Umidade relativa do
ar atinge 7% em Minas
Meteorologia informa que não há previsão de chuva para os próximos dias
O longo período de estiagem deixa municípios mineiros em estado de alerta. Moradores de Belo Horizonte, onde não chove há 87 dias, enfrentaram neste domingo 18% de umidade relativa do ar, com os termômetros marcando 28,7 graus. No Triângulo Mineiro, Ituiutaba registrou 7%.
Para a Organização Mundial de Saúde, no ar de boa qualidade a taxa fica em torno de 60% e quando o nível está inferior a 30% já há riscos para a saúde e chances de agravamento de doenças respiratórias.
Segundo o 5º Distrito de Meteorologia, uma massa de ar frio atua sobre a Região Sudeste desde a última quinta-feira (1º) e não há previsão de precipitações durante os próximos dias.
Em Ituiutaba, a umidade relativa do ar ficou tão baixa que deixou a cidade em estado de emergência. A recepcionista Aline Silva Lemos, de 27 anos, é uma das vítimas do tempo seco. “Estou fanhosa, com a garganta inflamada, e sei que a causa é a baixa umidade do ar”, afirma. Ela conta que o tempo seco predomina há alguns dias no município e, para dormir, tem deixado uma bacia cheia de água ao lado da cama para melhorar a qualidade do ar.
Em Uberlândia, também no Triângulo, a umidade foi de 12%, mesmo índice de Sacramento, no Alto Paranaíba. Em Unaí, no Noroeste do Estado, e em Pirapora, no Norte, a umidade do ar ficou em 15%.
(Hoje em Dia)
Nenhum comentário:
Postar um comentário