08 dezembro 2011

Prefeito João Bosco entrega conjunto
habitacional no distrito de Sapucaia
Uma área com infraestrutura completa, asfaltamento,
praça e 23 casas para famílias carentes
Com sua administração voltada para o social, o prefeito de Caratinga, João Bosco Pessine, deixou mais uma forte marca no seu governo com a entrega das casas populares em Sapucaia.  A solenidade de inauguração do Conjunto Habitacional “Ana Modesta Corrêa”, e da praça “José Caetano da Silveira – Zé Corcino”, aconteceu no último sábado (26), e contou com a participação do deputado federal Mauro Lopes e do suplente de deputado estadual Carlos Gomes, além de autoridades do município.
O projeto de Sapucaia foi realizado em parceria com o governo federal e contou com a construção de 23 residências populares, com dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço. Os beneficiados foram os integrantes da Associação de Moradores do Distrito de Sapucaia. No local, ainda foi construída pelo Departamento de Parques e Jardins da Secretaria de Serviços Urbanos, Transportes e Meio Ambiente da prefeitura de Caratinga, uma praça para o lazer dos moradores, além de toda infraestrutura necessária como meio fios, iluminação, rede de esgoto, de abastecimento e pluvial e a pavimentação asfáltica.
A habitação sempre foi uma preocupação do prefeito que, no seu plano de governo já constava a busca de recursos para solucionar o problema de falta de moradia enfrentada no município.
Segundo João Bosco, entregar estas moradias no distrito é a certeza de que o compromisso assumido com a população está sendo cumprido. “Quem conhece a nossa administração sabe que a questão habitacional sempre foi levada a sério no nosso governo. Caratinga possui várias áreas de risco que culmina em falta de segurança, em alguns lugares, com moradias sub-humanas. Ao entregar estas 23 casas populares, bem feitas e confortáveis, estamos garantindo um direito básico previsto na Constituição Federal. Aqui, no distrito de Sapucaia, as residências evitam um problema crônico de Caratinga a migração da população para a cidade. É com muita alegria e emoção que estamos em Sapucaia. Estas pessoas que viviam em condições difíceis, agora ganham a casa própria. Este é um passo importante para o município. Continuaremos lutando para que outras ações dessa natureza possam acontecer. Peço que Deus ilumine cada um dos novos moradores, e que possam usufruir bem esse patrimônio que é a casa própria. Agradeço ainda pela presença de nossos parceiros, o Deputado Federal Mauro Lopes e o Suplente de Deputado Carlos Gomes, pela presença e constante colaboração para o crescimento de Caratinga”, disse.
Segundo o deputado federal Mauro Lopes, o prefeito João Bosco realiza uma administração voltada para o social. Assim, a entrega dessas casas faz jus ao seu propósito de governo, o de levar até as famílias mais carentes da sede e dos distritos, moradia, saúde, educação e igualdade social. “Eu amo Caratinga e amo meu povo. Quando vejo uma inauguração dessas, com casas bem construídas, com respeito ao dinheiro público, isso me emociona. As pessoas que receberam as casas são pessoas que merecem um lar, um lugar digno para viverem com suas famílias. Isto é que é inclusão social. O que tenho a dizer é que Deus abençoe nosso prefeito João Bosco, para que ele continue com essa sensibilidade humana, em fazer o melhor para os menos favorecidos. Muitos que receberam a chave dessa casa nem irão dormir, pois não tinham, às vezes, uma casa digna para morar. Digo aos residentes em Caratinga que venham conhecer estas casas, além das obras que estão sendo feitas em toda a cidade. Lá no bairro Doutor Eduardo, no Santa Cruz e em outros lugares. Que Deus abençoe o João para que ele possa continuar governando nossa cidade e estarei sempre ao lado dele para que possamos fazer o melhor para o povo”, disse o deputado.
O suplente de deputado estadual Carlos Gomes, destaca que, “temos que agradecer a Deus por esta obra, mas não podemos esquecer, também, o grande trabalho que o prefeito João Bosco vem fazendo em Caratinga. Visitamos muitas obras neste fim de semana, entre elas, muros de arrimo, asfaltamentos, redes, a urbanização do município de um modo em geral e que estão em andamento. Agora, aqui, em Sapucaia, fechando com chave de ouro, entregando moradias para muitas famílias. São casas bem construídas, com bom acabamento. Vemos que estas famílias recebem o benefício como um presente de Natal, a realização do sonho da casa própria. Eu fiz um compromisso em ajudar o João quando ainda estava na Caixa Econômica. Além disso, as portas também se abriram em Brasília, e ele está dando o retorno, aplicando bem estes recursos”, disse.
Para a secretária de Educação, Maria do Carmo da Silveira, cujo pai foi homenageado com o nome da praça, “é uma grande honra para a família fazer parte da história do distrito e estar presente na entrega desta conquista. Como moradora de Sapucaia, a entrega dessas casas é de grande importância, pois traz dignidade e segurança para as pessoas mais carentes desse distrito. Estou muito feliz pela homenagem à família Silveira, pois se este lugar fosse um grande condomínio de luxo, não caberia com o perfil de meu pai, um voluntário humilde e sempre preocupado com a educação dos mais pobres. Este conjunto de casas populares combina exatamente com o estilo de vida que ele levou. Agradeço a administração do prefeito João Bosco por esta homenagem, pois faz jus a uma pessoa humilde que dedicou a sua vida ao trabalho social. Agradeço ao prefeito João Bosco e desejo que estas famílias possam construir um lar cheio de amor, de consciência, e que tenham compromisso com a educação dos filhos”, disse.
Segundo o vereador Cleidinho, “este é um sonho realizado, pois é o primeiro distrito de Caratinga a ter suas casas populares. Agradeço ao ex-deputado Carlos Gomes e ao prefeito João Bosco. É preciso de um prefeito como o João para que a área social tenha o tratamento necessário. Tenho certeza que muitas outras obras virão para Sapucaia”, disse.
O vereador João Angola, destaca que “pode-se ver nos olhos de cada um a felicidade de receber suas casas. Há vinte e quatro anos essa população tem me colocado para representá-los, e há tanto luto para que estas casas sejam construídas, pedindo aos seis prefeitos que passaram e nunca havia sido atendido. Vi a luta dessas pessoas que invadiram o local, lutarem pelas casas e conseguiram. O João olhou para elas. Buscou recurso e construiu o sonho. Parabéns ao prefeito e digo, que se ele quiser trazer mais casas para nosso distrito, as portas estão abertas para recebê-las”.
Dona Maria Augusta Julião, presidente da Associação dos Moradores do distrito de Sapucaia, destaca que “é uma satisfação muito grande realizar este sonho, pois esperávamos a anos por este momento. O João Bosco abraçou esta causa e foi algo muito importante para nós. Ninguém esperava por isto. Diversas pessoas já vieram aqui e filmaram, todos disseram que nunca viram casas populares com essa qualidade. Achávamos que seria algo simples, mas não que seriam lindas e modernas. Nosso natal será maravilhoso. O povo dizia que o João não sabia administrar, mas eu falei que ele sabia. Ele me garantiu que faria as casas em 2006 quando eu o encontrei na rua, e hoje elas estão aqui, graças a Deus”.
No local, a Secretaria de Desenvolvimento Social realizou, ainda, uma tarde de lazer com os moradores do distrito, com orientações  dos serviços prestados pela prefeitura, cortes de cabelo, confeccionando documentos de identidade e CPF, e brincadeiras para as crianças. O prefeito João Bosco, sorteou ainda mobílias para uma residência.
João Bosco destaca ainda que diversas obras estão no cronograma para serem iniciadas ainda este ano, e que o objetivo é trazer melhorias para todas as regiões e distritos do município.
Prefeito doa terreno para a construção de uma Capela VelórioAinda durante a solenidade em Sapucaia, o prefeito João Bosco entregou ao padre Joaquim Calais, a escritura de um terreno próximo ao cemitério para a construção de uma capela velório. Uma antiga reivindicação da população local. “Para o padre, Joaquim Calais, a doação do lote será de grande importância, pois a comunidade anseia em ter este local para velar os entes queridos”, falou.



Nenhum comentário: