14 julho 2011

Expovale 2011 lançada
oficialmente no Sindicato Rural
Clique na foto para ampliar
 
Rubinho, Chico, Sandra e Joãozinho
A Exposição Agropecuária, Comercial e Industrial de Ponte Nova acontece entre os dias 21 e 24 de julho de 2011, no Parque de Exposições de Ponte Nova, com entrada franca durante todos os dias. O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Ponte Nova, Chico Augusto, anunciou as principais novidades para o público que vai comparecer na 47ª Expovale.
“As pessoas vão encontrar o Parque totalmente reformado. Está sendo feito um trabalho grande para adequar o parque para os produtores e para o público em geral. Os prédios antigos que não eram usados foram demolidos e a área foi asfaltada. A parte destinada aos tratadores foi toda reformada: as acomodações, banheiros e cozinhas. Tudo novo e confortável para o produtor, que estava afastado, voltar a integrar a Expovale. Teremos como prioridade o gado neste evento”, declarou.

Luzíada

Outra grande novidade na Expovale 2011, segundo Chico Augusto, é o galpão do agronegócio, o que irá valorizar muito o evento. Será uma tenda de 300 metros quadrados, localizada no antigo Bar Central. Ali será instalado um minilaticínio, produzindo queijos e bebidas lácteas. Terá também a 3ª Festa da Goiabada, um minialambique da Cachaça Guaraciaba, que mostrará como é produzido a aguardente.
“Terá também o tira gosto, a carne de porco com toda qualidade de produção suína da nossa Região. Ponte Nova é a primeira em produção suína do Estado de Minas Gerais e a segunda ou terceira do Brasil. Temos que aproveitar a Expovale para valorizar isso”, afirmou.

Durante a coletiva, o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Ponte Nova, anunciou que pela primeira vez estarão reunidos em uma exposição agropecuária do Brasil e do Mundo os primeiros clones de Gir Leiteiro do Brasil, que são originados da Vaca Luzíada, da Fazenda Brasília, do produtor rural de São Pedro dos Ferros, conhecido nacionalmente, senhor Rubens Resende Peres. Esta vaca é a primeira da Raça Gir a atingir lactação acima de 15 mil kilos e é considerada de alto padrão genético, assim como o Touro Espelho, que também estará presente.
 
Clones

Segundo Chico Augusto, o parque tem o limite de 120 argolas para o gado, que já está preenchido. O concurso leiteiro com 18 vacas e novilhas, também preenchido. O galpão do Pró-Genética tem capacidade para 30 animais, mas esse ano deve ter em torno de 35 animais. Para a mostra de equinos, o Parque conta com 15 baias que já estão todas preenchidas.
 
Chico Augusto também falou do Espaço do Produtor, onde será mostrado o artesanato regional e comidas típicas feitas pela Aprovapi, como o Festival de Caldos.
E anunciou os shows: Na quinta-feira, dia 21 de julho, a banda Samantha. Na sexta-feira, dia 22/7 será a vez da Banda Sacode a Poeira. No sábado, dia 23/7, apresentação da Banda Sereno e Luciana Ribeiro. Encerrando no domingo, a dupla Kristian e Francis. (Denise Silva)

Nenhum comentário: