06 setembro 2011

Projeto Educação Ambiental e as vertentes do desenvolvimento sustentável

Clique na foto para ampliar
 Em continuidade ao projeto “Educação Ambiental e as Vertentes do Desenvolvimento Sustentável”, policiais do Meio Ambiente de Raul Soares levaram 35 alunos da Escola Estadual Regina Paccis para conhecerem o Parque Estadual do Rio Doce no último sábado (03/09/2011).
O passeio faz parte da premiação aos alunos vencedores de um concurso de redação promovido pela Fração da Policia Ambiental em parceria com escola.

Os alunos tiveram a oportunidade de conhecerem trilhas ecológicas, e toda a estrutura do local, além de um herbário, que possibilita a identificação de espécies de árvores, principalmente através da análise de suas características morfológicas.

Durante o passeio ecológico, os premiados tiveram a oportunidade de conhecer a Lagoa do Bispo, através de um passeio de barco.
O Parque, criado em 14 de julho de 1944,  está localizado na Região Metropolitana do Vale do Aço, entre os municípios de Timóteo, Marliéria e Dionísio e é uma das principais regiões de proteção à biodiversidade do Estado, com a maior área contínua de Mata Atlântica preservada em Minas Gerais.
A unidade de conservação abriga a maior floresta tropical de Minas, em seus 36.970 hectares e é a primeira unidade de conservação estadual criada no Estado.

O local se destaca pelo seu notável sistema lacustre, composto por quarenta lagoas naturais, dentre as quais destaca-se a Lagoa Dom Helvécio, com 6,7 Km2 e profundidade de até 32,5 metros.
As lagoas abrigam uma grande diversidade de peixes, que servem de importante instrumento para estudos e pesquisas da fauna aquática nativa, com espécies tais como bagre, cará, lambari, cumbaca, manjuba, piabinha, traíra, tucunaré, dentre outras.

(Sargento Zanoti/Cmt da Fração da Policia do Meio Ambiente de Raul Soares)

Nenhum comentário: