10 dezembro 2012

Encontro estadual de Gestores de Turismo
Cidade de Santo Antonio do Grama de fez presente

Beth Valadares, presidente do Circuito Montanhas e Fé e 
à direita Marcílio Medeiros, gestor do Circuito; entre eles,
 Reginaldo Carvalho, gestor do Circuito Nascente do Rio Doce
 Nos dias 6 e 7 de dezembro, as associações gestoras dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais se reuniram na cidade de Moeda/MG para planejar as ações visando o desenvolvimento do turismo no Estado e traçar as metas e objetivos para o setor para os próximos anos.

A cidade de Santo Antônio do Grama mais uma vez se fez presente na reunião, através do Gestor da Associação do Circuito Turístico Montanhas e Fé, Marcílio Medeiros, que participou do evento em companhia da Presidente da Associação, Beth Valadares.

Durante os dois dias do evento, que contou com a participação das 46 Associações de Turismo de Minas Gerais e com a equipe da Secretaria de Estado de Turismo, entre eles o Secretário Agostinho Patrus Filho e a Secretária Adjunta Silvana Nascimento, foram apresentadas as ações do Governo do Estado no setor e debatidos os principais problemas e as possíveis soluções para o desenvolvimento do turismo em Minas.

As principais reivindicações das Associações Turísticas foram a busca de uma alternativa para se obter a sua sustentabilidade administrativa e financeira (que atualmente depende de repasses das Prefeituras Associadas), maior reconhecimento por parte dos prefeitos mineiros da importância do turismo em todas as regiões do Estado, maiores investimentos do Estado nos municípios e circuitos turísticos do interior e o aumento do repasse do ICMS Turístico, passando de 0,1% para 1% do ICMS do Estado que é devolvido aos Municípios.
O Secretário com a diretoria eleita da Fecitur

Durante o encontro de Presidente e Gestores das Associações de Turismo foi eleita a nova Diretoria da Federação dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais – Fecitur, para o biênio 2013-2014.

Na oportunidade, o Secretário Agostinho Patrus Filho lançou durante o evento, a data do 5º Salão Mineiro do Turismo, que será realizado nos dias 15 e 16 de março de 2013 no Minascentro, em Belo Horizonte, e também contará com a participação de Santo Antônio do Grama.

ICMS TURÍSTICO
Pelo segundo ano consecutivo em apenas três anos de implantação do ICMS Turístico, Santo Antônio do Grama se habilitou com a nota máxima para receber o recurso no ano de 2013.
A habilitação comprova o reconhecimento pelo Estado do trabalho de base que tem sido feito no Município, principalmente de planejamento das atividades ligadas ao turismo, visando um desenvolvimento futuro do setor.

Santo Antônio do Grama possui hoje um Plano Municipal de Turismo em vigor e já tem definidas e delimitadas as áreas, locais e eventos de interesse turístico, necessitando agora implantar a estrutura necessária para a visitação.]

Na nota técnica que informa da habilitação do Município, a Comissão do ICMS Turístico da a Diretoria de Planejamento da Secretaria de Estado de Turismo informa que "fundamentando-se no princípio da transparência e na adoção de técnicas voltadas ao fomento da profissionalização para o turismo, esta colissão salienta que a habilitação do município se deu mediante o cumprimento de todas as exigências obrigatórias dispostas na legislação vigente" e termina afirmando que "dessa forma, o Município de Santo Antônio do Grama habilitou-se ao repasse da cota-parte do ICMS Turístico, ano referência 2011, obtendo nota 10,0."

Nenhum comentário: