18 maio 2012

Superintendência de Saúde de P. Nova
promoveu capacitação “Vigilância de
Violências”

As Doenças e Agravos não Transmissíveis (DANT) vêm configurando-se, nas últimas décadas, como uma das primeiras causas de mortes e internações. As DANT são também responsáveis por mortes prematuras e sobrecarga nos sistemas assistenciais, fatores que associados, aumentam os custos econômicos e sociais para seu controle nos municípios.

Dentre os agravos, as violências representam um grande problema de saúde pública, pois impactam na morbimortalidade da população, atingem especialmente os jovens, grupo etário economicamente ativo e suas consequências (físicas, emocionais e sociais) convergem para o setor de saúde. 

Os registros sistemáticos das violências no setor saúde permitem a quem se dedica ao seu enfrentamento, o conhecimento necessário para a identificação do perfil epidemiológico desses eventos e consequências sobre as vítimas.

Nesse sentido a SRS/Ponte Nova, em parceira com a Universidade Federal de Viçosa/UFV e o Programa de Educação do Trabalho (PET), realizou Capacitação “Vigilância de Violências” no dia 15 de maio em Ponte Nova, no auditório do Sindicato Rural e no dia 18 de maio no CCE – Centro de Extensão Educacional em Viçosa.

O objetivo da capacitação é subsidiar os 29 municípios da jurisdição da SRS Ponte Nova com informações que melhorem o preenchimento das fichas, qualificando os dados provenientes deste sistema de informação.

O público alvo do evento e’ formado por enfermeiros, integrantes da Vigilância Epidemiológica/Atenção Básica e funcionários do Pronto-Atendimento dos Hospitais e CCIH.

A notificação não é denúncia, é abastecer o sistema de informação para as políticas públicas nos casos de violências contra crianças, adolescentes e idosos devem ser notificadas às autoridades competentes: Conselho Tutelar e Conselho do Idoso.

Tipos de violência:
Crianças e adolescentes; Pessoas idosas; Sexual e domésticas; Contra as mulheres em todos os sentidos;

Municípios participantes na micro Ponte Nova:
Ponte Nova; Acaiaca; Amparo do Serra; Barra Longa; Diogo de Vasconcelos; Jequeri; Piedade de Ponte Nova; Raul Soares; Rio Casca; Santo Antônio do Grama e Sem Peixe.

Municípios participantes na micro Viçosa:
Viçosa; Porto Firme; Paula Cândido; Cajuri; Canaã; Araponga; São Miguel do Anta e Pedra do Anta.

A capacitação esteve a cargo das professoras da UFV Marisa Barletto; Paula Vilalaqua do Projeto Pet vinculado ao NIEG e pelo Núcleo Interdisciplinar de estudos de Gêmeos, Matheus Souza Santos e Camila Gomides.
(Wesley Moreira/Comunicação Social – SRS/Ponte Nova)






 

Nenhum comentário: