípios de Ouro Preto e Conselheiro Lafaiete, em decorrência dos estragos provocados pelos temporais.

Com o soterramento da rodoviária de Ouro Preto na madrugada desta terça-feira chega a seis o número de mortos em decorrência das chuvas. Dois taxistas que estavam no local foram cobertos pela terra. Eles estavam em seus carros. O primeiro foi retirado pelos bombeiros durante a madrugada e o segundo corpo foi localizado mas as equipes estão tendo dificuldade para retirá-lo por ser um local de difícil acesso. O local onde estavam estacionados é uma garagem de ônibus também utilizada como ponto de táxi. Ainda não há informações de pessoas dentro do prédio na hora do deslizamento. Quarenta casas ao redor estão ameaçadas de desabamento.

O número de mortos chegou a seis no Estado, com dois desaparecidos e 32 feridos. Das 2.121.144 de pessoas afetadas, 9.365 estão desalojadas e 404 desabrigadas, 2.420 casas e 71 pontes danificadas, 84 casas e 75 pontes destrúidas. Em Congonhas, um hotel desativado desabou na madrugada, sem mortos e feridos.

Em Raul Soares, o transbordamento dos rios Santana e Matipó e do córrego de Ubá, que cortam o município, bem como o grande volume de precipitações ocorridas nos últimos dias, deixou estragos e prejuízos na cidade.

Em Congonhas, a chuva contribuiu para elevação dos níveis dos rios Maranhão e Santo Antônio, que transbordaram e ocasionaram inundações em grande parte do município.

A última cidade a decretar situação de emergência é Guiricema, por conta da elevação do nível do Rio Bagres, que transbordou atingindo as áreas urbana e rural, deixando residências e estradas rurais danificadas e prejudicando o tráfego de pessoas e veículos.

Previsão do tempo
A frente fria que assola o Estado desde o final do ano passado seguirá atuando nas regiões Norte, Nordeste, Leste, Zona da Mata e Central. Chuvas significativas também, deverão ser registradas nos vales do Mucuri, Jequitinhonha e Rio Doce. No Triângulo e Sul de Minas, o sol aparece entre nuvens e não há previsão de chuvas para as próximas horas. Já na Capital, tempo nublado e chuvoso.

A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) alerta de pancadas de chuva moderada (30 a 40 mm) com rajadas de vento, descargas elétricas no fim de tarde e noite desta terça-feira (3).
(Hoje em Dia)

Nenhum comentário: