06 setembro 2011

Maior animal da espécie
foi capturado nas Filipinas

Clique na foto para ampliar
O "monstro" foi encontrado em Agusan, há mais 800 quilômetros de Manila
Um crocodilo de aproximadamente 30 toneladas e mais de 6 metros foi capturado nas Filipinas nesta terça-feira (6). Foram necessários cem homens para conter o animal, que é suspeito da morte de pelo menos um pesacador. A enorme criatura é a maior capturada viva nos últimos anos.

O animal foi capturado por moradores em um riacho nas Filipinas, após uma caçada de três semanas. Os aldeões viviam com medo do "monstro" há mais de 20 anos. O crocodilo foi encontrado em um rio de Agusan, uma região pobre, com com cerca de 37 mil habitantes, situada há mais 800 quilômetros de Manila, capital das Filipinas.
Apesar de ser uma grande ameça, ninguém havia sido corajoso o suficiente para tentar capturá-lo, até que um pescador da aldeia desapareceu e os aldeões decidiram que era hora de ir atrás do monstro.

O animal foi colocado sob observação e constatou-se que ele também havia devorado um búfalo. "Nós estávamos muito nervosos com a luta contra esta besta, mas era nosso dever para lidar com ele porque era uma ameaça para muitos aldeões e seus animais de criação", disse o prefeito local, Edwin Elorde.

A operação para capturar o bandido - que ainda não tem nome - foi criada no lugar depois que o animal foi visto nas proximidades de um riacho. Na primeira tentativa os aldeões montaram quatro armadilhas em forma de teia. Mas eles foram destruídas com facilidade pelas mandíbulas poderosas da criatura.

Na segunda tentativa, os moradores usaram armadilhas feitas de cabos de aço e desta vez o animal não conseguiu fugir. Pelo menos 100 homens foram tiveram que participar da empreitada para retirar o réptil enorme para as margens do riacho. Despois disso ele foi transportado para traseira de um caminhão.

Apesar de ser suspeito da morte do pescador, o crocodilo ficou famoso e vai se tornar a atração principal em um parque de eco-turismo que está sendo criado em Agusan. "Os moradores estão muito felizes por terem sido capaz de transformar o crocodilo perigoso em uma atração", afirmou o prefeito.

Muitos outros grandes crocodilos permanecem nos rios próximos e as autoridades têm aconselhado que as pessoas não se aventurem nas áreas de pântano sozinhas durante a noite.
(Hoje em Dia)

Nenhum comentário: