05 dezembro 2011

Raul Soares já tem Rádio Poste


Instalada, há poucos dias em Raul Soares, uma Rádio Poste que aos ouvintes presta serviços de utilidade pública - hora certa, avisos, notícias, publicidades e músicas de boa qualidade - sob os auspícios do chamado e breve apoio cultural.

É uma novidade para a geração atual. 
E faz lembrar do serviço de som instalado em Raul Soares, na Praça do Santuário, nos anos 50. Naquele tempo os raul-soarenses se mantinham informados pelo entusiasmo e habilidade do jovem José Bastos que se utilizava de um estúdio improvisado na pensão do saudoso Otávio Chaves onde, também, abrigava um poderoso alto-falante.

Bom. Rádio Poste, também, conhecida como Rádio Corneta é uma ‘emissora’ que se propaga através de fios e cabos ligados à alto-falantes ou cornetas ou caixas de som espalhadas pelas ruas e pregadas nos postes.

Presta um grande favor, sem dúvidas. Mas, um inconveniente é que o ouvinte não tem direito a ‘mudar de estação’ como numa rádio tradicional e, por isso, a Rádio Poste está aos ouvidos de quem quer e de quem não quer ouvir.

O pessoal técnico intitula esse serviço como Rádio Comunitária de Linha Modulada, as LMs que, muitas vezes, funcionam esporadicamente em ocasiões especiais e festejos locais como fim de ano e carnaval.

No Brasil, muitas cidades brasileiras possuem rádios LMs definitivas e regulamentadas em lei com justificativa de que esse sistema de radiodifusão alternativo permite que as entidades trabalhem em conjunto com a comunidade, auxiliando no processo educacional, social, cultural e servindo de elo de integração por meio de informação a todos os segmentos da população.

Nesse caso de funcionamento definitivo (perene), requer regras próprias a serem adotadas pelos municípios que, além de ter autonomia para autorizar ou não os pedidos de regularização, devem ainda determinar horário de funcionamento, limite de volume, distância mínima de escolas, hospitais, postos de saúde e setores públicos, entre outros.

Para regulamentar o funcionamento desse sistema no município, primeiro a prefeitura deverá enviar projeto à Câmara Municipal para ser apreciado e votado.
Depois de aprovado o sistema pode ser estendido às diversas localidades municipais.

Em Raul Soares, por exemplo, o serviço de LM já existe no Centro da cidade. Mas, bem que poderia se fazer presente na Vila do Asilo, Bairro Tarza, Vila Barbosa, Morro das Pedras e Distritos, etc.

Nenhum comentário: