13 setembro 2011

Palestra ‘Balde Cheio’

Clique na foto para ampliar

No dia 25 de agosto do corrente ano foi realizada na Câmara de Vereadores de Raul Soares a palestra sobre o Programa Balde Cheio, ministrada pelos técnicos da Federação da Agricultura de Minas Gerais/Faemg, Fabiano Agostinho Araújo dos Reis, administrador e pós-graduado em Pecuária Leiteira e Geraldo Magela Moreira, médico veterinário e Samuel Carvalho, zootecnista.

O programa Balde Cheio foi desenvolvido pela Embrapa de São Carlos/SP e hoje é gerido pela Fameg, estando presente em quase todos os Estados brasileiros, somente Roraima e distrito Federal ainda não possuem unidades que são as propriedades leiteiras.

O principal foco do ‘Balde Cheio’ é justamente a gestão da propriedade leiteira, deixando a mesma com cara e comportamento de uma empresa, modificando atitudes, manejo de gado e pasto, estruturação de rebanho e principalmente dando números às contas da propriedade.

Quando se fala em ‘Balde Cheio’ o que vem à cabeça das pessoas, principalmente o produtor de leite, são os piquetes.
Na realidade, estes são apenas uma das ferramentas que o programa usa para diminuir custos e aumentar a produção leiteira. Nos dias atuais fica difícil imaginar uma produção leiteira sem administração e tecnologia, sem essas ferramentas o prejuízo é certo.

A gente reconhece a dificuldade do produtor em acreditar em inovações tecnológicas, mesmo porque é comum o produtor estar perdendo dinheiro há muitos anos na atividade, mas não há outro caminho senão a implantação de programas de gerenciamento para que a atividade seja lucrativa.

O ‘Balde Cheio’ é um desses programas, comprovadamente um sucesso para quem deseja elevar lucros e diminuir despesas de uma propriedade leiteira.
Os técnicos citados acima, Fabiano Agostinho e Geraldo Magela estão à disposição para mais informações e/ou agendamento de visitas, inclusive em propriedade que já têm o programa ‘Balde Cheio’ implantado.







Nenhum comentário: