24 janeiro 2012

3º Torneio Metropolitano de 
Damas reúne 57 participantes

Raul Soares ficou com o 2º lugar

A competição garantiu três vagas para o Campeonato Estadual desse ano
O torneio reuniu participantes de 22 cidades da região. Pedro Neto era concentração pura. Sabia que cada movimento poderia definir a partida. O aposentado de 64 anos começou no esporte aos 25 e acumulou várias conquistas no currículo, entre elas a do Mineiro de 2009. Para ele, representa muito.

O sistema de jogo adotado no torneio foi o Suíço. Também conhecido como tablita. Com esse método é possível impedir jogadas decoradas. 'Quebra o sistema de estudo de um jogador. Dali para frente eles vão ter que jogar simplesmente no cálculo', explica o árbitro Erisvaldo Carlos Pereira.

Muita concentração, mas nada de perder tempo. Em cima de cada mesa um relógio para cada dupla. O pino deveria ser apertado ao final de cada jogada. Caso o tempo fosse estourado por um jogador, ele perdia a partida. José Reis deu as dicas para quem quer ser um bom competidor. 'Dedicação em primeiro lugar, raciocínio e preparo físico', fala.

Éden Carainze veio de Dionísio e complementa: 'Tem que ser como uma diversão, assim ele consegue aprender muito'.

A competição faz parte do calendário da Federação Mineira de damas e garante aos primeiros colocados vagas no Campeonato Mineiro e Brasileiro.

A maioria dos competidores tinha mais de 50 anos. Cenílio Alves tem 64 e é o presidente da Federação Mineira. Há 30 anos começou a se aventurar pelos tabuleiros. Em 2007 participou do mundial na Alemanha, ficou na 27ª colocação. Depois de tanto tempo de estrada deixa claro... Jogar damas só faz bem. 'Raciocínio lógico e rápido nos estudos, na complementação do seu trabalho. A dama e o xadrez desperta isso', afirma ele.
(Américo Avelar/Produção Intertv)

O Torneio de Damas deu abertura a semana de festa do aniversário de Coronel Fabriciano. Entre as cidades participantes Raul Soares se fez presente e foi a vice-campeã perdendo apenas para Belo Horizonte.
E foi realizado com patrocínio e apóio da Prefeitura de Coronel Fabriciano e Inter TV, afiliada Rede Globo.

Nenhum comentário: