13 dezembro 2012

A Bíblia como manual de sobrevivência
O Livro de Jó é um dos livros mais importantes, significativos e profundos da Bíblia, objeto de estudos e debates entre filósofos e teólogos. O tema central do livro trata do sofrimento humano, narrando a história de um homem justo e virtuoso que, aparentemente sem culpa alguma, defronta-se com todo tipo de desgraças e calamidades e por fim se refaz de todos os seus males e recupera a felicidade, prosperidade e paz de espírito. O livro é composto de três capítulos, ( I ) As Catástrofes de Jó, ( II ) Os Diálogos de Jó e ( III ) A Restauração de Jó.

( I ) As Catástrofes de Jó - Existia na terra de Uz, um homem chamado Jó, o homem mais rico do oriente, nasceram-lhe sete filhos e três filhas,  possuía sete mil ovelhas, três mil camelos,quinhentas juntas de bois, quinhentas jumentas e um grande numero de servos. A desgraça abate sobre Jó e mata seus dez filhos, destrói e rouba todo o seu rebanho e servos.

Os sete filhos de Jó são a visão, a audição, o olfato, o paladar, o tato, a concepção e a reprodução, e quando a mente humana recebe influências negativas, elas passam a ser simbolizadas em sete filhas (Moisés encontra as sete filhas no Egito. Exodo 2:16).
   
As três filhas de Jó estão em todos nós, é a Trindade, a capacidade criadora que nos permite apresentar nossas idéias como forma, experiência e fatos, ou seja, a mente consciente, a mente subconsciente e a sabedoria a união das duas mentes. Em recente publicação do Jornal Estado de Minas Abril/2012, estudos da Neurociência atestam que se o homem não tivesse as duas mentes viveria no máximo três minutos, já que o subconsciente processa cinquenta mil informações por dia.

Satanás desafia Deus e diz que Jó com chagas dos pés à cabeça perderia a fé, ou seja, abandonaria a sua lealdade a Deus. E o Senhor pergunta a Satanás: Donde vens tu? Ele respondeu dizendo: dei volta pela terra e percorri-a, isso significa que as idéias negativas e tentações já tinham percorrido a terra neste caso a mente de Jó, satanás é um mito alojado na sua mente.
   
( II )-Os Diálogos de Jó - Jó recebe a visita de três amigos, Elifaz, Bildade e Zofar, que significam fases da mente consciente sugerindo a mente inconsciente o pessimismo que toma conta do homem nos momentos de atribulações.
   
Em Jó ( 5:6/7) no primeiro discurso de Elifaz o autor diz: 
5-Porque a aflição não vem do pó, e não é da terra que brota o enfado.
6-Mas o homem nasce para o enfado como as faíscas das brasas voam para cima.
   
Jó (6:22)- Da assolação e da fome te rirás, e das feras da terra não terás medo.
A interpretação destes três capítulos deixa claro que o sofrimento de Jó vem do próprio Homem, a palavra homem na Bíblia significa mente.
Em Jó ( 9:1/35)- Resposta de jó ao primeiro discurso de Bildade:
Em sua resposta a Bildade Jó indica que a tradição não é nossa melhor fonte de conhecimento, Deus revelou muito sobre si mesmo até na natureza. Embora devamos ouvir as palavras de sabedoria dos mais idosos, precisamos lembrar que eles são mortais e falíveis, e que aprenderam apenas parte da realidade.
 Apesar do sofrimento Jó deixa claro que alem da  sabedoria é preciso ter fé em Deus.
   
Em Jó ( 9:1/3 e 9:6 )- Discurso de Zofar
1/3- Zofar tenta convencer Jó que ele sofre por causa dos seus pecados.
 Deus não colocou o homem no mundo para sofrer e castiga-lo, é o próprio homem a chamar para si os problemas, e o "Pecado de Jó" consistia em ampliar os problemas, Aquilo que temo me sobrevém (Jó 3:25), ou seja, aquilo de que tenho medo me acontece, o medo é a fé de cabeça para baixo, e, neste caso a fé está abalada.
   
6-e te revelaste os segredos da sabedoria, da verdadeira sabedoria que é multiforme. Sabe, portanto,  Deus permite seja esquecida parte da sua iniquidade.
   
A sabedoria Divina tem dois lados; uma que o homem conhece e outro conhecido apenas por Deus.
   
E sua mulher ( a mulher na bíblia significa a mente inconsciente) disse-lhe: Ainda perseveras na sua simplicidade? Amaldiçoa a Deus e morra. Isso representa um estágio da mente, o subconsciente enfraquecido, onde o ser humano sabe que está se maltratando e auto sugestiona sua morte física. Esse estágio da mente é muito comum nos viciados em drogas, o dependente sabe que a droga só tem mal a lhe fazer, más a mente inconsciente se sente humilhada pela fraqueza e começa a sugestionar a mente consciente, que á mente que dá as ordens. O subconsciente é um computador onde estão armazenadas todas as informações, a mente consciente ou mente objetiva, dá o comando, ou seja, ordens, e o subconsciente processa, ou seja, obedece transformando-as em pensamentos através de ideias e imagens, a nossa mente é a causa e oque está a nossa volta são os efeitos. 
     
A lei da causa e efeito, é impessoal, trará moléstia ou saúde, paz ou dor, tristeza ou alegria e pobreza ou fartura. "Eu formo a luz e crio as trevas: Faço a paz e crio o mal; eu o Senhor faço todas essas coisas (Isaías 45:7)".
     
O livro de Jó é um caso típico de depressão, ou seja, o personagem Jó era um homem com depressão, que é a origem da maioria das doenças, São Paulo diz no texto original da primeira carta aos Corintios, que depois que descobriu que as doenças vêm da mente jamais teve uma enxaqueca, não há como negar que a depressão é uma doença espiritual, onde o ser humano passa a criar imagens de pessimismo abalando seriamente sua parte física. Jesus jamais receitou um remédio, a matéria não tem inteligência, a cura se dá pela auto-sugestão e pela fé nos remédios de acordo com a ciência cristã.
     
No final do livro o autor diz que Jó recupera tudo, ou seja, seus sete filhos que são seus sentidos, e suas três filhas que é a trindade, nossa capacidade criadora que nos permite criar nossas ideias. O remédio mais vendido no mundo é o Prozac (Fluxetina), como se vê o mundo vive em depressão, não é DEUS que manda os problemas para nós, os mesmos são atraídos pela nossa mente, DEUS apenas coloca nossa fé à prova.

Nenhum comentário: