Informativo da Polícia Ambiental
Polícia Ambiental apreende
pássaros silvestres em Córrego Novo
Em data de 24/12/2011, dando crédito a uma denúncia anônima de que um indivíduo estaria capturando e comercializando pássaros no município de Córrego Novo, militares da Polícia Ambiental de Raul Soares realizaram uma fiscalização na Rua Miguel Braga.
Ao chegarem à residência do denunciado, perceberam que ali eram mantidos vários pássaros da fauna silvestre brasileira de forma irregular, ou seja, sem estar devidamente anilhados nem registrados junto ao Ibama.
Os policiais efetuaram a imediata apreensão dos pássaros, sendo recolhidos 07 canários - da- terra, um soldadinho, um coleiro e um bigodinho, os quais após serem examinados por um médico veterinário foram soltos e reintroduzidos ao seu habitat natural.
Foi confeccionado um Boletim de Ocorrência à Delegacia de Polícia Civil de Bom Jesus do Galho, onde deverá ser instaurado inquérito para apuração de crime ambiental conforme legislação ambiental vigente.
A Polícia Ambiental orienta que para manter pássaros de origem silvestre em cativeiro, é necessário que estes sejam adquiridos junto a um criador amadorista autorizado pelo Ibama que efetua a reprodução dos pássaros de seu próprio plantel, os quais devem ser devidamente anilhados e registrados junto ao órgão ambiental.
Não é permitida a captura de animais silvestres, salvo quando autorizada pelo Ibama.
Os infratores estão sujeitos às penalidades legais, com aplicação de sanções administrativas (multas que variam de R$ 500,00 a R$ 5.000,00 por espécime), além de responder por crime ambiental, de acordo com a Lei federal nº 9.605/98.
Nenhum comentário:
Postar um comentário