02 julho 2011

UFRJ põe fim ao vestibular
e adota o Enem como seleção

Rio de Janeiro. A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) decidiu acabar com a prova de vestibular para ingresso na instituição. Em reunião que durou cerca de três horas, os integrantes do Conselho Universitário (Consuni) aprovaram a adesão total ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já na seleção de 2012. No ano passado, 40% dos alunos ingressaram na UFRJ por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), do Ministério da Educação (MEC).

"Pela primeira vez, veremos estudantes entrando por um sistema único, federal, na universidade. Criamos um ambiente de cooperação", afirmou o reitor Aloisio Teixeira, ao ressaltar que a intenção é unificar o acesso ao ensino superior federal. Na reunião, ficou decidido ainda que 30% das vagas serão preenchidas por egressos do ensino público, desde que a renda per capita familiar seja de R$ 545 (um salário mínimo). No ano passado, as cotas preencheram 20% das 9.060 vagas oferecidas.

Embora menos turbulenta do que as discussões que definiram a adesão parcial ao Enem e o início das cotas na instituição, no ano passado, a reunião de ontem não foi marcada pelo consenso. A proposta de abolir o exame próprio - um dos sistemas mais elogiados por especialistas, por ter uma prova inteiramente discursiva - não foi bem recebida por todos.

Um dos argumentos mais lembrados pelos conselheiros contrários à adesão total ao Enem foram as falhas ocorridas nos dois últimos anos, com vazamento das questões, em 2009, e erro na impressão de provas e cartões, em 2010.

Alunos e professores comemoraram a ampliação das cotas. "Foi uma decisão importante. Conseguimos ampliar em 50% o número de vagas para a escola pública e deixando menos margem para que as pessoas que tenham melhores condições socioeconômicos ocupem de vagas", afirmou o professor de economia Marcelo Paixão.
(Pontenet)

Nenhum comentário: