25 julho 2011

Deputada Luzia Ferreira apoia reforma da
Igreja Matriz de São Pedro dos Ferros
Clique na foto para ampliar
Na manhã da última quinta-feira (21), os assessores da deputada estadual Luzia Ferreira (PPS) juntamente com a presidente do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural de São Pedro dos Ferros, Stela Mares Barbosa, se reuniram com o diretor presidente do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha/MG), Fernando Viana Cabral, em Belo Horizonte, para discutir a reforma da Igreja Matriz do Sagrado Coração de Jesus, em São Pedro dos Ferros.
A reunião foi uma solicitação feita pelo lider político Reginaldo Moura à deputada Luzia Ferreira por ocasião de uma visita à cidade de São Pedro dos Ferros, em março deste ano. Reforçando seu comprometimento com a cidade, Luzia se propôs a intermediar o encontro da prefeitura com os órgãos competentes do Estado.
Para Luzia Ferreira o tempo não pode destruir as raízes históricas de um povo. “A igreja está localizada no coração de São Pedro dos Ferros e merece ser um ponto de referência de memória e valores para os cidadãos. Este é o primeiro passo para sua restauração e resgate da autoestima da cidade”, relata.
Símbolos de São Pedro dos Ferros, a igreja está localizada na área central da cidade. Em 2001 foi tombada pelo patrimônio histórico do município, mas nenhuma providência foi tomada para garantir a conservação e preservação do local. Devido à ação do tempo a matriz possui inúmeros problemas, essencialmente em sua estrutura e necessita de reparos emergenciais.
Durante a reunião o diretor presidente do Iepha, Fernando Viana Cabral, destacou o compromisso de valorizar e preservar o patrimônio cultural de Minas Gerais. Após receber o relatório com informações sobre a atual situação da igreja, foram discutidas ações para nortear o processo de restauração da matriz e agendado para o dia 29 de agosto, uma visita dos técnicos responsáveis para levantar dados para o projeto de restauração. 
Agora o Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural deverá captar recursos financeiros para dar início as obras de restauração da Igreja.

Nenhum comentário: