29 janeiro 2012

Editorial da Edição 414 do Jornal Regional 

Atingidos por enchentes
esperam ajuda do governo

“Atingidos por enchentes esperam ajuda do Governo”
Esse é o título de um filme que muitos já assistiram e que está em exibição neste início de 2012. A sinopse continua a mesma.

O triste enredo em longa ou curta-metragem já foi exibido na cidade de Raul Soares em anos anteriores e volta agora com exibição mais moderna e arrojada em efeitos especiais que retrata um público menor, protagonistas em áreas de risco e moradores ribeirinhos, sofridos e cansados da espera de intervenção do poder público, seja com sol ardente seja com chuva que leva os sonhos. 

As cenas retratam tristeza, desolamento e revolta, recheadas de prejuízos, constrangimentos e desesperanças que vão além da comoção e solidariedade dos raul-soarenses.

Na cabeça do público o filme continua rodando ‘fortes’ e ‘exemplares’ cenas de ajuda humanitária. Pode-se dizer exuberantes ações de irmandade entre pobres e ricos, abastados e carentes e poderosos e ricos.

No ponto alto da fita deste ano destaca-se a solidariedade de policiais, agentes públicos, representantes de classes, populares, vizinhos e comerciantes que entraram em cena para prestar socorro às inúmeras famílias, levar donativos e a esperança capaz de reerguimento.

O governo, através da defesa civil, anuncia que estará enviando recursos financeiros às prefeituras para atendimento aos atingidos pelas enchentes.
Em filmes anteriores aqui em Raul Soares os atingidos não receberam o recurso então prometido que sequer chegou à administração pública local. 

Numa das várias vezes até que o dinheiro chegou à prefeitura, mas nem todos foram prestigiados e alguns receberam ínfimas quantias que mal deram para limpeza de suas casas.

Ao contrário de antes, agora os municípios brasileiros recebem muito dinheiro dos governos estadual e federal. As prefeituras de norte a sul nunca receberam tanto...

O Ministério da Integração veicula na mídia nacional o imediato envio de verba da enchente para os municípios atingidos e Raul Soares, através das autoridades competentes, já deve estar preparando documentação apta ao recebimento.

Para Minas Gerais será enviada verba no valor de 30 milhões de reais para ações emergenciais nos 192 municípios afetados pelas chuvas, atingindo 2,9 milhões de pessoas.

Por isso, entre outros fatores, os raul-soarenses atingidos por enchentes esperam que o dinheiro prometido chegue até eles, o mais rápido possível e em cifras que realmente deem para recuperar o patrimônio perdido...

Nenhum comentário: