20 dezembro 2011

Carreta da Cidadania de
volta a Bom Jesus do Galho

Entre os dias 10 e 16 de dezembro, o “Projeto Cidadania” esteve mais uma vez na cidade de Bom Jesus do Galho. Durante toda a semana a carreta-escola de propriedade do Deputado Federal Alexandre Silveira permaneceu na praça principal da cidade para realização do curso de inclusão digital.

Nessa sexta-feira, 16/12, setenta e seis bonjesuenses receberam certificados de iniciação de informática. Em 2010 a carreta já havia visitado a cidade de Bom Jesus.

Esse projeto já beneficiou milhares de cidadãos, especialmente, na região Leste de Minas Gerais. Na maioria das vezes são pessoas que jamais tiveram acesso a um computador. Além do curso de informática o projeto oferece também outros cursos nas áreas de conscientização ambiental, saúde e segurança pública.

O instrutor do projeto cidadania, Cheysson Alves, explica que é possível em 10 horas de atividades fazer com que o aluno adquirira o conhecimento básico, pois o curso é formatado para atender às pessoas que praticamente nunca tiveram acesso a um computador.

“Inicialmente o aluno conhece os acessórios, como mouse e teclado e suas funções, depois é orientado para navegar no sistema operacional e por último como criar, editar e formatar textos e tabelas (planilhas), além de aprender como navegar na internet”.

“É importante que os alunos continuem o processo de aprendizagem. Todo conhecimento requer muita prática. Que pratiquem em suas casas ou em centros públicos de inclusão digital ou tele-centros. O primeiro degrau já foi superado. A maioria aproveitou muito bem as instruções”, garantiu Cheysson, que contou com o apoio de dois auxiliares-monitores para ministrar o curso.

Para comemorar, mais uma vez, o sucesso da passagem da carreta da cidadania em Bom Jesus do Galho aconteceu uma grande festa na praça e que contou com a presença de um grande público. No encerramento aconteceu ainda uma animada noite de forró.

Dados do Curso de Inclusão Digital ministrado pelo projeto: Reconhecimento de funções do teclado e mouse; Formatação de textos; Construção e formatação de planilhas; Cálculos em planilhas e Noções de Internet.
(Harlem Tristão/Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Bom Jesus do Galho)

Nenhum comentário: