26 setembro 2011

Localizado navio com carga
milionária afundado em 1941

Cargueiro transportava mais de 240 toneladas
de barras de prata avaliadas em US$ 200 milhões

Bússola do Gairsoppa SS, que
naufragou na ao largo da costa irlandesa
MIAMI - A empresa americana Odyssey Marine Exploration confirmou nesta segunda-feira (26) que conseguiu localizar e identificar um cargueiro britânico afundado pelos alemães em 1941 com mais de 240 toneladas de barras de prata, e indicou que trabalha agora na recuperação da carga.

A Odyssey, dedicada à exploração de destroços de barcos, informou que o metal encontrado tem valor estimado em US$ 200 milhões e que espera trazer esse material à superfície na Primavera do Hemisfério Norte.

Os pesquisadores foram capazes de confirmar, graças a um submarino controlado por controle remoto, a localização e a identificação do navio SS Gairsoppa, que está a 4.700 metros de profundidade no Oceano Atlântico, em frente à costa da Irlanda, disse a Odyssey em comunicado. O barco foi abatido em fevereiro de 1941 por um submarino alemão U-Boot, em plena Segunda Guerra Mundial.

"Completamos a primeira fase do projeto, a localização e a identificação dos destroços do naufrágio, e agora estamos trabalhando na fase de recuperação", disse Andrew Craig, diretor do projeto, citado no comunicado. "Levando em conta o estado e a exposição dos destroços do naufrágio, estamos quase convencidos de poder recuperar a carga de acordo com nossos planos", completou.

A empresa pretende iniciar o processo de recuperação da carga na próxima Primavera do Hemisfério Norte. "Tivemos a sorte de encontrar os destroços do porão aberto e de fácil acesso", disse Greg Stemm, presidente da Odyssey, uma empresa com sede em Tampa, Flórida (sudeste).

Depois de uma dura batalha, a Odyssey Marine obteve do governo britânico em 2010 a exclusividade da extração dos restos do naufrágio e terá direito a reter 80% da carga, cujos 20% restantes irão para as autoridades britânicas.

Um tribunal americano decidiu na quarta-feira (21) a favor da Espanha em um processo impetrado por esse país contra a Odyssey, acusada de ter se apropriado do conteúdo de um naufrágio descoberto em 2007. A Odyssey afirma ter encontrado os destroços de um navio de guerra espanhol afundado em 1804 em águas internacionais e reportou a carga na Flórida sem aviso prévio às autoridades espanholas.
(Hoje em Dia)

Nenhum comentário: