12 janeiro 2012

Câmara realiza reunião extraordinária
Em Pauta: Enchente
Clique na imagem para ampliar
Apesar do recesso parlamentar a Câmara Municipal realizou dia 11 de janeiro uma Reunião Extraordinária para resolver assuntos referentes à enchente ocorrida no princípio do ano.

À frente dos trabalhos o presidente da Casa Rui do Jipe abriu a sessão explicando da necessidade da reunião, e convidou os órgãos responsáveis pelo atendimento aos atingidos para apresentarem as ações desenvolvidas durante o ocorrido, e após a enchente.

Presentes para este propósito estavam Ten. Flávio Batista, recém-chegado a Raul Soares, Sra. Damiana Rodrigues, coordenadora do Condec; Daniela Otoni, coordenadora do Cras Marina Andrade, coordenadora da Vigilância Epidemiológica.

O primeiro a se apresentar foi Ten. Flávio que falou da felicidade de, apesar de ter chegado à cidade em um momento tão conturbado, encontrar parcerias tão importantes para que a Polícia Militar pudesse fazer um trabalho eficiente.

Falou também da necessidade de, a partir de agora, efetivar o Condec para que exista um trabalho permanente de monitoramento e acompanhamento destas áreas, uma vez que as mudanças climáticas apontam para um crescente de situações imprevisíveis, como esta.

Damiana Rodrigues falou da importância de uma rápida ação ante o ocorrido e que, agora, conhecendo a situação dos atingidos e sua permanente situação de risco, faz-se urgente uma reestruturação do Condec. E que esta é a pretensão de todos, a partir de agora.

A Coordenadora do Cras, Daniela Otoni, apresentou um resumo das ações desenvolvidas em parceria com a Polícia Militar e o Condec que reunindo esforços, e contando com a solidariedade da população, realizaram um belíssimo trabalho de apoio e proteção aos atingidos disponibilizando abrigos temporários em escolas, transporte para mudanças, roupas, agasalhos, materiais de limpeza, colchões, cobertores, kits de higiene pessoal e gêneros alimentícios.
Segundo Daniela apenas quatro famílias ainda não retornaram para suas casas, e todas as outras estão sendo assistidas.

Marina Andrade expôs a ação da Secretaria Municipal de Saúde que disponibilizou vacinas para imunizar os atingidos pela enchente, e da Vigilância Epidemiológica em atuar nestas áreas buscando reforçar o combate contra agentes nocivos à saúde da população; e ressaltou a importância da colaboração de todos em relação à higiene de seus espaços, para evitar a proliferação dos mesmos.

Tânia Duarte, diretora do Saae, também se apresentou à convite do presidente da Casa para esclarecer quais medidas o Saae poderia tomar, visando beneficiar os atingidos pela enchente com a isenção da tarifa de água.

Tânia revelou que a Lei de Responsabilidade Fiscal não permite que a autarquia isente o usuário de pagar sua tarifa. E que o que o Saae pode é conceder um desconto, analisando a média usada pela família e fazendo uma redução no valor gasto, não cobrando assim o valor a mais utilizado na limpeza de sua casa e arredores, após a enchente.

Mas, para isto, é preciso que seja enviada ao prefeito uma relação dos atingidos, para que este assine um decreto, permitindo a ação. Advertiu, ainda, que estes deverão procurar com urgência o Saae para se cadastrar, uma vez que a leitura da conta de água brevemente começará a ser efetuada.

Após mais algumas considerações a reunião foi encerrada pelo presidente da Casa que agradeceu a todos pela atenção, e parabenizou aos convidados representantes da Polícia Militar, Assistência Social, Condec, Secretaria de Saúde, Comércio Local e População em Geral, pelo trabalho humano e eficiente realizado, evitando que a situação tomasse maiores proporções.
(FONTE: deiafix.blogspot.com)




Nenhum comentário: