Justiça autoriza
funcionamento da Tarza
Após trâmites legais o Poder Judiciário de Raul Soares concedeu à Cooperativa dos Trabalhadores da Indústria Metalúrgica de Raul Soares/Coopertrim firmar contrato de arrendamento de maquinários e imóveis com a Industrial São Sebastião.
Esse arrendamento, autorizado pela Juíza de Direito, Dra. Daniele Rodrigues Marota Teixeira, é parte integrante e etapa final do processo de recuperação da Fábrica Tarza.
O processo tramita há quase três anos junto aos órgãos de competência, a própria Justiça, credores, ex-funcionários e instituições que apóiam a recuperação e pronto restabelecimento dessa metalúrgica de 65 anos de fundação.
Agora, em sistema cooperativista, a fábrica de enxadas e implementos agrícolas raul-soarense vai voltar a funcionar e produzir seus reconhecidos produtos na ordem de 26 itens que fizeram a interessante história inventada por José Raimundo de Souza “Juquinha do Coxo” e Cesare Augusto Tartaglia.
Acompanhada de representantes da Coopertrim, a nossa reportagem visitou a fábrica que se encontra desativada.
Observamos que urge organização e um mutirão capaz de dar nova vida ao complexo industrial físico tomado por sujeira e conotação de abandono.
A maioria das máquinas está em perfeita condição de funcionamento e outras inoperantes pela falta de manutenção, especialmente manuseio e lubrificantes.
Na oportunidade membros da cooperativa deram início às primeiras providências para reativação do maquinário e pôr em operação a linha de fabricação de produtos.
Primeiramente, há necessidade de ligação de energia elétrica e abastecimento de água, limpeza de dependências e reparos necessários em infiltrações de água pluvial, capina, reposição de materiais avariados e furtados, restauração quase que total do telhado destruído pelas últimas chuvas, etc.
Depois, virá a etapa de início de produção que, com muita ansiedade, é aguardada pelos raul-soarenses.
A Coopertrim se sente vitoriosa pela etapa conquistada, mesmo com a consciência de seus membros de que ainda tem muito trabalho e coletivo empenho pessoal a serem desenvolvidos para atingir os objetivos pretendidos.
Essa etapa é o pontapé inicial que faltava...
Um comentário:
Que os trabalhadores raulsoarenses consigam recuperar esta fábrica que é um símbolo de nossa terra.
Postar um comentário