07 setembro 2011

Parabéns, Raul Soares,
pelo 88º aniversário!

O município de Raul Soares completa hoje - 7 de setembro - 88 anos.
Os raul-soarenses estão em festa pelo transcurso desta importante data quando se comemora a emancipação política e administrativa.

História de Raul Soares
José Geraldo Leal
Registra o Dicionário Histórico – Geográfico de Minas Gerais: ‘Consta que os primeiros moradores foram Cassimiro e Domingos Lana que, em 1841, venderam suas terras a Francisco Alves do Vale, que aí se fixou com sua família. Os filhos deste, José, Jacó, Francisco e Manoel Alves do Vale, depois da morte do pai, doaram parte de suas terras ao patrimônio da capela de São Sebastião (Minas Gerais em 1925).
A primitiva capela foi fundada pelo Pe. Francisco de Carvalho, que era vigário de São Pedro dos Ferros e passou a residir junto á capela que criara. Por escritura de 29 de outubro de 1973, João Pinto de Oliveira aumentou o patrimônio, doando cinco alqueires de terras.
O povoado que aí se formou, chamou-se de São Sebastião de Entre Rios, pelo fato de localizar-se entre os rios Matipó e Santana. A população foi crescendo lentamente e, em 1902, a Câmara Municipal de Ponte Nova, pela lei municipal nº 146, de 3 de fevereiro, criou o distrito de São Sebastião de Entre Rios.
Na divisão administrativa de 1911, o distrito de São Sebastião de Entre Rios já figurava no município de Rio Casca. A autonomia municipal veio-lhe com a lei nº 843, de 7 de setembro de 1923, que elevou o distrito á Vila, criando o município com a denominação de Matipó.
O Município de Matipó ficou constituído dos distritos de São Sebastião de Entre Rios (sede), desmembrado do município de Rio Casca, Vermelho, desmembrado do município de Caratinga e Vermelho Novo, criado pela mesma lei que criara o município. 
A Vila solenemente instalada a 20 de janeiro de 1924, com a posse do primeiro governo municipal: Cel. Carlos Gomes Brandão, Presidente da Câmara e Agente Executivo Municipal: Cel. Raymundo Raphael Coelho, vice-presidente da Câmara; Cel. Joaquim José da Silveira, secretário e Coronéis João Domingos da Silva, Joaquim Milagres Sobrinho, Francisco Costa Abrantes e Jose Maria de Souza, vereadores.
A Lei  nº 862, de 19 de setembro de 1924, mudou a denominação do município de Matipó e do distrito de São Sebastião de Entre Rios (sede) para Raul Soares, atendendo a representação  dos moradores. Era uma homenagem ao Presidente do Estado, empossado a 7 de setembro de 1922, e falecido antes do término de seu período governamental. Raul Soares foi elevada á categoria de cidade pela Lei nº 893, de 10 de setembro de 1925. Fica na Zona da Mata. “
Em virtude de ter sido emancipado o distrito de Vermelho Novo em 21 de  maio 1995 e instalado o município em 1997, o município de Raul Soares  passou a ser constituído de seis distritos: Raul Soares (sede), Bicuíba, Santana do Tabuleiro, São Sebastião do Óculo, São Vicente da Estrela e Vermelho Velho.

Nenhum comentário: