09 maio 2012

Quatro universidades mineiras estão entre as melhores colocadas no exame da OAB

Universidade Federal de Juiz de Fora ocupa
o primeiro lugar do ranking nacional do Exame

Vista geral da UFJF, que teve seu curso de Direito com maior 
índice de aprovação nacional no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) divulgou nesta terça-feira a listadas 20 instituições de ensino que tiveram maior número de alunos aprovados, em termos proporcionais, no último Exame de Ordem Unificado. Do total, 19 são públicas. Nesta edição do Exame, entre as faculdades que registraram melhor desempenho, chamam atenção as faculdades de Minas Gerais. Do total de 20 instituições, quatro são mineiras: Universidade Federal de Juiz de Fora, com 86,27% de aprovação; Fundação Universidade Federal de Viçosa (80%); Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), (76,55%) e Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com 69,09% de aprovação. Em seguida, aparecem São Paulo, com três instituições de ensino, Rio Grande do Norte e Rio de Janeiro, com duas instituições cada.

A instituição que mais aprovou proporcionalmente foi a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), de Minas Gerais. Dos 102 alunos que foram submetidos ao exame, 88 foram aprovados. O terceiro lugar em termos de desempenho está a Universidade Federal de Viçosa (UFV), que teve 32 alunos aprovados dos 40 que se inscreveram. A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) ficou na nona posição do ranking, com 145 participantes e 111 aprovados. 
A OAB de Minas Gerais divulgou nota em seu site comemorando o resultado que teve como destaque as instituições públicas do estado. Segundo o presidente da OAB/MG, Luís Cláudio Chaves, uma das preocupações da seccional mineira tem sido com a qualidade do ensino jurídico. Ele salientou que, para os mineiros, esse resultado é motivo de orgulho.

A única instituição de ensino privada que figura no quadro das 20 de melhor desempenho é a Escola de Direito do Rio de Janeiro (FGV). Dos 39 alunos que fizeram a prova, 29 foram aprovados, totalizando 74,36% de êxito.

O EXAME
A OAB aprovou 25.912 candidatos em seu VI Exame de Ordem Unificado. A relação com os nomes dos examinandos aprovados em cada Seccional foi divulgada na última quinta-feira. Dos 11.154 candidatos que interpuseram um total de 36.229 recursos à prova, 2.203 foram aprovados. Após a análise de todos os recursos, o número final de aprovados saltou de 23.709 para 25.912 de um total de 101.936 inscritos em todo o país.

A prova prático-profissional (segunda fase) do Exame de Ordem foi aplicada em todo o país pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) no dia 25 de março deste ano e o prazo para a apresentação de recursos ocorreu de 18 a 21 de abril deste ano.
Foram aprovados nesta segunda e última etapa os candidatos que tiraram a nota mínima 6 na prova, que foi composta de uma peça profissional valendo cinco pontos e quatro questões (valendo 1,25 ponto cada) sob a forma de situações-problema, nas seguintes áreas de opção do examinando: Direito Administrativo, Direito Civil, Direito Constitucional, Direito Empresarial, Direito Penal, Direito do Trabalho ou Direito Tributário e do seu correspondente direito processual.

A prova objetiva (primeira fase) do VI Exame foi aplicada no dia 5 de fevereiro deste ano. As inscrições para o VII Exame de Ordem Unificado já encontram-se abertas.

Nenhum comentário: