19 dezembro 2011

Polícia Ambiental intensifica fiscalização
de pesca durante a piracema
Durante o período da piracema, que tradicionalmente ocorre entre 1º de novembro e 28 de fevereiro do ano subsequente, as atividades de pesca sofrem restrições. Nesta época, os peixes sobem para as cabeceiras dos rios para se reproduzirem e os pescadores têm de observar rigorosamente as restrições para a atividade.

Para o período de 2011 e 2012, as limitações estão contidas na portaria nº 155, de 13 de outubro de 2011 – IEF, que estabelece os critérios para a atividade na bacia hidrográfica do leste.

A partir do dia 1º de novembro de 2011 a pesca de espécies nativas foi proibida em todas as bacias. Estará permitida somente a pesca até 3 kg mais um exemplar de espécies não nativas (exóticas, alóctones e híbridas), por jornada de pesca. Lista de espécies é encontrada na própria portaria.

A Polícia Ambiental de Raul Soares intensificou, no período da piracema, as fiscalizações de pesca nos seis municípios em que atua (São Pedro dos Ferros, Vermelho Novo, Bom Jesus do Galho, Córrego Novo e Pingo D’água).

Estão sendo realizadas diversas operações com uso de embarcações para coibir a pesca predatória, fiscalizações aos comércios revendedores de pescados, que devem estar devidamente registrados junto ao órgão ambiental e ainda ações nas rodovias, coibindo o transporte clandestino de produtos e materiais de pesca.

A pesca é uma atividade de subsistência e os pescadores amadores devem portar a carteira de pesca, que pode ser obtida nas unidades de atendimento do IEF em todo o Estado ou no próprio site. A carteira deve ser renovada anualmente.

Maiores informações podem ser obtidas junto a qualquer escritório do Instituto Estadual de Florestas (IEF) ou através da Polícia Ambiental de Raul Soares.

Telefones Úteis:
IEF - Raul Soares: (33) 3351-2746
Polícia Ambiental - Raul Soares: (33) 3351-1248

Nenhum comentário: