15 julho 2011

Escorpiões já mataram 22
pessoas em Minas neste ano

Montes Claros é a cidade campeã de acidentes
envolvendo o aracnídeo, com 289 registros

Luzia Vieira, que mora próximo ao Saudade,
começou a criar galinhas para ficar livre
dos escorpiões (Foto: Renato Cobucci)
Pequenos, porém mortais, os escorpiões foram responsáveis por 22 mortes em Minas, de janeiro a junho deste ano. O número é próximo de todo o ano passado, quando 25 morreram. Na comparação entre os semestres, representa um aumento de 46%, já que nos primeiros seis meses de 2010 houve 15 mortes. Não há uma explicação para o aumento dos óbitos, mas os registros reforçam a necessidade de se tomar cuidado com o aracnídeo. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES), 5.600 pessoas foram picadas neste ano, até ajunho, o que significa uma média de 31 casos por dia. Há uma ligeira queda em comparação com o mesmo período de 2010, que teve 5.695 ocorrências. Em todo o ano passado foram 11.324.

As cinco cidades campeãs de acidentes envolvendo escorpiões são Montes Claros, com 289 registros e quatro mortes, seguida por Belo Horizonte (266), Ituiutaba (172), Frutal (141) e Governador Valadares (134). Em Belo Horizonte, a Secretaria Municipal de Saúde informou que também há uma queda, de 334 casos no primeiro semestre do ano passado para 266, neste ano. A região da cidade com o maior incidência de escorpiões é a Centro-Sul. Porém, as regionais Noroeste e Nordeste são as que mais somam picadas. Ninguém morre picado por escorpião em BH desde 2009.

Segundo o coordenador da unidade de toxicologia do Hospital João XXIII, Délio Campolina, o tipo mais comum de escorpião no Estado é o mais venenoso do Brasil, o Tityus Serrulatus, também conhecido como amarelo. O especialista afirma que Minas e Bahia são os estados que mais registram casos de picadas. "São considerados uma praga urbana que podem matar. Quanto mais populoso o local, maior a tendência do aparecimento. Eles se alimentam de insetos, como baratas, e vivem em ambientes como tumbas, entulhos, terrenos baldios, ralos e tubulações", afirmou Campolina.

O médico diz que os sintomas da picada são dor forte no local, suor, salivação, coração disparado, vômitos, náuseas e lacrimejamento. Os últimos sinais são indícios de que houve um envenenamento em todo o corpo e o socorro deve ser imediato, principalmente se a vítima for criança.

Criação de galinhas para afastar os escorpiões
A aposentada Luzia Pinto Vieira, de 66 anos, mora ao lado do Cemitério da Saudade, na Região Leste de BH, e afirma que frequentemente encontra escorpiões em sua casa. Ela disse que em apenas uma dedetização no local encontrou 65. "Ainda bem que ninguém foi picado ainda, mas, por causa disso, comecei a criar galinhas, e todas as noites coloco panos em baixo das portas", contou.

O serralheiro Claudinei Pires Vince, de 39 anos, não teve a mesma sorte. Ele já foi picado três vez por escorpiões. "Toda semana encontramos um entre as madeiras", disse.

Uma das dicas para a evitar o aparecimento de escorpiões é manter os quintais limpos, livres de entulhos ou materiais que possam servir de moradia. Além disso, deve-se usar telas em ralos, eliminar frestas de paredes, pisos, tetos, portas e janelas, agitar sapatos, roupas e panos antes de usá-los e não deixar acumular lixo. Não existe inseticida com eficácia comprovada contra esse animal peçonhento.

Em Ituiutaba, no Triângulo Mineiro, o setor de controle de zoonoses capturou 624 escorpiões no primeiro semestre deste ano e registrou 172 acidentes. Por causa da infestação, os agentes de saúde reforçaram o trabalho de prevenção, como vistorias e orientação à população.
(Hoje em Dia)

Nenhum comentário: